Ainda em atividade no futebol, mas atualmente sem clube, Richarlyson participou da Legends Cup, e antes do torneio, o tricampeão brasileiro pelo São Paulo comemorou o reencontro com o São Paulo.
Richarlyson agradeceu convite para participar desse torneio e fez revelação: “Eu sou um cara que sempre que posso, e me convidarem, estarei aqui. Foram cinco anos maravilhosos e agora o Lugano realmente me fez reaproximar. Um amigo que fiz, que converso, que encontro. Essa reaproximação foi um presente. Foi um presente, porque tudo o que tenho na vida eu devo ao São Paulo. Tudo começou aqui, títulos, visibilidade mundial. Me sinto um privilegiado de poder voltar a um clube tão grandioso. É um evento de lendas, cara. Eu sou uma lenda do São Paulo, e a ficha às vezes não cai”.
A reação do torcedor são-paulino também surpreendeu o ex-volante do clube: “É impressionante o tanto de carinho que tenho recebido nas redes sociais, me chamando de ídolo, de craque. Não consigo mensurar o que é isso para minha vida. Me sinto lisonjeado. E eu tenho falado com o time que quero ganhar (risos). Os caras do Barcelona estão sequinhos, pô, então não vai ser fácil. Mas eu sempre fui competitivo e vou entrar para ganhar. Agradeço ao Lugano por me dar a oportunidade de vestir de novo esse manto sagrado, essa camisa que me fez tão feliz. É botar bunda no chão, dar carrinho e representar o melhor possível o São Paulo”.
VEJA TAMBÉM ⇒ Richarlyson, você está na história!
E ainda mandou um recado sobre a importância de um evento como o Legends Cup e tantos outros: “A importância é ser lembrado. E em vida. Não adianta nada uma homenagem para quem já faleceu. Para nós que estamos sendo lembrados, para os que não puderam vir, é motivo de orgulho. O pessoal disse que vai ser uma rotina, querem fazer como os times europeus fazem, levando essas pessoas para outros estados e países. Um time fixo de lendas que possam resgatar as glórias do São Paulo. É um início de algo muito vitorioso. O primeiro de muitos, com a gente todo ano em torneios”.
Richarlyson viveu altos e baixos no São Paulo, seja em campo, ou pelo extra-campo, apesar de participar do elenco em 2005 que conquistou o Mundial de Clube, e ser peça importante no tricampeonato brasileiro, não era unanime. Tinha tempos que parte da torcida sequer cantava o nome do atleta, mas a outra parte sempre buscava cantar.
Um dos momentos que geraram embates sobre a relevância e falta de valorização do Richarlyson no São Paulo foi a não presença do jogador na primeira fase da ‘Calçada da Fama’, mas a prioridade na época foram os titulares em conquistas de mundiais, Libertadores e dos primeiros brasileiros, além de jogadores com histórico importante na seleção brasileira como os campeões de 2002. Mesmo assim o critério foi criticado, mas vale ressaltar que além de Richarlyson, outros nomes como Souza, Dagoberto, André Dias, também não estão presentes…