São Paulo enfrenta Flamengo pelo segundo jogo das finais do NBB hoje no Maracanãzinho

(Foto:Reprodução/LNB)

Após perder o jogo 1 das finais com requintes de crueldade, o São Paulo enfrenta novamente nessa segunda-feira (24) a equipe do Flamengo. A partida válida pelas finais da competição é a segunda da série melhor de cinco. O duelo entre as equipes será as 20:00 horas, horário de Brasilia, e terá transmissão das plataformas de streaming DAZN e Twitch e também da ESPN.

Último Confronto

No último sábado (22), o tricolor entrou em quadra para a sua primeira partida em uma final de NBB e fez muito bonito. Para quem esperava um massacre flamenguista, sobrou ver muita valentia e eficiência dos comandados de Cláudio Mortari principalmente no primeiro tempo. Destaques novamente para Lucas Mariano, que encerrou o primeiro período com 18 pontos anotados e 10 rebotes e Renan Lenz, que sempre joga bem contra o Flamengo com 11 pontos e 5 rebotes.

O placar de 46 a 42 no primeiro tempo foi construído através de uma forte marcação e um perímetro muito eficiente, fator que não entrou em quadra no terceiro quarto. Com uma parcial de 30 a 20 para o rubro negro,o que se viu nesse período foi uma equipe desencaixada e que sofreu com o aproveitamento dos comandados de Gustavo de Conti e com os rebotes, fator que já havia sido decisivo para a derrota do basquete tricolor na Copa Super 8.

No último período, capitaneado pelas ótimas partidas de Yago e Marquinhos, o time flamenguista chegou a abrir dois dígitos no placar e tudo indicava que o jogo estava se desenhando para uma vitória com tranquilidade dos cariocas. Porém, na equipe do São Paulo temos um craque chamado Georginho de Paula, que chamou a responsabilidade no terço final do período decisivo, e com 24 pontos anotados, empatou o jogo a sete segundos do fim. Porém, Yago, o ”capeta em forma de guri” não permitiu que a partida fosse para a prorrogação, anotando uma bola de 3 decisiva na cabeça de Bennett e fechando o placar de 96 a 93 para o Flamengo, numa pancada duríssima para o time de Mortari que fez uma partida de altíssimo nível na tarde deste sábado.

O adversário – Flamengo

Falar do time do Flamengo é definitivamente chover no molhado. Melhor elenco do Brasil e com diversos convocados para a seleção brasileira, o atual campeão do NBB, atual campeão da Copa Super 8 e atual campeão da BCLA, sobra em cenário nacional e é o grande favorito nesse confronto final. Sua caminhada nos playoffs até aqui foi relativamente fácil, com duas varridas, uma sobre o Mogi por 2 a 0 pelas quartas-de-final, e a outra sobre o Paulistano, por 3 a 0 pela semifinal.

Os destaques do time rubro negro são atletas super consagrados no basquete nacional. Marquinhos lidera a equipe em pontos (13,9) por partida, seguido do pivô Hettsheimeir com 13,2. Olivinha lidera os rebotes com 7,5 por jogo,e também é o atleta mais eficiente com 15,8 nesse quesito. Yago, que assumiu a titularidade com a lesão de Franco Balbi, é o principal garçom da equipe com 5,8 passes para cesta por jogo.

Analisar os comandados de Gustavo de Conti não deve ser algo que fique preso as estatísticas. Hoje comandado pelo melhor técnico do Brasil, o elenco rubro negro possui diversos outros destaques e uma rotação muito forte, o que não vemos no time do São Paulo. Atletas como Chuzito, Léo Demétrio, Rafael Mineiro ( melhor defensor do torneio), Luke Martinez e Jhonatan, não lideram as estatístas da equipe, mas são essenciais no modelo de jogo flamenguista e todos sem exceção tem a capacidade de decidir jogos. É bom lembrar que o ”orgulho da nação” vem com mais de 30 jogos de invencibilidade, e perdeu apenas 2 partidas em toda temporada, uma para o próprio São Paulo e outra para o Corinthians ainda em dezembro, pelo primeiro turno da competição nacional. Ou seja, o Flamengo ainda não foi derrotado em 2021.

O jogo 

A expectativa é de mais um jogo duríssimo para o São Paulo. Após ser derrotado na primeira partida das finais, os comandados de Cláudio Mortari precisam da vitória nessa noite, para não permitir que o time rubro negro abra 2 a 0 na série e encaminhe o título da competição.  Após tomar 93 pontos no primeiro jogo, será muito difícil que a equipe flamenguista repita o desempenho defensivo ruim (o pior da temporada), o que torna o desafio de vencer a partida para o basquete tricolor ainda mais dificil, já que mesmo com uma das melhores atuações da equipe na competição, não foi possível vencer o jogo 1.

Cabe ao tricolor, superar mais uma vez a ausência do capitão Shamell, que desfalca a equipe nessa final e é uma ausência muito sentida, tanto em experiência como em pontuação. O capitão nunca anotou menos de 15 pontos contra o Flamengo com a camisa do São Paulo. Com um jogo totalmente voltado para as individualidades, superar o forte coletivo flamenguista só se torna possível com uma defesa forte e com um alto aproveitamento no ataque, principalmente do perímetro. Lucas Mariano, Georginho, Bennett e Renan precisarão repetir o desempenho ofensivo do primeiro jogo e se desdobrarem na marcação para impedir que o lado ofensivo seja ofuscado pela frágil defesa da partida inicial da série. Dawkins e Isaac precisam aumentar o nível de atuação, pois são jogadores importantes que não atenderam a exigência que o primeiro jogo final exigia.

Para o time de Gustavinho, resta fazer o que sempre fez na temporada que será o suficiente para conseguir a vitória. Time que sobra em intensidade em relação as outras equipes da competição, só precisa ajustar a defesa em relação ao primeiro jogo, pois se repetir a atuação defensiva ruim, o Flamengo pode sofrer uma derrota inesperada em algum jogo da série.  Além da intensidade, outra característica dessa equipe é a eficiência nos rebotes. Com 43 rebotes no jogo 1, é notório que o fundamento vem sendo decisivo para as vitórias sobre o basquete tricolor nessa temporada. Anular Lucas Mariano e Georginho, que combinaram para 53 pontos na primeira partida, é meio caminho andado para o êxito do orgulho da nação nesse jogo 2.

Para falar sobre o confronto, a equipe do SPFC 24 Horas falou com  Enéas Lima jornalista, repórter e criador do Garrafão RN  Para Enéas, o Flamengo deve apresentar uma maior intensidade defensiva em relação ao jogo 1, e cabe ao São Paulo vencer, para não se aproximar demais de um segundo lugar no NBB.

”A expectativa é de um jogo com maior intensidade defensiva do Flamengo comparado ao que foi o jogo 1. O São Paulo terá que mostrar novamente sua regularidade com Lucas Mariano e Georginho e saber reduzir o volume do Flamengo no perimetro. Marcar Yago e seus chutes de fora pode ser até uma boa alternativa ou queimar o trabalho defensivo em somente dois jogadores do Flamengo em quadra e pagar os arremessos dos demais. A profundidade do Flamengo é algo fora do padrão na América do Sul, o São Paulo resta vencer ou se aproximar demais de um segundo lugar no NBB.”

FICHA TÉCNICA:

Jogo: São Paulo x Flamengo

Local: Maracanãzinho, Rio de Janeiro

Data e Horário: 24 de Maio ,20h00 (Horário de Brasília)

Transmissão: DAZN/Twitch/ESPN

São Paulo : Georginho de Paula, Kenny Dawkins, Corderro Bennett, Renan Lenz e Lucas Mariano. Técnico: Cláudio Mortari.

Flamengo: Yago Mateus, Luke Martinez, Marquinhos, Olivinha e Rafael Mineiro. Técnico:Gustavo de Conti.

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.