São Paulo enfrenta Universidad Concepción pela estréia da BCLA Américas

Foto: @fotoatletaoficial

Após duas vitórias consecutivas e alcançar a terceira posição do Novo Basquete Brasil (NBB), o São Paulo viajou para a Argentina nesta segunda-feira (01), e enfrenta a equipe da Universidad Concepción (Chile). A partida que marca a estréia do basquete tricolor em competições internacionais, e entra para a história da modalidade dentro da instituição, é válida pela Basketball Champions League Américas (BCLA) e acontecerá no Estádio Obras, em Buenos Aires, com transmissão da plataforma de streaming DAZN.

Último Confronto

O São Paulo na última quarta-feira (27) enfrentou a equipe do Mogi Basquete e foi avassalador. Vencendo todas as parciais e contando com a fragilidade da equipe mogiana, os comandados de Cláudio Mortari se deram ao luxo de usar toda a sua rotação e em nenhum momento ver o resultado ameaçado. Contando com mais uma partida de gala do pivô Lucas Mariano que mostrou novamente a sua dominância no garrafão anotando 22 pontos e pegando sete rebotes, a equipe são paulina mostrou um basquete convincente dos dois lados da quadra nessa vitória por 96 a 72.

Vendo Coleman, Wesley e Fúlvio que são os principais jogadores do time de Mogi passar por uma noite ruim, o tricolor conseguiu descansar seus jogadores e ter Georginho limitado a ” apenas” 26,5 minutos em quadra, o que todos sabemos que não é habitual. Outro destaque nessa partida foi a participação do pivô Gerson que anotou 14 pontos, que são muito importantes para o jogador adquirir confiança e cada vez mais aumentar seus minutos dentro da rotação.

Outro ponto a se destacar nessa partida é a melhora defensiva que a equipe vem tendo nas últimos jogos e também as entradas de Igor e Danilo que vem sendo pouco utilizados na competição. Vitória importante, que afirma o time na terceira colocação e dá mais confiança para as próximas partidas da equipe, tanto pela BCLA, quanto pelo NBB contra Bauru e Franca no início de fevereiro.

O adversário – Universidad Concepción 

Primeiro colocado na ” Zona B” da Liga Nacional do Chile temporada 2020/21, o time de Concepción também é estreante na competição, mas vive um momento totalmente distinto do tricolor paulista. Tendo realizado apenas três partidas na temporada, a equipe vive a realidade do basquete de seu país que ficou parado por dez meses devido a pandemia de Covid-19.

A equipe do técnico Cipriano Nuñes atravessa um bom momento em território nacional e venceu as três partidas disputadas,tendo vencido a CDE Talca por 74 a 68 , Temuco por 66 a 58 e o C.D Valdívia por 76 a 63. Falando em estatísticas, destacam-se o ala Diego Silva ( 17 ppj, 40,7% 2pts e 27,7% 3pts) , o armador Carlos Lauler (14,7 ppj, 37.6 % 2pts e absurdos 60% na bola de 3 pontos), devemos claro considerar que são apenas 3 partidas disputadas, mas é um jogador que deve inspirar cuidados ao São Paulo. O também ala Sebastián Carrasco ( 14,7 ppj, 57,1% 2pts, 39,1% 3pts) e o ala-armador Carlos Milano ( 10ppj e 35,7% 2pts).

É importante destacar que apesar de o regulamento do campeonato chileno para esta temporada permitir apenas um estrangeiro, a equipe trará reforços visando a competição sul-americana. Segundo Carlos Soto, comentarista da rádio ”Para ti” de Valdívia e (@fueradejuegotv1) , estão contratados  os americanos Durrell Summers e Brandon Moss e o dominicano Luis Santos.  Summers é um pontuador nato e deve inspirar cuidados, segundo o radialista.

O time de Concepción já fez sua estréia na competição e foi derrotado pela Quimsa por 81 a 75.

O jogo 

Apesar de termos pouco conhecimento da equipe adversária, creio em um uma vitória sem sustos do tricolor paulista. Muito mais preparado fisicamente pois atua em alto nível desde o início de Outubro, e também como equipe, a expectativa é que os comandados de Cláudio Mortari consigam controlar a partida apesar da maratona desgastante que a equipe vem tendo.

Cabe ao tricolor paulista muita atenção aos atletas americanos, pois com certeza eles vão tentar puxar a pontuação da equipe chilena como foi visto da estréia da competição. Durrell Summers e Brandon Moss combinaram para 45 pontos dos 75 que a equipe anotou diante da Quimsa, com a equipe tendo anotado apenas 4 pontos vindo dos bancários. Outro ponto importante, é tirar o volume dos atletas chilenos, pois atuam a algum tempo juntos e podem causar dificuldades. Carlos Lauler, Carlos Milano, Diego Silva e Sebastián Carrasco são os destaques da equipe na liga nacional e vem de boas médias de pontuação na última temporada.

Para a equipe do Chile, tirar o volume de Georginho seria essencial, porém tarefa difícil devido ao biotipo do último MVP do NBB.  Outro ponto de expectativa, é o desempenho do pivô Lucas Mariano contra outros tipos de marcadores, visto que junto com De Paula é hoje o principal jogador da equipe do São Paulo. A vitória nessa partida é muito importante para o time são-paulino, pois se pensa em classificação neste grupo que tem a atual campão Quimsa, é essencial não deixar pontos diante da equipe chilena.

Para falar sobre o confronto, a equipe do SPFC 24 Horas falou com o ala-pivô Jefferson William. Para Jefferson, a expectativa de estréia no primeiro torneio internacional na história do clube é muito boa, e o grupo está confiante e quer duas vitórias.

Nossa expectativa é muito boa, estamos indo para nosso primeiro torneio internacional e sabemos da nossa força. Primeira etapa fora de casa para conhecer nossos adversários. Estamos confiantes e queremos as duas vitórias.

FICHA TÉCNICA:

Jogo: São Paulo x Universidad Concepción

Local: Estádio Obras Sanitárias, Buenos Aires (Argentina).

Data e Horário: 01 de fevereiro ,20h10 (Horário de Brasília)

Transmissão: DAZN

São Paulo : Georginho de Paula, Corderro Bennett, Shamell Stallworth, Jefferson William(Renan Lenz) e Lucas Mariano. Técnico: Cláudio Mortari.

Universidad Concepción: Durrell Summers, Carlos Lauler, Brandon Moss, Luis Santos e Diego Silva. Técnico: Cipriano Nuñes.

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.