São Paulo conhecerá caminho da Libertadores; Relembre grupos

Foto: Jorge Adorno | REUTERS

Chegou o dia do sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2021, será nesta sexta-feira, 09/04, a partir das 13 horas. Os principais canais como SporTV e ESPN Brasil estarão de olho, e o SPFC 24 Horas também fará tempo real através do @SPFC24Horas_ no Twitter.

Nas últimas temporadas, o São Paulo sofreu na fase de grupos, quase ficou nela em 2013, 2015 e 2016. Lembrando que nos últimos anos, a equipe são-paulina ficou no Pote 2, ou quando veio da Pré-Libertadores, esteve no Pote 4, casos de 2013 e 2015. As últimas vezes que foi cabeça de chave (Pote 1) aconteceram em 2009 e 2010.

2009

No ano de 2009 caiu no grupo com Defensor Sporting-URU, Independiente Medellin e América de Cali. O São Paulo sobrou, 6 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, classificou com tranquilidade no grupo.

2010

Em 2010 também sobrou no grupo com Once Caldas, Monterrey e Nacional-PAR. Foi campanha idêntica do ano anterior, só que com um saldo melhor, foi a última vez que sobrou na fase de grupos…

2013

Ano de sufoco total… Grupo com Atlético Mineiro, que sobrou com 15 pontos, Arsenal Sarandi e The Strongest. Na última rodada teve que vencer o clube mineiro, que estava 100%, foi um duelo complicado, mas venceu e passou com 7 pontos, mesma pontuação dos argentinos que acabou perdendo para o The Strongest na altitude, resultado que ajudou!

2015

Grupo com o então atual campeão, San Lorenzo, o rival Corinthians e o uruguaio Danúbio. Foi muito complicado, dependeu mais uma vez da última rodada contra o Corinthians, venceu e classificou com 12 pontos, o San Lorenzo que ficou pelo caminho com 7 pontos.

2016

Apesar de chegar na semifinal, quase o time ficou na fase de grupos com River Plate, The Strongest e Trujillanos. A última rodada foi decisiva contra o The Strongest na altitude, e foi um sufoco, classificado na 2ª colocação com 9 pontos.

2020

O pior ano – sem contar a eliminação para o Talleres antes mesmo da fase de grupos em 2019 – foi a eliminação no ‘grupo da morte’ em 2020: River Plate, LDU e Binacional. Foi o único que encarou o Binacional na altitude de 4 mil metros, perdeu. Fez apenas 7 pontos, 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, eliminado precocemente.

E em 2021?

Voltando a ser cabeça de chave, o São Paulo não escapou do grupo da morte, mas evita confrontos contra campeões como River Plate, Boca Jrs, Nacional-URU, Olimpia, e também do tradicional Cerro Porteño.

No sorteio, o São Paulo não pode encarar Internacional, Atlético-MG ou Fluminense que estão em outro pote. Únicos confrontos brasileiros viáveis são com Grêmio e Santos, caso passem da fase preliminar, e claro, o sorteio coloque no nosso caminho.

  • G1: Vencedor de Libertad (PAR) x Atlético Nacional (COL)
  • G2: Vencedor de Independente Del Valle (EQU) x Grêmio
  • G3: Vencedor de Bolívar (BOL) x Junior Barranquilla (COL)
  • G4: Vencedor de San Lorenzo (ARG) x Santos

A Sul-Americana 2021 também terá sorteio e a novidade é que terá fase de grupos na competição. Eliminados como 3ª colocado da fase de grupos da Libertadores 2021 vai para a outra competição.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

One thought on “São Paulo conhecerá caminho da Libertadores; Relembre grupos

  • Avatar
    9 de abril de 2021 em 08:52
    Permalink

    Só sei de uma coisa se não mandarem embora HERNANES e Daniel Alves vai sair na fase de grupos de novo e ainda tem esses Matusalém anciões que contrataram ainda …

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.