São Paulo não empolga, mas vence Madureira e se classifica na Copa do Brasil

São Paulo venceu, mas saiu sob vaias da torcida (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

O São Paulo entrou em campo na noite desta quarta-feira (31) diante do Madureira-RJ, no Estádio do Café, em Londrina, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil. Com um bom retrospecto jogando na cidade, o tricolor manteve a escrita, venceu, mas não empolgou contra um adversário muito limitado. De qualquer forma, o triunfo por 1 a 0 garantiu passagem para a próxima etapa da competição.

Com o volante Petros suspenso, Dorival Júnior optou por Araruna como substituto no meio campo. Isso porque Hudson ainda não está 100% fisicamente, como conta o próprio jogador. No mais, o treinador são-paulino manteve o restante do time que iniciou a partida contra o Corinthians, sábado passado. Sidão no gol, Militão, Rodrigo Caio, Anderson Martins e Edimar; Jucilei, Araruna e Shaylon; Marcos Guilherme, Brenner e Diego Souza.

O jogo

O São Paulo começou pressionando desde o primeiro minuto de jogo. Araruna apareceu bem pela direita fazendo triangulações com Marcos Guilherme e Militão, provocando logo de cara dois escanteios a favor do tricolor.

Marcos Guilherme seguiu se apresentando bastante, por vezes centralizando a jogada e deixando Araruna pela direita. Já o lado esquerdo do São Paulo se mostrou pouco ativo. Brenner até voltava para buscar a bola, mas nunca podia contar com a passagem de Edimar até linha de fundo, nem com a aproximação de Shaylon.

Aos 15 minutos, cobrança de escanteio e Rodrigo Caio cabeceou em cima da zaga. Na sobra, Brenner finalizou com perigo. Com 68% de posse de bola, o São Paulo maturava o gol. E ele veio em seguida! Na rebatida do tiro de meta do goleiro Douglas, Marcos Guilherme aproveitou falha da zaga carioca, aplicou uma meia lua no lateral Edimário e cruzou da linha de fundo, pelo lado direito, para Brenner. De carrinho, o atacante de 18 anos empurrou a bola para dentro do gol. Uma finalização muito semelhante com a que o garoto marcou contra o Corinthians, no último jogo.

Após o gol, o São Paulo permaneceu com a posse de bola em torno de 60%, mas sem finalizar a gol. O Madureira foi encontrando espaços. Aos 23 minutos, boa defesa de Sidão em chute de fora da área de Thiago Medeiros.

Aos, 30, Diego Souza perdeu gol cara a cara com o goleiro, mas o impedimento já havia sido assinalado. A primeira etapa do número 9 tricolor foi bem apagada. Pouco participativo, voltou para buscar a bola apenas uma vez e não incomodou os zagueiros. Também mostrou falta de entrosamento com Marcos Guilherme e Shaylon nas triangulações.

A partir dos 35 minutos, o Madureira cresceu. Primeiro, na falha de Edimar que recuou errado para Rodrigo Caio. o veterano atacante Souza (ex-Corinthians, Flamengo) roubou a bola e acionou Luciano, que, de frente com Sidão, chutou na rede pelo lado de fora. A torcida não perdoou o lateral esquerdo e soltou o grito de “Reinaldo”.

Em seguida, contra-ataque do time carioca, mas Araruna se recuperou bem e matou a jogada. Aos 40, Sidão espalmou de forma esquisita cruzamento da direita. Foi a quarta finalização do Madureira, contra apenas a segunda do tricolor. Sem incomodar após o gol, o São Paulo ouviu o apito do juiz. Fim do primeiro tempo.

Segundo tempo

A segunda etapa começou sem alterações. Apenas Araruna foi deslocado para a meia esquerda, na tentativa de aumentar o volume de jogo no setor. O início do São Paulo foi forte. Aos 8 minutos, Marcos Guilherme chutou no braço do defensor e reclamou de pênalti. O juiz marcou apenas o escanteio. Aos 11, nova chance, dessa vez com Diego Souza. Boa enfiada de Marcos Guilherme para o camisa 9, que parou no goleiro Douglas.

O tricolor continuou em cima, controlando a bola no campo de ataque, sem correr riscos. Com 18 minutos, grande chance de Brenner, após lançamento de Edimar. O garoto bateu rasteiro rente a trave esquerda.

Aos 21, Dorival realizou sua primeira alteração. Lucas Fernandes no lugar de Araruna, que fez um primeiro tempo regular, mas na segunda etapa, deslocado para a esquerda, participou menos das jogadas ofensivas. Em seguida, a segunda mexida. Brenner, autor do gol, deu lugar à Paulinho Boia. O garoto entrou empolgado, chamando o jogo.

Aos 25 minutos, Diego Souza bateu falta próxima à área por cima do gol. Foi sua última participação, antes de ser substituído por outro garoto, o atacante Bissoli, na terceira e última alteração promovida por Dorival. Diego não foi bem, mais uma vez, jogando como centroavante.

Aos 29, primeira chegada do Madureira, após cruzamento da esquerda que atravessou toda a área. O jogo seguiu morno, com o São Paulo tendo a bola, mas sem efetividade. As mexidas de Dorival pouco alteraram o time e o Madureira partiu para cima. Com a substituição do veterano Souza, a equipe carioca ganhou em velocidade. Aos 37 minutos, melhor oportunidade do Madureira no jogo. Igor Catatau bateu por cima, cara a cara com Sidão.

A torcida, vendo o time piorar no jogo, perdeu a paciência e passou a demonstrar insatisfação com Dorival. Foi possível ouvir vaias e gritos de “Burro”. Bissoli ainda acertou a trave com 41 minutos, após bonita finalização de canhota, e Paulinho perdeu nova chance nos acréscimos. Sem gás, o Madureira não conseguiu incomodar mais. Fim de jogo em Londrina, ao som de vaias dos torcedores são-paulinos.

Venceu, mas não convenceu

Pouco mais de 4 mil pagantes, em sua maioria, torcedores do tricolor, testemunharam uma fraca atuação do São Paulo, mas que foi suficiente para garantir a classificação. Com bastante posse de bola, mas pouco incisivo, a equipe teve como destaque Marcos Guilherme, bastante participativo no primeiro tempo e responsável pela jogada do gol. No segundo tempo, não manteve o mesmo nível. Além dele, destaque positivo para Brenner, que finalizou bastante, anotou o gol e mostrou bastante personalidade. Diego Souza e Shaylon tiveram atuações apagadas. Os garotos que entraram, mostraram ânimo, mas pouco produziram. Já o setor defensivo foi seguro, salvo alguns vacilos de Edimar, bastante vaiado pela torcida.

O tricolor do Morumbi agora aguarda na segunda fase o vencedor do confronto entre CSA e Manaus.

Confira os melhores momentos da vitória tricolor:

Álvaro Logullo.

Álvaro Logullo

21 anos, estudante de jornalismo e devoto do São Paulo FC. Filho, neto, irmão e sobrinho de são-paulinos. Apaixonado por estádios de futebol, pretendo ir a todos os jogos do Tricolor, no Morumbi, em 2018. Porque se a fase é ruim, o amor é eterno!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.