São Paulo derrota atual campeão e lidera o Grupo B da Champions League Américas

Divulgação/FIBA
(Foto por: Divulgação/FIBA)

Após a impecável vitória na estreia da Basketball Champions League Américas, o São Paulo voltou à quadra na noite da última terça-feira, 02 de fevereiro, para enfrentar o atual campão da BCLA, o Asociación Atlética Quimsa, no Estadio Obras Sanitarias, em Buenos Aires, capital da Argentina.

O adversário do São Paulo na 2° rodada da Basketball Champions League Américas, o Quimsa (ARG), estreou com vitória na competição internacional deste ano contra o Club Deportivo Universidad de Concepción Básquetbol (CHI), por 81 x 75, no último domingo (31/01). A equipe Argentina lidera a competição nacional, em 26 compromissos realizados até aqui, conquistou 22 vitórias e foi derrotado somente 4 vezes.

Primeiro Período – Quimsa (ARG) 21 x 14 São Paulo

O técnico Claudio Mortari mandou para quadra o seu quinteto titular da estreia da BCLA 2021, formado pelos atletas: Corderro Bennett, Shamell, Jefferson William, Georginho e Lucas Mariano. Com um início fulminante de jogo, o São Paulo abriu uma vantagem de 10 x 2, mas logo o atual campeão da BCLA encaixou a marcação e as jogadas ofensivas, virando o duelo para 17 x 10, forçando a comissão técnica de Claudio Mortari solicitar time out aos 03:06 – 1°Q. Com 3 faltas no início da partida, o ala Corderro Bennett deu licença para o armador Kenny Dawkins entrar aos 02:03 – 1°Q, para auxiliar a equipe no final do primeiro período, que dos 14 pontos marcados, 8 foram do pivô Lucas Mariano, sendo duas bolas de 3 pontos e uma de 2.

Segundo Período – Quimsa (ARG) 12 x 16 São Paulo

Com um 2° quarto truncado e com pouca criatividade das duas equipes, o São Paulo conseguiu uma pequena vantagem e venceu os argentinos por 16 x 12. Destaque para o pivô Lucas Mariano que anotou 11 pontos, dos 16 que o Tricolor do Morumbi pontou no segundo período. Porém, não foi o suficiente para evitar a derrota dos comandados do técnico Claudio Mortari no 1° tempo da partida, por 33 x 30.

Terceiro Período – Quimsa (ARG) 14 x 21 São Paulo

Na volta do intervalo, o São Paulo voltou para quadra com o seguinte quinteto: Lucas Mariano, Georginho, Corderro Bennett, Renan e Shamell. Precisando mudar a sua postura na partida, começando pela diminuição das oscilações entre os quartos, para assim conquistar a sua 2° vitória seguida na BCLA edição 2021. Liderado pelo pivô Lucas Mariano que anotou no 1° tempo 19 pontos (3/6 – 2P, 3/4 – 3P e 4/4 LL) e companhia, o São Paulo correu atrás do prejuízo e aos 05:43 – 3°Q, empatou o duelo com os argentino em 39 x 39.

Com substituições pontuais para fortalecer a equipe e buscar a virada, entraram Isaac e Jefferson William, nos lugares de Shamell e Renan. Aos 02:12 – 3°Q, o Tricolor Paulista virou o duelo contra os argentinos, 49 x 47, com três lances livres convertidos pelo ala/pivô Jefferson William, sendo dois lances livres sendo oriundos de uma falta pessoal e de uma falta técnica em cima do técnico do Quimsa. Encerrando o 3° quarto com vitória por 21 x 14 e no agregado, 51 x 47.

Quarto Período – Quimsa (ARG) 21 x 17 São Paulo

Para o início do último quarto de partida, o técnico Claudio Mortari mandou para quadra o seguinte quinteto: Jefferson William, Gerson, Kenny Dawkins, Georginho e Isaac. Mas aos 07:16 – 4°Q, o São Paulo não conseguiu pontuar e viu ainda o Quimsa (ARG) virar o duelo, 53 x 51, então entraram Corderro Bennett, Lucas Mariano e Shamell, saindo Kenny Dawkins, Gerson e Isaac. Se no 3° quarto o Tricolor do Morumbi foi dominante na partida, no 4° quarto foi superado por 21 x 17, forçando a prorrogação, visto o placar empatado em 68 x 68.

Quinto Período – Quimsa (ARG) 4 x 7 São Paulo

Na prorrogação, o São Paulo voltou para quadra com o seu quinteto que iniciou a partida, foram eles: Corderro Bennett, Shamell, Jefferson William, Georginho e Lucas Mariano. Com 4 pontos do pivô Lucas Mariano e uma bola de 3 do ala Shamell, o São Paulo venceu a prorrogação por 7 x 4 e conquistou a sua segunda vitória seguida na primeira janela da BCLA 2021, por 75 x 72.

Destaques

São Paulo:

Liderado pelo armador Georginho, que anotou um triplo-duplo com 15 pontos, 13 rebotes, 11 assistências e 22 de eficiência. E o pivô Lucas Mariano, cestinha da partida com 29 pontos, 12 rebotes e 34 de eficiência. O São Paulo conquistou uma importante vitória frente ao atual campeão da BCLA, por 75 x 72.

Quimsa (ARG):

Pelo lado do Quimsa, os destaques foram os dois norte-americanos: Brandon Robinson e Diamon Simpson. O atual MVP da BCLA, Brandon Robinson, anotou 13 pontos, 7 rebotes e 4 assistências, já o Diamon Simpson registrou 14 pontos, 7 rebotes e 1 assistência.

Considerações finais:

Na sua primeira participação em uma competição internacional, desde a volta da modalidade basquetebol no final de 2018 no Tricolor do Morumbi, o São Paulo estreou com o pé direito na primeira janela da Basketball Champions League Américas edição 2021, com duas vitórias importantíssimas visando o Final Four. Sendo uma vitória com autoridade frente ao Club Deportivo Universidad de Concepción Básquetbol (CHI), por 94 x 47 e derrotando o atual campeão da BCLA, Asociación Atlética Quimsa (ARG), por 75 x 72.

Próximo jogo:

Agora os comandados do técnico Claudio Mortari viram a chave novamente e centralizam às suas forças para o duelo contra o Franca, neste sábado (06/02), às 16 horas, pela 18° rodada do NBB edição 20/21, no Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques, com transmissão da TV Cultura e da página do NBB no Facebook.

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.