São Paulo encara a Unifacisa nessa segunda no Maracanãzinho

(Foto: Marcos Limonti/LNB)

Depois de se recuperar do surto de Covid-19 e alcançar duas vitórias consecutivas no Novo Basquete Brasil (NBB), o São Paulo enfrenta nessa segunda-feira (15), a equipe da Unifacisa. A partida é a vigéssima sétima do basquete tricolor na competição,e foi transferida do ginásio do Morumbi para o Maracanãzinho devido a fase emergencial do Plano SP. O duelo entre as duas equipes será às 16:00 horário de Brasília, e terá transmissão da plataforma de streaming DAZN.

Último Confronto

O São Paulo no último sábado (13) enfrentou a equipe do Fortaleza Basquete Cearense e demonstrou ao seu torcedor o basquete eficiente de outrora. Ainda desfalcado de Isaac Rafael que ainda trabalha a forma física, mas com Georginho, Shamell e Renan Lenz retomando o seu jogo ideal, o time são paulino não teve muitas dificuldades na partida, diante de uma equipe cearense desfalcada de seu melhor jogador Desmond Holloway.

Os comandados de Cláudio Mortari na partida usaram o que fazem de melhor, que são as jogadas de desequlíbrio com Lucas Mariano no garrafão, o forte perímetro, e as jogadas de ”isolation” de Bennett, Georginho e Shamell. Outra surpresa grata que estamos tendo é o crescimento exponencial do basquete apresentado por Kenny Dawkins, que desde as derrotas na janela da BCLA vem mostrando ao torcedor sua importância no elenco num momento em que os playoffs estão próximos das duas competições.

A equipe cearense desfalcada de Holloway pouco pode fazer. Apesar da boa partida de Mathias ( começou com tudo e anotou 18 pontos), e Brite (16 pontos), o tricolor capitaneado pelo sempre eficiente Lucas Mariano que fez mais uma ótima partida com 20 pontos, Dawkins com 16 pontos e 4/8 do perímetro, Shamell com 15 pontos e 3/6 do perímetro, e Georginho com 15 pontos e 10 rebotes, conduziram a vitória sem muitas dificuldades dos donos da casa pelo placar de 98 a 76.

O adversário – Unifacisa

Atual sétimo colocado do NBB com 13 vitórias e 12 derrotas, a equipe da Paraíba vem de derrota para o Paulistano por 81 a 65 e também foi derrotada pelo São Paulo no primiro turno pelo placar de 77 a 65. Realizando uma campanha bem irregular na competição, o atual objetivo da equipe comandada pelo técnico César Guidetti é garantir a atual colocação na tabela e ter o mando de quadra na primeira rodada dos playoffs.

Vindo de 4 vitórias nos últimos 5 jogos, o time dono de uma das torcidas mais fanáticas do NBB vem fazendo uma boa campanha de recuperação no segundo turno e possui jogadores de qualidade em seu elenco. Nehemias Morillo lidera a equipe em pontos (12,4 por partida), seguido de sempre eficiente Betinho(12,0 pontos) e do antigo carrasco do tricolor Nate Barnes (11,8 pontos). O pivô Paranhos é mais um que pontua acima dos dois dígitos (10,1 pts). Em rebotes, Paranhos lidera as estatísticas com 7,9 por partida, seguido de João Vitor recém recuperado de lesão com 5,3. Em assistências lidera o recém chegado Sahdi ( 4,9 por jogo) seguido de Pecos com 3,7. O mais eficiente da equipe é o pivô Paranhos, que lidera mais uma estatística possuindo 12,9 de eficiência dentro da competição.

É importante citar outros destaques individuais da equipe, como Rafa Moreira e Vezaro demonstrando o bom elenco que a Unifacisa montou, mesmo com alguns jogadores individualmente ainda não terem dado a resposta esperada pela equipe paraibana.

O jogo 

A expectativa é de um jogo complicado para o São Paulo. Mesmo já estando em melhores condições físicas em relação ao momento muito difícil que a equipe atravessou no mês passado, a partida do primeiro turno já foi bastante complicada para a equipe de Cláudio Mortari, e devido ao bom momento da equipe da Unifacisa o jogo promete.

A partida tem tudo para ser bastante estudada pelas duas equipes, com os paraibanos apostando no talento individual de Betinho, Nehemias e Barnes que são grandes arremessadores e devem gerar bastante cuidado da defesa do São Paulo. Na partida contra o Paulistano, o técnico Cesinha mesmo com desfalques usou 11 jogadores na rotação o que não é comum ao técnico são paulino.

Para o adversário, frear o ímpeto ofensivo de Lucas Mariano e Georginho é essencial para o resultado positivo. Pelo lado tricolor, não vejo a equipe usando outra estratégia, que é o conhecido forte perímetro da equipe, o desequilíbrio causado no garrafão por Lucão e também seu forte espaçamento de quadra, e as jogadas de infiltração do MVP Georginho de Paula, Shamell e Corderro Bennett.  Será importante ver a sequência que Kenny Dawkins terá na equipe com mais minutos após boas atuações, e a recuperação física dos nossos ala-pivôs principalmente Renan Lenz  que depois de um período difícil fez uma grande partida contra o Fortaleza.

A promessa é de um jogo bastante disputado, com favoritismo dos comandados de Cláudio Mortari pelo melhor elenco e arsenal ofensivo que possui.

FICHA TÉCNICA:

Jogo: Unifacisa x São Paulo

Local: Maracanãzinho, Rio de Janeiro

Data e Horário: 15 de março,16h00 (Horário de Brasília)

Transmissão: DAZN

Unifacisa: Sahdi, Rafa Oliveira, Vezaro, Nehemias Morillo e João Vitor. Técnico: César Guidetti.

São Paulo : Georginho de Paula, Corderro Bennett, Shamell Stallworth, Jefferson William e Lucas Mariano. Técnico: Cláudio Mortari.

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.