Veja quais jogadores do basquete do São Paulo que já atuaram na NBA

Lucas Nogueira e Bruno Caboclo jogaram juntos pelo Toronto Raptors – Créditos: Divulgação

Desde de 2018, o São Paulo voltou a participar das principais competições de basquete  do país e com isso precisou recrutar jogadores de todas as partes, inclusive da NBA. Dessa forma, no atual elenco o clube soma três jogadores com passagens pela NBA, sendo eles o Ala Marquinhos,  Ala/Pivô Bruno Caboclo e o Pivô Lucas Nogueira.

Bruno Caboclo – Ala

Primeiramente, o ala/pivô de 25 anos foi draftado em 2014 pelo Toronto Raptors do Canadá, sendo a 20° escolha geral. Em poucos minutos de quadra Caboclo conquistou a confiança da torcida do Raptors, tendo até o seu nome gritado em jogos de destaque. Nesse tempo em Toronto, o ala permaneceu por 4 anos, tendo atuado em 25 jogos, e ainda atuou com o seu atual companheiro de time, Lucas Nogueira.

Logo depois, em 2018, ele foi trocado para o Sacramento Kings. Por lá o ala atuou em apenas 10 partidas e acabou se tornando agente livre no final do mesmo ano. Dessa forma Caboclo acertou sua ida para o Memphis Grizzlies que o contratou por apenas 10 jogos.

Em Memphis ele viveu a melhor fase na NBA, com grandes atuações o Memphis concordou em assinar uma extensão de contrato por 2 anos. Eventualmente, o começo em Memphis foi espetacular, tendo médias de 6,1 pontos, 3,2 rebotes e 1,4 tocos, porém, no final da temporada, o rendimento de Caboclo caiu drasticamente e o ala foi novamente envolvido em uma troca.

Sendo assim, o Grizzlies decidiu trocar Caboclo para o Houston Rockets. Em Houston o ala assinou um contrato de dez dias e consequentemente conseguiu uma extensão. Apesar da renovação, Caboclo tinha vagas participações vindas do banco da equipe do Texas e acabou sendo dispensado em fevereiro de 2021.

Como resultado no total foram 105 jogos e médias de 4.2 pontos e 2.6 rebotes.

Bruno Caboclo Reforçou o São Paulo em Agosto de 2021.

Lucas Nogueira – Pivô

Em 2013, Lucas “Bebê” Nogueira ficou na 16° colocação do draft sendo escolhido pelo Boston Celtics, no entanto foi trocado no mesmo momento para o Atlanta Hawks. Contudo em Atlanta foram apenas 5 partidas de Summer League, sendo assim, pouco aproveitado Lucas foi atuar no basquete espanhol.

Logo depois em 2014, o pivô voltou ao Atlanta, mas logo foi trocado para o Toronto Raptors. Posteriormente, no Raptors ele mais uma vez participou da Summer League mas diferente do que ocorreu em Atlanta, “Bebê” conseguiu um contrato de 4 anos.

Sendo assim pela franquia do Canadá  Lucas obteve média de 5.0 pontos, 5.8 rebotes e 1.2 assistências por jogo.

Em agosto de 2021, o São Paulo anunciou a contratação de Lucas Nogueira.

Marquinhos – Ala

Por outro lado Marquinhos começou a sua trajetória na NBA em 2006, no inicio daquele ano o Ala realizou testes no New Orleans Hornets (atual Charlotte Hornetts). Com isso, o Hornets draftou o brasileiro na 13° colocação da segunda rodada do Draft.

No Hornets, Marquinhos ficou do ano que foi draftado até 2008, neste período houve momentos que o Ala chegou a se deslocado para a G-League.

Logo depois sem render o esperado, Marquinhos retornou ao Brasil para jogar no Pinheiros.

Porém em 2012 ele retornou a NBA para fazer parte do elenco do Memphis Grizzlies.

Contudo no Grizzlies ele acabou sendo envolvido em uma troca e com isso acabou não atuando pela franquia do Tennesse.

Por fim na NBA foram apenas 26 jogos e médias de 2.2 pontos, 0.6 rebotes e 0.2 assistências.

Marquinhos hoje com 37 anos está vinculado ao São Paulo desde Junho de 2021

Marquinhos em partida pelo New Orleans Hornets – Créditos: Divulgação

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.