Pré-jogo: Precisando reagir, São Paulo recebe o embalado Atlético-PR

(Foto: Rubens Chiri / São Paulo)

São Paulo e Atlético Paranaense vão se encontrar pela quarta vez em 2018, nas primeiras em jogos válidos pela Copa do Brasil, melhor para os paranaenses que seguiram na competição, já no Brasileirão, o São Paulo quebrou tabu histórico na Arena da Baixada, venceu de 1 a 0.

FICHA TÉCNICA

Jogo: São Paulo x Atlético-PR, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Data: Sábado, 20 de outubro de 2018

Horário: 19h00 (de Brasília)

Árbitro: Pericles Bassols (PE) – Saiba mais sobre o árbitro carioca que representa de Federação Pernambucana

Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite

Transmissão: Premiere

DADOS HISTÓRICOS 

Partidas: 61
Vitórias do São Paulo: 21
Empates: 21
Derrotas: 19
Gols do São Paulo: 84
Gols do Atlético-PR: 73
Primeiro jogo: Atlético Paranaense 1×2 São Paulo – Estádio da Baixada, Amistoso 1937
Último jogo: Atlético Paranaense 0 x 1 São Paulo – Arena da Baixada, Brasileirão 2018
Maior vitória:São Paulo 5×0 Atlético Paranaense – Morumbi, Campeonato Brasileiro de 1992
Maior derrota: Atlético Paranaense 4×1 São Paulo – Arena da Baixada, Campeonato Brasileiro de 1999

ÚLTIMO CONFRONTO

Depois de perder a ida para o Atlético-PR, 2 a 1, e empatar por 2 a 2 a volta em jogos pela quarta fase da Copa do Brasil 2018, o São Paulo reencontrou a equipe paranaense em jogo válido pelo primeiro turno do Brasileirão 2018 e acabou com um tabu histórico, nunca tinha vencido o Atlético Paranaense na Arena da Baixada, pois Nene converteu pênalti, e acabou com jejum.

CURIOSIDADE

O último duelo entre São Paulo e Atlético Paranaense no Morumbi foi em 2016 e acabou com vitória dos paranaense, na qual quebraram um tabu histórico, não venciam o São Paulo no Morumbi desde 1983.

Na temporada de 2017, o duelo aconteceu no Estádio do Pacaembu, e o São Paulo conseguiu uma grande virada, 2 a 1, que fez a equipe respirar na luta contra o rebaixamento.

São Paulo luta contra tabu

Com apenas uma vitória em oito jogos, o São Paulo vive um momento muito complicado, caiu da liderança para a 4ª colocação, se distanciou do líder e vice-líder, justamente os dois últimos adversários da equipe são-paulina, Palmeiras e Inter, que venceram o Tricolor.

CONFIRA ⇒ Os 22 atletas relacionados para o jogo contra o Atlético-PR

A esperança são-paulina na recuperação da confiança é a partida em casa, o discurso dos atletas e do dirigente Raí é de contar com a presença do torcedor, que aparentemente não será tão grande como nos outros jogos, mas que o fator casa pode ser o diferencial neste momento.

Em entrevista para o SPFCTV, Arboleda relatou que é importante o time voltar a correr um pelo outro, e esse é o foco para a partida, inclusive o zagueiro retorna após representar a seleção equatoriana, será titular, já que Anderson Martins foi expulso no jogo contra o Inter e abriu uma vaga na zaga. Além do Anderson, os titulares Bruno Peres e Éverton não estarão disponíveis, na lateral deve jogar Araruna, e no ataque ainda é uma incógnita.

Durante a semana de treinos, Aguirre preparou possíveis mudanças, como Jucilei e Nene, pilares do time nesta temporada, podem acabar perdendo espaço, enquanto Luan, Carneiro e Tréllez podem acabar ganhando espaço, o caso de um dos ataques seria no lugar do Éverton, que ainda está com lesão muscular.

Atlético-PR busca reação

Do outro lado, o Atlético Paranaense chega confiante para atrapalhar os planos são-paulinos, a equipe vem de 6 vitórias em 7 jogos, momento totalmente oposto do São Paulo, com isso tirou a equipe da briga contra o rebaixamento para a 8ª colocação, sonhando com possibilidade de uma vaga na Libertadores.

VEJA TAMBÉM ⇒ Confira a análise detalhada do Atlético-PR

Apesar do bom momento, o Atlético-PR sofre como visitante, nessa sequência de vitórias, só venceu uma partida fora, e foi contra o Caracas na Sul-Americana, já no Brasileirão perdeu para o Santos, 1 a 0, e os outros jogos foram em casa, em rodadas anteriores teve uma sequência de três jogos fora, perdeu para Palmeiras, Atlético-MG e Chapecoense.

Com duas goleadas de 4 a 0 nas últimas duas rodadas, sobre Sport e América-MG, o Atlético se preocupa com a criação do time, justamente pelo fator citado acima, o time fora de casa sofre bastante, mas a ideia principal do técnico Tiago Nunes é fortalecer o sistema defensivo, manter a equipe forte e equilibrada para encarar o São Paulo dentro do Morumbi.

Vale ressaltar que o Atlético Paranaense tem duelo contra o Bahia nas quartas de final da Sul-Americana no meio de semana, e é um dos focos da equipe paranaense, porém Tiago Nunes não quis falar sobre poupar atletas, disse que quer usar o que tem de melhor.

Prováveis times

Provável escalação do São Paulo: Jean; Araruna, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Jucilei), Hudson e Diego Souza; Rojas, Tréllez (Everton Felipe) e Gonzalo Carneiro (Nene ou Caíque).; Técnico: Diego Aguirre

Desfalques: Everton (estiramento muscular na coxa esquerda), Anderson Martins (suspenso por cartão vermelho) e Bruno Peres (suspenso pelo terceiro cartão amarelo)

Pendurados: Hudson e Tréllez

Provável escalação do Atlético-PR: Santos; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno, Renan Lodi; Bruno Guimarães, Lucho González, Raphael Veiga; Marcelo, Nikão e Pablo; Técnico: Tiago Nunes

Desfalques: Bruno Nazário e Anderson Plata (departamento médico)

❗Informações adicionais

Ingresso: A previsão de público não é tão animadora, já que até este fim de sexta-feira não foi divulgada nenhuma parcial oficial, portanto quem quiser ir ao jogo, aproveite!

Caso tenha alguma informação, correção ou palpite do jogo, escreva nos comentários!

Fábio Martins

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.