Shamell é o melhor jogador desde a volta do São Paulo ao NBB em 2019

O Ala Shamell em partida pelo São Paulo – Créditos: Miguel Schincariol

O São Paulo retornou suas atividades no basquete em 2019, após 29 anos de hiato na categoria. Sendo assim o clube precisou recrutar desde de jogadores jovens a veteranos já consolidados no cenário nacional, e entre estes atletas está o ala Shamell.

Nesse interim, Shamell foi contratado para ser parte importante do projeto do basquete do tricolor. Em Junho de 2019, o ala se desligou do Mogi das Cruzes para fechar com o São Paulo.

Nesse sentido, o São Paulo havia fechado com o maior cestinha do NBB com 7.977 pontos. Além disso, Shamell é o maior pontuador de 3 pontos da historia com 1.026 pontos e ainda é o recordista em conquistas de MVP sendo 3 vezes.

Desempenho pelo São Paulo

Ainda assim, em sua primeira temporada pelo São Paulo, Shamell liderou a equipe em numero de arremessos na temporada 2019/2020 do NBB. Posto a isso, o ala obteve médias de 18.8 pontos, tendo 40% nas bolas de três da equipe em 37 minutos em quadra.

Neste ritmo Shamell ainda foi o 3° jogador com mais pontos na liga e o principal arremessador de quadra do São Paulo. Além deste aspecto, Shamell foi o 2° jogador do São Paulo com mais assistências, tendo média de quase 4 assistências por jogo.

Dessa forma, o São Paulo na temporada 2019/2020 terminou em 3° lugar na classificação e avançou para as quartas de finais do playoffs, entretanto por conta do agravamento do Covid-19 no pais, os clubes junto a federação decidiram pelo cancelamento daquela edição.

Posteriormente, na temporada 2020/2021 o ala manteve médias de pontos superiores a 14 pontos por jogo, porém com menos tempo de quadra, tendo média de 29 minutos na formação do técnico Claudio Mortari.

Mesmo tendo números abaixo em relação a temporada anterior, Shamell foi top 4 em média de eficiência do time com 14.4 no quesito. Quanto a porcentagem de arremesso o ala obteve 44% na linha do perímetro, sendo o melhor da equipe.

Além da regular média de pontos, Shamell ainda conquistou duplos duplos durante a temporada, com destaque para a partida diante do Unifacisa na qual o ala anotou 20 pontos e distribuiu 10 assistências na vitória por 106 – 103 do tricolor.

Nesta mesma temporada o São Paulo terminou com a 3° melhor campanha da liga e chegou pela primeira vez as finais dos playoffs. Porém na oportunidade o tricolor sai derrotado por 3×0 pelo Flamengo na série.

Em suma, do atual elenco, Shamell é o jogador do São Paulo com mais pontos sendo 956 arremessos convertidos em 2 temporadas e recentemente renovou o seu contrato até 2022.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.