Em live, Belmonte explica todo vai e vem do São Paulo

(Reprodução)

Depois da excelente entrevista do Muricy Ramalho em live com Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi no YouTube, foi a vez do diretor de futebol, Carlos Belmonte responder questões sobre o futebol são-paulino e ainda falou sobre outros detalhes do clube.

Belmonte falou sobre situações como: paralisação dos jogos, renovações com Nestor e Lucas Sena, ajustes na folha salarial, sobre elenco estar fechado, melhora em departamentos, situações de Hernanes, Dani Alves, Tréllez e Bueno e treinador inovador no sub-20, e muitos mais assuntos durante…

Paralisação dos jogos

“A gente achava que o Campeonato poderia continuar. A gente vive em um ambiente controlado. Sem jogos, o controle é mais difícil. A gente acha que podem ter mais atletas contagiados. O futebol é um motivador para que as pessoas fiquem em casa.”

Belmonte avaliou que a pausa dos jogos se por um lado é ruim, por outro dará tempo para o Crespo trabalhar o time, e ter uma integração com novos jogadores que estão chegando: Orejuela, Miranda, Benitez, William e Éder!

“Se o Paulistão for paralisado, o Crespo pediu para termos jogos contra o sub-20 e sub-17. A cada semana 4 meninos da base vão treinar com os profissionais. É isso que ele quer: a convivência dos meninos com os profissionais.”

Busca por lateral-esquerdo? Falado sobre o Jorge

“Temos Reinaldo que hoje é o nosso lateral titular. Wellington, que é muito bom, e que fez ótimos treinos. Patrick no sub 17, que também atua na seleção. E Léo que vem atuando na zaga pelo lado esquerdo. Uma posição bem servida.”

Renovações com Nestor e Lucas Sena

A situação sobre o Nestor: “A situação evoluiu, mas menos do que gostaríamos. Nestor é um menino espetacular (tecnicamente e como pessoa). Raí fez diversas propostas para renovar. A gente fez outra. Acho que vai dar certo. Esperamos resposta até sexta”

E o caso de Lucas Sena que fez postagens sobre renovação nesta semana: “A gente fez tentativa de renovação com o Lucas Sena, mas houve um pedido de luva e percentual que nós não concordamos. O São Paulo não dá percentual de jogadores da base para o atleta ou agente”

Ajustes na folha salarial

“Não renovamos com Juanfran e Carneiro. Emprestamos Toró com salários pagos pelo Sport. Hudson volta ao Fluminense com eles pagando a maior parte do salário.”

“Primeiro você tem um acréscimo na folha. Depois, um equilíbrio. Esperamos diminuir a folha ao final da temporada.”

Elenco fechado?

“O elenco está quase fechado. O Crespo gosta de jogar com três zagueiros e nós estamos buscando um defensor canhoto. O Crespo acha que precisa. O Éder consegue ocupar as duas posições do ataque. Tanto na do Luciano, como na do Pablo. Recuperamos o Rojas também.

“O elenco está equilibrado. Temos pelo menos dois bons jogadores para cada posição. Talvez um zagueiro um pouco mais experiente.”

Indicações na zaga

“Nós demos preferência para as indicações do Crespo. Crespo indicou Figal (Inter de Miami), mas eles nem abriram negociação. Miranda treinou por 30 minutos e deve ser usado como líbero.”

“Tivemos reuniões com Maicon. Estávamos aproximando em relação aos valores. Mas o clube dele resolveu pagar o que devia a ele e ele voltou para o clube.”

Melhora no departamento de scout e no REFFIS

“Um dos defeitos do SPFC e que estamos trabalhando é nos scouts. É uma área que a gente quer investir. Compramos licenças para mais gente trabalhar. Quero contratar mais três profissionais ainda nesse primeiro semestre”

“Hoje temos que melhorar o REFFIS e alguns clubes estão à nossa frente nisso. Entramos no ciclo de contrata e não ganha, contrata e não ganha e tritura os jogadores como Maicon, Fernandinho e Cortez, que foram para o Grêmio”

Inscrição

“Miranda deve ser inscrito. A última vaga seria entre Benítez, Éder ou William. Acho que fica ente Benítez e Éder. Crespo vai optar por um dos dois. O outro fica inscrito para a libertadores e para a outra fase do Paulista.”

Caso Hernanes

“Temos que ter o máximo respeito por ele [Hernanes]. Temos que conversar com ele. O salário dele é importante para o SPFC. Se ele vai continuar ou não, a situação deve ser analisada junto a ele. Os ídolos devem ser respeitados.”

Situação com Daniel Alves

“Ele [Daniel Alves] é um jogador internacional. Ele é absolutamente comprometido. Segue as orientações do treinador à risca. Estamos fazendo um esforço para a manutenção dele. O passivo da temporada passada com ele é grande. Não podemos fazer loucuras. Acho que vai dar jogo no fim de uma discussão que vai se alongar um pouquinho”

Futuro de Tréllez e caso Vitor Bueno

“O Tréllez, nós temos algumas negociações em andamento. Vamos ver se conseguimos empresta-lo até o final da temporada. O Vitor Bueno faz parte do elenco, não temos propostas por ele”

Jean não volta!

“O fato ocorrido com ele [Jean] é inadmissível. O SPFC não compactua com o ocorrido. Ele tem que pagar por isso. Ele não será integrado ao elenco. Estamos procurando caminhos para ele. No SPFC, o desgaste é muito grande. Torço pela carreira dele”

E os jovens?

“Talles [Costa] lembra muito Tchê Tchê. Falcão é mais posicional. Ed Carlos é mais técnico, um meia mais clássico. A gente está observando. O menino bom sempre vai arrumar o espaço”

“Os meninos são excelentes. Mas são meninos. As competições são pesadas. A chegada desses jogadores (William e Éder) vai ajudar no caráter futebolístico desses meninos”

Helinho fica no Bragantino

“Helinho deve ser comprado pelo Red Bull Bragantino. Eles vão exercer a opção de compra”.

Terceiro nome do Jiangsu?

Depois do Éder e do Miranda, ainda tem outro brasileiro sem clube que estava no campeão chinês de 2020: “Os valores de Alex Teixeira estão muito superiores aos que podemos hoje. Mas é um grande jogador”.

Jean Pyerre

“Não conversamos com o Grêmio sobre Jean Pyerre. Acho ele um excelente jogador, mas não tivemos nenhum contato com o Grêmio nesse sentido.”

Contratação do William

“Ele [William] é um dos primeiros jogadores que analisamos. Ele tem muita força física. Participa muito do jogo. Verificamos a situação. Ele estava se desligando do Toluca. Conversamos com Volpi a respeito dele. A resposta dele me animou. Ele é muito bom de grupo. Wlliam tem uma renovação automática se ele jogar 45 minutos de 60% dos jogos.”

“O apelido dele é tartaruga ninja. Ele ficou muito forte. Ou ele tá no campo ou na academia”.

Vinda do William não impediria acerto com Gabriel Neves

“Só que a gente negocia e chega num valor que consideramos o máximo que o São Paulo pode pagar. Quando volta uma proposta maior, a gente simplesmente avisa que está abrindo mão. Fizemos isso ao Nacional hoje. Quem sabe em junho ele pode assinar um pré-contrato, eventualmente lá vamos decidir”

“A gente acha que o Gabriel Neves jogaria na posição de primeiro volante, do que pensa o Crespo. Com três zagueiros, ele não pensa em um volante mais marcador como primeiro. Ele viria para essa função, de articulador. Só que a gente negocia e chega num valor que consideramos o máximo que o São Paulo pode pagar. Quando volta uma proposta maior, a gente simplesmente avisa que está abrindo mão. Fizemos isso ao Nacional hoje. Quem sabe em junho ele pode assinar um pré-contrato, eventualmente lá vamos decidir”.

Situação do Éder e contato com Borré

“Éder tem dupla nacionalidade. Ele conta como nacional. Sim, tivemos contato com Borré, mas precisamos de investidores. Nesse momento, o elenco está quase fechado. Talvez mais um zagueiro.” (“Nesse momento nós encerramos a busca por um centroavante. Conversamos com o Borré, mas é totalmente fora da realidade do São Paulo. Para tê-lo, precisaríamos de investidores. Não conseguimos concorrer com o Palmeiras, que fez uma grande proposta, pelo que eu soube”)

Renovação com Rojas?

“Acho que vamos trabalhar para renovar até o fim da temporada com Rojas já que ele tem feito bons jogos.”

Escolha por Crespo

“Ouvimos muitos jornalistas a respeito dos treinadores que poderiam vir. Para colher informações para as entrevistas.”

Milton Cruz e treinador invoador

“Ele cuida da transição. Acompanha os meninos que treinam com a gente. Ele vai indicar os meninos que treinam com a gente. O São Paulo terá um treinador inovador no sub-20 em breve. Ele vai ser essa ponte”

Cargo acima do Muricy

“Estou acima de Muricy. Quem toma as decisões técnicas é ele. O que sei fazer é o que me colocou onde estou. Faço gestão de pessoas. Esse é o meu maior mérito. Eu consigo agregar as pessoas. Trabalho em favor da instituição”

Situação financeira

“Dos 37 milhões que tínhamos, 12 foram usados para trazer o Crespo e sua comissão, por isso sobraram apenas os R$ 25 milhões que comentei na entrevista da ESPN”

Patrocinador

“Acompanho a situação. Um patrocínio pode chegar a R$ 20 milhões no São Paulo. Isso corresponde a 2 meses de pagamentos. Na época da LG, esse valor dava para sete meses de salários. Buscamos um novo patrocinador. Em breve teremos novidades.”

Basquete, outros esportes e separação do futebol com o social

“Graças a Deus o basquete tem ido bem. O SPFC é muito grande e dá para ter outras modalidades bem feitas. Montamos um time competitivo. É a mesma coisa com o futebol. Trouxemos pessoas experientes em cada área. Faço gestão de pessoas”

“Não tem que separar nada. O clube tem a sua importância. Não vejo nenhuma necessidade dessa separação para que o futebol vá bem”

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.