Retrospectiva geral 2019: Recomeço positivo no vôlei, basquete e futebol feminino, futebol decepciona e base é regular

(Reprodução)

O ano do São Paulo no futebol não foi dos melhores, mas foi o recomeço do Tricolor Paulista em outras modalidades como basquete e vôlei, além do futebol feminino.

Futebol masculino

A principal paixão do torcedor de um clube, é o futebol, sentimento incomparável, e o São Paulo decepcionou no ano de 2019. O começo foi conturbado, eliminação na 2ª fase da Libertadores, a primeira que o time disputou, a partir dai já era esperado um ano turbulento…

No Estadual, o time sofreu, mas chegou na final depois de muitos anos, eliminou rival Palmeiras na semifinal, ganhou respaldo para o trabalho. Porém acabou perdendo a decisão…

CONFIRA ⇒ Retrospectiva do futebol profissional

Assim como na Libertadores, a Copa do Brasil acabou na primeira fase que o São Paulo entrou, ou seja, nas oitavas de final para o Bahia…

E o Brasileirão não amenizou o ano, o time conseguiu classificação direta na fase de grupos da Libertadores 2020, mas dependeu do Flamengo campeão da Libertadores, e do Athlético Paranaense campeão da Copa do Brasil, com isso mesmo na triste sexta colocação, o time garantiu a vaga.

Futebol feminino

Em 2018, o São Paulo retornou com o futebol feminino, mas só a base, pois em 2019 foi o retorno do feminino profissional. A temporada foi excelente, disputou final em todos os torneios que disputou, conseguiu acesso para a elite do Brasileiro feminino, com direito a título na A-2, e foi vice-campeão do Paulistão e da Copa Paulista.

VEJA TAMBÉM ⇒ Todos os detalhes na retrospectiva do futebol feminino

Na base, ótimos números, final do Brasileirão sub-18, vice-campeão, final do Brasileirão sub-16, campeão. Ainda levou o Paulistão sub-17 e a Copa Nike, também foi vice da Copa Gevi e terceiro do Desenvolvimento Sul-Americano, temporada incrível!

Basquete

O basquete categoria adulto retornou em 2019, e o ano começou movimentado com a boa participação são-paulina na Liga Ouro. Mas o time acabou sendo vice-campeão e não garantiu o acesso direto para a NBB 2019-20.

Antes da NBB, o São Paulo disputou o Paulistão de Basquete, e teve uma boa campanha, eliminou o Bauru nas quartas, chegou a semifinal contra Franca, mas acabou sendo eliminado por 2 a 0.

A disputa na NBB veio após compra de franquia, e finalmente o São Paulo chegou a elite do basquetebol adulto. E a campanha tem sido muito boa, o time está entre os primeiros e garantiu vaga na Copa Super 8 no começo de 2020.

VEJA ⇒ Retrospectiva completa do basquetebol em 2019

Vôlei

Outro esporte que retornou profissional no ano de 2019 foi o vôlei. A parceria com Barueri que foi arquitetada pelo técnico multicampeão José Roberto Guimarães, acabou sendo selada no meio do ano, e o começo foi positivo.

Na primeira competição do São Paulo/Barueri, título Paulista, eliminando Bauru na semifinal, de virada, e batendo Osasco, na decisão, resultado incrível.

No detalhe ⇒ A retrospectiva completa do voleibol

O começo da Superliga foi razoável, 8 jogos, 4 vitórias e 4 derrotas, o time está na zona de classificação e brigando nas primeiras posições neste início de competição.

Categorias de base: futebol

O ano começou brilhante para a base são-paulina, título da principal competição do Brasil: Copa São Paulo de Jr. A campanha foi excelente, mas a final contra o Vasco no Pacaembu foi emocionante, título na mão, 2 a 0, virou 2 a 2 e só veio a conquista nos pênaltis.

O sub-17 disputou três finais dos quatro torneios que disputou. Venceram a FAM Cup em janeiro, depois o Estadual em grande virada sobre o rival Palmeiras em final polêmica, marcada por violência dos rivais após o jogo. No Brasileiro foram semifinalistas, e na Copa do Brasil perderam a decisão.

O sub-20 não teve um grande ano, apesar da Copinha, no Brasileirão ficaram nas quartas, e não disputou a Copa do Brasil.

Além do sub-17, o sub-13 foi campeão Estadual. Enquanto o sub-11, sub-15 e sub-20 ficaram na semifinal do Paulista.

CONFIRA ⇒ A retrospectiva das categorias de base

Panorama geral

O São Paulo teve um ano de 2019 conturbado em todos os aspectos, internamente foram muitos problemas, em todas as modalidades teve altos e baixos, não só em quadra, mas também os bastidores.

Apesar de tudo, teve pontos positivos como o ressurgimento de esportes como basquete, vôlei e futebol feminino profissional, mas com adendo para melhorias em estrutura e apoio seja da diretoria ou da torcida. O futebol profissional decepcionou, e a base foi regular, mas ficam lições para 2020.

Fábio Martins (@fbiomartins1)

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.