São Paulo enfrenta a Quimsa pela segunda janela da BCLA Américas

( Foto: Reprodução/ FIBA.Basketball)

Depois de três derrotas consecutivas no Novo Basquete Brasil (NBB), o São Paulo enfrenta nessa sexta-feira (05), a equipe da Quimsa. A partida válida pela Basketball Champions League Américas será realizada no Ginásio ” Casa del deporte” no Chile e faz parte da segunda janela da mesma competição. O duelo entre as duas equipes será às 19:10 horário de Brasília e terá transmissão da plataforma de streaming DAZN.

Último Confronto

O São Paulo na última segunda-feira (01) enfrentou a equipe do Pato Basquete e mostrou que continua sofrendo os efeitos do surto de Covid que passou pelo elenco no último mês. Ainda desfalcado de Isaac e sem dar minutos para  Renan Lenz , também vimos um Shamell irreconhecível que não conseguiu pontuar e saiu de quadra com um saldo negativo de – 20.

Sem haver tempo para os atletas se recuperarem de tudo que passaram em Fevereiro e expostos a uma enorme maratona de jogos, o jogo acabou ficando a caráter do Pato que fisicamente sobrava em quadra e teve como destaques Thornton que anotou 20 pontos, Scheuer que fez 18, e o armador Matheusinho que ditou o ritmo da equipe paranaense marcando 13 pontos e dando 8 assistências.

Mesmo com 2 atletas saindo de quadra com mais de 20 pontos, Lucas Mariano (29) e Georginho (22), em nenhum momento o tricolor conseguiu se desgarrar no placar, e no final da partida, em um erro ofensivo de Jefferson e uma bola de Thornton com apenas 3 segundos no relógio contando com uma falha do sistema defensivo do São Paulo, o time do Pato selou sua vitória pelo placar de 85 a 84.

O adversário – Asociación Atlética Quimsa

Atual campeã da BCLA Américas, a equipe de Santiago Del Estero atuou na primeira janela em seu país e obteve 1 vitória e 1 derrota na atual competição, vencendo os chilenos da Universidad Concepción por 81 a 75 e perdendo para o São Paulo pelo placar de 75 a 72. Os argentinos também já jogaram pela segunda rodada e venceram novamente os chilenos da UDEC em jogo duríssimo que foi decidido somente na última bola pelo placar de 97 a 95.

Atravessando um grande momento em seu país, o time comandado pelo técnico Sebastian Gonzalez acaba de ser campeão do torneio Super 20 da liga nacional em formato de final four e vêm motivados para essa segunda janela da BCLA principalmente para a revanche contra o São Paulo. Recheado de jogadores consagrados no cenário sul-americano, a equipe possui como destaques nessa edição do torneio o americano e atual MVP da última competição Brandon Robinson ( 10,3 pontos por jogo, 4,7 rebotes e 3,3 assistências), o seu compatriota Diamon Simpon (13 ppj e 6 rebotes), o armador argentino Pablo Gramajo ( 8,3 ppj) , o ala pivô Fabián Ramirez Barrios (9,5 ppj e 4 rebotes) e o armador Trevor Gaskins (10,3 ppj).

É importante também citar outros destaques individuais da equipe que vem sobrando em cenário argentino, como os sempre eficientes Mauro Cosolito ,Franco Baralle e Ale Diez ,e o retorno de dois jogadores importantíssimos na última temporada que são o ala-pivô Leonardo Mainoldi que já estreou diante da UDEC e anotou 16 pontos e pegou 5 rebotes,e o pivô cubano Ismael Romero ( que veio para o lugar de Ferrakohn Hall) e também já atuou diante dos chilenos e marcou 10 pontos e pegou  3 rebotes.

O jogo 

A expectativa é de um jogo duríssimo para o São Paulo. Atravessando um momento completamente diferente do que vivia no último confronto entre as duas equipes, tanto fisicamente, como psicologicamente, será interessante observar a estratégia da equipe na partida para freiar o volume ofensivo dos argentinos que contam com uma rotação grande e cheia de jogadores de qualidade.

Outro fator a se observar será a postura da Quimsa com os destaques da equipe tricolor, sobretudo Lucas Mariano e Georginho que desequilibraram no último confronto, e não contam mais com o fator surpresa, pois já tem sua forma de jogar conhecida pelo adversário. Um ponto que joga ao nosso favor, é que por termos vencido na primeira janela, o duelo é tudo ou nada para os ”hermanos” pois uma derrota significa dar adeus a possibilidade de alcançar o primeiro lugar do grupo.

Imagino um jogo bastante estudado, onde os comandados de Cláudio Mortari devem ter muita atenção do início ao fim como foi no primeiro duelo. Tirar o volume de Brandon Robinson é essencial para as pretensões da equipe na partida, além de ter muita atenção com o perímetro pois é um dos principais fundamentos da equipe argentina. Outro atributo do adversário é o forte trabalho de garrafão com Simpson que é bom pontuador, grande reboteiro e distribuidor de tocos, e com a adição de Ismael Romero, o setor deve dar muito trabalho defensivamente a Lucas Mariano.

Para o São Paulo, não vejo a equipe fugindo de suas características principais, que são as jogadas individuais de Georginho, Shamell e Bennett,a bola de três pontos, e o forte trabalho de garrafão e também de perímetro de Lucas Mariano. O pivô que na primeira partida conseguiu causar um desequilíbrio no garrafão adversário, vive um grande momento, e foi o principal jogador da equipe no último mês. Expectativa para ver quem atuará como ala-pivô da equipe já que Jefferson William ainda não atingiu sua melhor forma depois da Covid-19, e Renan Lenz, que voltou a ficar a disposição na partida contra o Pato ainda não teve minutos. Gerson, que atuou na função nas últimas partidas tem características diferentes.

A promessa é de mais um jogão, com leve favoritismo ao time de Santiago Del Estero devido ao momento em que as duas equipes atravessam, com o tricolor em desvantagem fisíca. Porém, vitórias na raça é uma forte característica dessa equipe de 20/21.

FICHA TÉCNICA:

Jogo: São Paulo x Asociación Atlética Quimsa

Local: Ginásio Casa del deporte, Concepción (Chile)

Data e Horário: 05 de março,19h10 (Horário de Brasília)

Transmissão: DAZN

São Paulo : Georginho de Paula, Corderro Bennett, Shamell Stallworth, Jefferson William(Gerson) e Lucas Mariano. Técnico: Cláudio Mortari.

Quimsa: Brandon Robinson, Alejandro Diez, Franco Baralle, Mauro Cosolito e Diamon Simpson. Técnico: Sebastian Gonzalez.

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

One thought on “São Paulo enfrenta a Quimsa pela segunda janela da BCLA Américas

  • Avatar
    5 de março de 2021 em 18:19
    Permalink

    Hoje vou seco;
    Deverá ser 90 x 75 com tranquilidade !!!!
    Shamell deverá meter umas 15 bolas de 3!!!!!
    Vamos correr muito com coração na mão e FACA nos dentes !!!!!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.