Ataque explosivo, experiência e nenhum gol sofrido; Tudo que você precisa saber sobre o adversário do Tricolor na semifinal da Libertadores Sub-20.

Nacional do Uruguai busca primeiro título da competição em 2018 (Foto: Divulgação/Twitter Conmebol)

Os meninos de Cotia entram em campo na próxima quarta-feira (21) em busca de uma vaga na grande final da Libertadores Sub-20 de 2018. Precisando de um empate na última rodada da primeira fase para garantir passagem às semifinais, a equipe de André Jardine teve uma atuação heróica: jogou com um a menos desde o início do jogo e o goleiro Júnior ainda pegou pênalti aos 44 minutos do segundo tempo, garantindo o empate e a classificação.

Na semifinal do dia 21, o adversário será o Nacional, do Uruguai, às 16h30 (horário de Brasília). A partida será televisionada pela emissora Fox Sports.

Atual campeão da Libertadores Sub-20, o São Paulo passeou nos primeiros dois jogos da competição. As goleadas por 6 a 0 no Quebracho, da Bolívia, e por 6 a 1 no Atlético Venezuela, deram a vantagem do empate na última rodada contra o Talleres. O último e decisivo jogo foi dramático, mas o time se superou e a classificação veio, após o placar de 1 a 1.

O Nacional tem campanha extremamente semelhante a do Tricolor com duas goleadas nos primeiros dois jogos, por 5 a 0 no Colo Colo e 8 a 0 para cima do Sport Huancayo, do Peru. Já na última rodada, ao contrário do São Paulo, não passou por drama, mas também empatou, por 0 a 0 com o Independiente Del Valle. O resultado garantiu passagem às semifinais para ambos. O Nacional como líder do grupo, o Del Valle como segundo melhor colocado do torneio. A delegação do Tricolor, junto de Diego Lugano, esteve presente no jogo para espiar o futuro adversário.

São Paulo e Nacional marcaram igualmente 13 gols em três jogos ao longo da competição. Mas diferente do Tricolor, que já sofreu dois gols, o Nacional ainda não foi vazado. Este será, de longe, o maior desafio dos garotos de Cotia até agora em busca do bicampeonato.

Confira os atrativos do jogo e os perigos que o adversário reserva ao São Paulo.

Jogando em casa

A Libertadores Sub-20 foi criada em 2011 pela Conmebol para ser disputada em uma sede fixa por equipes sul-americanas. A primeira edição ocorreu no Peru e teve 12 participantes. O anfitrião Universitário sagrou-se campeão. No ano seguinte, a segunda edição foi realizada novamente no Peru. Dessa vez com 16 times, a competição foi vencida pelo River Plate, da Argentina.

A terceira edição da Libertadores Sub-20 somente foi organizada quatro anos mais tarde, em 2016. Nesse ano, sediada no Paraguai, teve como vencedor o São Paulo, após uma campanha invicta e vitória na final diante do Liverpool do Uruguai. O jogo do título foi vencido por 1 a 0 com gol de Lucas Fernandes, que hoje integra o elenco profissional do Tricolor.

Estádio Centenário, em Montevidéu, é a sede da Libertadores Sub-20 de 2018. (Foto: Reprodução)

Neste ano, a competição está sendo sediada, justamente, no Uruguai. Todas as partidas ocorrem no tradicional Estádio Centenário, em Montevidéu, e o país tem como representante, além do Nacional, o River Plate (do Uruguai). Ambos os times se classificaram na primeira fase liderando seus respectivos grupos. Nacional e São Paulo disputam uma semifinal, enquanto River Plate e Independiente Del Valle se enfrentam do outro lado da chave.

Participando pela segunda vez da competição, o Nacional deseja triunfar em casa, diante de seu torcedor. A preparação para os jogos do torneio está sendo realizada desde o ano passado e a equipe está muito motivada para buscar o título. No final de 2017, o clube disputou a Copa RS Sub-20, no Brasil, e acabou sendo eliminado nas Quartas de final. O campeão do torneio foi justamente o São Paulo, emplacando seu terceiro título em sequência do torneio.

Neste ano, os uruguaios esperam desempenhar um futebol mais consistente para poder, enfim, vencer um título na categoria Sub-20. A empolgação dos donos da casa será o primeiro obstáculo que o Tricolor terá de atravessar na quarta-feira.

Ataque fulminante

O Nacional marcou 13 vezes em apenas dois jogos. Isso porque no terceiro jogo da fase de grupos a equipe se poupou e, precisando apenas de um empate para a classificação, fez um jogo sonolento com o Del Valle que terminou sem gols. Oito jogadores anotaram gols pela equipe uruguaia até agora na competição. Um ataque bem equilibrado, rápido e versátil. Para que a engrenagem ofensiva da equipe funcione, são necessárias algumas peças primordiais.

O craque
Thiago Vecino, camisa 9 do Nacional. (Foto: A. Fernández)

Thiago Vecino tem 19 anos e é o jogador mais habilidoso da equipe. Não se engane pelo número 9 nas costas do jovem uruguaio. Vecino é um atacante de muita mobilidade, que sai da área para criar jogadas, é participativo, serve os companheiros, finaliza muito bem e é excelente no jogo aéreo.

O atacante tem mais de 100 gols pelo Nacional por todas as categorias que jogou. Em 2017, fez a pré-temporada toda com o elenco  profissional da equipe e depois retornou para as categorias de base. Na atual edição da Libertadores Sub-20 é um dos artilheiros do time com quatro gols.

Implacável, experiente e focado, Thiago Vecino representa um perigo muito grande para a equipe do São Paulo no jogo de quarta.

Brigador
Guillermo May já tem quatro gols pela Competição. (Foto: Divulgação/Twitter Conmebol)

Como um tradicional centroavante, Guillermo May não é tão técnico com a bola nos pés, mas executa sua função muito bem. O jovem de 19 anos também tem quatro gols na Libertadores Sub-20 em 2018 e empata na artilharia com Thiago Vecino.

O camisa 11 do Nacional não é muito alto, possui 1,78, e apesar de não ser tão efetivo nas bolas altas, é valente, forte fisicamente e disputa todas as divididas. O típico jogador que incomoda os zagueiros e sempre se posiciona muito bem. Deixá-lo desmarcado dentro da área pode ser fatal para o Tricolor.

Jogador versátil

Enquanto Thiago Vecino e Guillermo May centralizam a partida e congestionam a entrada da área do tricolor em busca do gol, um jogador é responsável por dar amplitude ao time e explorar as laterais do campo. Esse jogador é Brian Ocampo, camisa 13 da equipe, de 18 anos.

Brian Ocampo, atacante pelo lado que joga com a camisa 13 do Nacional. (Foto: Ovación)

A atacante de lado da equipe uruguaia revezou com Alfonso Trezza ao longo da competição. Na goleada por 5 a 0 contra o Colo Colo, Ocampo foi responsável por duas assistências e um dos gols do Nacional. Na partida seguinte, permaneceu no banco diante do Sport Huancayo e voltou ao time titular no empate contra o Independiente Del Valle.

Contra o São Paulo, na quarta, a tendência é que o atacante inicie a partida, mas caso o treinador Rudy Rodríguez decida pelo outro atacante, Alfonso Trezza, é quase certeza que Ocampo entrará no decorrer do jogo. Um jogador arisco, que parte para cima. O tricolor deve ter atenção com as investidas de Brian pelo lado direito do campo.

Setor defensivo

Os gols e a explosão ofensiva do Nacional não são os únicos trunfos da equipe uruguaia. Apesar de passar, de certa forma, despercebido, o setor defensivo do time tem o melhor desempenho da Libertadores Sub-20 deste ano, sem ter sido vazado nenhuma vez durante os três jogos.

Em sua composição, um jovem goleiro, mas que já tem bastante experiência e defensores rodados, com passagens na seleção uruguaia sub-20. Furar o bloqueio do Nacional na quarta não deverá ser uma tarefa simples para o Tricolor do Morumbi.

No gol
Goleiro Franco Israel tem apenas 17 anos. (Foto: Reprodução)

Franco Israel nasceu em 22 de abril de 2000 e ainda completará 18 anos em 2018. Com 1,86, o arqueiro segue sem buscar nenhuma bola no fundo de sua meta na Libertadores Sub-20. Apesar dos fracos adversários, Franco teve bons momentos ao longo do torneio.

Mesmo sendo muito jovem, já apresenta experiência na carreira, com passagem na seleção uruguaia Sub-17 e atualmente integrante do selecionado Sub-20. Em janeiro de 2018, o goleiro realizou pré-temporada com a equipe principal do Nacional. Retornou ao time Sub-20 para a disputa da Libertadores da categoria.

O São Paulo terá pela frente um goleiro bem jovem, mas com grande experiência em jogos importantes na bagagem e muita confiança. Para vencê-lo será necessária insistência e precisão nos arremates.

Experiência na zaga

Além do goleiro Franco Israel, o Nacional possui mais um jogador com passagem na seleção Sub-20 do Uruguai. Trata-se do zagueiro Nicolás Rodríguez, que foi campeão ano passado do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de seleções.

O zagueiro tem como parceiro de miolo de zaga, Leandro Lozano, atual capitão da equipe. Mathías Laborda e Santiago Merlo completam a experiente linha defensiva do Nacional, todos na idade de 19 anos e rodagem em outras categorias juvenis.

Time preparado

O Nacional é um time muito equilibrado. Setor defensivo seguro, ataque impetuoso. O setor de meio campo também não deixa a desejar e conta com jogadores de habilidade, caso de Juan Sanabria, camisa 7 da equipe uruguaia. Um jogador de pouca visibilidade, mas muito eficiente e objetivo.

É verdade que o Nacional foi brindado com um grupo tranquilo na atual edição da Libertadores Sub-20. Diante de Colo Colo e Sport Huancayo, a equipe não encontrou adversidades e jogou as partidas de forma tranquila e solta. O último jogo da campanha é difícil de ser analisado, por se tratar de um contexto em que ambas as equipes se classificariam com o empate. Foi um verdadeiro ‘jogo de compadres’.

No entanto, apesar da facilidade encontrada, o Nacional é uma equipe forte e preparada para vencer adversários mais capacitados. O São Paulo vai encarar um desafio grandioso, diante de uma tradicional equipe jogando em casa. Os talentos individuais do Nacional também são muitos e, por ser um time versátil, o jogo não se centraliza em uma peça específica. Para vencer, o Tricolor terá de fazer uma partida consistente, em alto nível e sem cometer erros

O que o São Paulo pode explorar?
Meninos de Cotia em busca do bicampeonato na Libertadores Sub-20. (Foto: Igor Amorim/Sãopaulofc.net)

Os garotos comandados por André Jardine são muito talentosos, isso o torcedor são-paulino já sabe. Atuais campeões da competição, devem ser tratados como favoritos para a semifinal de quarta, diante do Nacional. Mas toda atenção é necessária.

Para vencer a partida, além do talento, a equipe não deve abrir mão da posse de bola e do controle do jogo. A troca rápida de passes e triangulações são as virtudes que o time deve explorar contra a equipe da casa.

Independente da equipe que Jardine escolher, e que não deve ter muitas mudanças em relação ao último jogo (a não ser Diego, suspenso pela expulsão), o São Paulo deverá imprimir um ritmo forte, atacando o Nacional com velocidade pelas laterais. O trio Toró, Igor Gomes e Helinho vai precisar jogar mais uma partida em alto nível. Liziero, como fator surpresa pela esquerda e o meia Luan também podem se destacar. Outra alternativa que pode ser importante é aproveitar a bola parada. Isso porque a média de altura da equipe uruguaia é relativamente baixa: 1,78.

Na defesa, não serão tolerados erros, bobeadas ou expulsões tolas, como ocorreu no último jogo. A linha defensiva precisa ficar atenta para os contra ataques da equipe uruguaio, que deve abdicar da bola no início do jogo. No gol, Júnior vem com muita confiança após o pênalti defendido na última partida e espera-se dele outra grande atuação.

Fisicamente falando, o São Paulo não pode entrar no jogo de correria do Nacional. Contra o Talleres, o Tricolor jogou por 70 minutos com um a menos e por isso se desgastou. Já o Nacional, fez um jogo preguiçoso na última rodada, se poupando para a semifinal. Os meninos de Cotia devem priorizar a cadência e o toque de bola, características de jogo já inerentes na equipe. Na parte mental, é essencial não deixar que as provocações do adversário e da torcida uruguaia desestabilizem o time.

O Nacional é um time cascudo e aguerrido, que, além de forte fisicamente, também tem boas opções técnicas. O jogo promete fortes emoções, mas atuando com seriedade e foco, o São Paulo tem plenas condições de sair vitorioso, pois conta com jogadores muito talentosos, entrosamento e sistema tático aprimorado. Será uma partida decidida nos detalhes. 

Ficha do Jogo

Jogo: São Paulo x Nacional

Local: Estádio Centenário, em Montevidéu

Data: 21 de fevereiro de 2018

Horário: 16h30 (horário de Brasília)

Transmissão: Fox Sports

Prováveis escalações

São Paulo: Júnior; Tuta, Walce, Rodrigo e Liziero; Cássio, Luan, Gabriel Sara (Gabriel Novaes), Igor Gomes; Helinho e Toró.

Banco: Thiago Couto, Caio, Bruno Dip, Antony, Fabinho, Rafael e Oliveira; Diego (Suspenso por expulsão).

Nacional-URU: Franco Israel; Mathias Laborda, Nicolás Rodrigues, Leandro Losano e Santiago Merlo; Emiliano Sosa (Emiliano Martínez), Juan Sanarbia, Joaquin Trasante, Thiago Vecino; Guillermo May e Alfonso Trezza (Brian Ocampo).

Banco: Agustín Buffa, Facundo Parada, Agustín Chopitea, Santiago Rodríguez, Sebastián Paz, Lucas Espinosa, Ronaldo Barrios.


Ainda no dia 21, às 18h45, ocorre a segunda semifinal do torneio, entre River Plate, do Uruguai e Independiente Del Valle, do Equador. A finalíssima está marcada para sexta-feira (24), também às 18h45, com transmissão na Fox Sports e atualização constante no Twitter oficial do São Paulo FC.

Álvaro Logullo

Álvaro Logullo

21 anos, estudante de jornalismo e devoto do São Paulo FC. Filho, neto, irmão e sobrinho de são-paulinos. Apaixonado por estádios de futebol, pretendo ir a todos os jogos do Tricolor, no Morumbi, em 2018. Porque se a fase é ruim, o amor é eterno!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.