Rapidinhas da base: Retrospectiva 2019 – São Paulo é tetracampeão da Copinha e sub-17 vence o estadual

Foto: Foto Alexandre Battibugli/FPF

O ano de 2019 foi muito especial para as categorias de base do São Paulo Futebol Clube; Em especial na categoria sub-20, com o titulo da Copa São Paulo de futebol júnior, em uma final contra o Vasco da Gama no Pacaembu. Enquanto o time sub-17, conquistou o Campeonato Paulista sobre o Palmeiras em jogo polêmico, também no estádio do Pacaembu.

Veja também -> Retrospectiva 2019 – Futebol feminino

São Paulo é tetracampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Jogando em Araraquara, o São Paulo estreou diante do Holanda/AM. Sendo muito superior, o Tricolor não encontrou dificuldades e bateu o adversário por 7 x 2. Os gols foram anotados por Gabriel Sara (3), Gabriel Novaes (2), Fabinho e Vitinho.

Já na segunda partida, o Tricolor jogou diante do Serra. Também com uma partida tranquila, os comandados de Orlando Ribeiro, venceu por 3 x 0, com gols de Gabriel Novaes (2) e Rodrigo Nestor.

Finalizando a primeira fase e, já classificado, o São Paulo jogou contra a Ferroviária. Com uma partida bem aberta, o São Paulo vencia até os 43 minutos do segundo tempo, onde acabou sofrendo o empate e terminou a primeira fase em segundo lugar com 7 pontos. Os gols do empate em 2 x 2, foram anotados por Fabinho e Rodrigo Nestor.

Foto: Thiago Calil/AGIF

Na segunda fase, o São Paulo duelou contra o Rio Claro. Após um começo complicado, o Tricolor se acertou no jogo e venceu a partida por 3 x 0, com um Hat-Trick de Gabriel Novaes e, avançou à terceira fase. O encontro foi contra a Ferroviária, novamente com a Arena Fonte Luminosa lotada. Com um volume de jogo imposto desde o início, o São Paulo precisou de 20 minutos e, dois gols de Gabriel Novaes para despachar os “donos da casa” e, chegar as oitavas da competição.

Nas oitavas de final, o São Paulo jogou diante do Mirassol e, também não teve muita dificuldade para vencer o time do interior paulista. Novamente o artilheiro Gabriel Novaes foi o destaque. O Atacante marcou o primeiro dos três gols da vitória por 3 x 0, Antony e Sena, também foram na rede. Já nas quartas de final, o São Paulo teve um grande duelo. Diante do Cruzeiro, o Tricolor impôs seu ritmo de jogo e logo aos quatro minutos abriu o placar. O Cruzeiro chegou ao empate no segundo tempo e a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, brilhou a estrela de Thiago Couto, com duas defesas garantindo o São Paulo na semifinal da copinha.

Na semifinal, o Tricolor jogou diante do Guarani, sem Gabriel Novaes, o time comandado por Orlando Ribeiro não tomou conhecimento do adversário e venceu por 5 x 2, os gols foram anotados por Antony (dois), Fabinho, Paulinho e Vitinho. Com o resultado, o São Paulo chegava a sua segunda final consecutiva e, a 11ª na história da competição.

Veja também -> Retrospectiva 2019 – Futebol Masculino

Foto: Globoesporte.com

FINAL:

Na grande final, o Tricolor recebeu o Vasco da Gama. Debaixo de muita chuva, no dia 25 de Janeiro, Antony foi o grande destaque do time do Morumbi. No primeiro tempo, Gabriel Novaes abriu o placar do jogo, levando a torcida a loucura no Pacaembu. Já no segundo tempo, Antony, marcou o segundo e, quando tudo parecia resolvido, o time carioca marcou duas vezes, com Lucas Santos e Tiago Reis, levando a decisão para os pênaltis.

Na cobranças, o goleiro Thiago Couto brilhou. O arqueiro Tricolor, pegou duas cobranças, enquanto, Ed Carlos, Morato e Tuta marcaram e, foram para a festa, comemorar o tetracampeonato do São Paulo Futebol Clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net

Veja também -> Retrospectiva 2019 – Basquetebol Masculino

Sub-17 é campeão Estadual

Em uma final histórica contra o Palmeiras, os meninos do sub-17 do São Paulo, levaram pela 21ª vez o titulo estadual. Após vencer a primeira partida por 2 x 0, o Tricolor começou o jogo “desligado” e, viu a vantagem construída cair ainda na primeira etapa.

Porém quando tudo parecia perdido e, o Palmeiras vencendo por 3 x 0, com Pablo, após cobrança de falta. Na saída o Palmeiras chegou ao quarto gol (que daria o titulo para o rival), mas, aos 44 minutos, Juan fez uma grande jogada e cruzou para Luizão bem posicionado marcar o segundo gol e levar a decisão para os pênaltis.

Na cobranças, o São Paulo venceu por 7 x 6, com o Palmeiras mandando duas bolas a trave, e, o Tricolor fez a festa no Pacaembu, comemorando pela vigésima primeira vez o titulo do Campeonato Paulista Sub-17.

A campanha do São Paulo que terminou com o titulo teve 17 vitórias, 9 empates e 4 derrotas, com 74 gols marcados e 28 sofridos.

Nesta temporada, os garotos #MadeInCotia chegaram a três finais nos quatro torneios que disputaram: além do Paulista, venceram a FAM Cup, em janeiro; chegaram às semifinais do Campeonato Brasileiro e ficaram com o vice-campeonato da Copa do Brasil. (Informação retirada do Site oficial do São Paulo Futebol Clube)

Foto: Rubens Chiri/SPFC

Veja também -> Retrospectiva 2019 – Voleibol feminino

Sub-13 é Campeão Estadual

O time sub-13 do São Paulo Futebol Clube, comandado por Mario Ramalho, conquistou pela primeira vez um titulo na categoria. Diante do Marília na final, o Tricolor venceu por 1 x 0, com gol de Thierry Henry. A campanha do Tricolor na competição foi de 9 jogos, 14 vitórias, dois empates e três derrotas, além de 56 gols marcados e 18 sofridos.

Foto: Marcos Bezerra/Divulgação

ALEX BISPO (@alex_bispo11)
SPFC24Horas

Alex Bispo

28 anos, amante do futebol, brasileiro e internacional. Estudou Jornalismo na Universidade Guarulhos, e tem experiência em Web rádios, com passagens pela Rádio Show do Esporte, Esporte na Rede, Rádio Arena Esportes, Impacto 220 e Rádio Poliesportiva (Atual). Já foi colunista do site Bastidores da Informação, De bola, Futebol na Veia e SPFC MAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: