
São Paulo e Atlético Paranaense vão se encontrar pela quarta vez em 2018, nas primeiras em jogos válidos pela Copa do Brasil, melhor para os paranaenses que seguiram na competição, já no Brasileirão, o São Paulo quebrou tabu histórico na Arena da Baixada, venceu de 1 a 0.
Jogo: São Paulo x Atlético-PR, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: Sábado, 20 de outubro de 2018
Horário: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Pericles Bassols (PE) – Saiba mais sobre o árbitro carioca que representa de Federação Pernambucana
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite
Transmissão: Premiere
Partidas: 61
Vitórias do São Paulo: 21
Empates: 21
Derrotas: 19
Gols do São Paulo: 84
Gols do Atlético-PR: 73
Primeiro jogo: Atlético Paranaense 1×2 São Paulo – Estádio da Baixada, Amistoso 1937
Último jogo: Atlético Paranaense 0 x 1 São Paulo – Arena da Baixada, Brasileirão 2018
Maior vitória:São Paulo 5×0 Atlético Paranaense – Morumbi, Campeonato Brasileiro de 1992
Maior derrota: Atlético Paranaense 4×1 São Paulo – Arena da Baixada, Campeonato Brasileiro de 1999
Depois de perder a ida para o Atlético-PR, 2 a 1, e empatar por 2 a 2 a volta em jogos pela quarta fase da Copa do Brasil 2018, o São Paulo reencontrou a equipe paranaense em jogo válido pelo primeiro turno do Brasileirão 2018 e acabou com um tabu histórico, nunca tinha vencido o Atlético Paranaense na Arena da Baixada, pois Nene converteu pênalti, e acabou com jejum.
O último duelo entre São Paulo e Atlético Paranaense no Morumbi foi em 2016 e acabou com vitória dos paranaense, na qual quebraram um tabu histórico, não venciam o São Paulo no Morumbi desde 1983.
Na temporada de 2017, o duelo aconteceu no Estádio do Pacaembu, e o São Paulo conseguiu uma grande virada, 2 a 1, que fez a equipe respirar na luta contra o rebaixamento.
Com apenas uma vitória em oito jogos, o São Paulo vive um momento muito complicado, caiu da liderança para a 4ª colocação, se distanciou do líder e vice-líder, justamente os dois últimos adversários da equipe são-paulina, Palmeiras e Inter, que venceram o Tricolor.
CONFIRA ⇒ Os 22 atletas relacionados para o jogo contra o Atlético-PR
A esperança são-paulina na recuperação da confiança é a partida em casa, o discurso dos atletas e do dirigente Raí é de contar com a presença do torcedor, que aparentemente não será tão grande como nos outros jogos, mas que o fator casa pode ser o diferencial neste momento.
Em entrevista para o SPFCTV, Arboleda relatou que é importante o time voltar a correr um pelo outro, e esse é o foco para a partida, inclusive o zagueiro retorna após representar a seleção equatoriana, será titular, já que Anderson Martins foi expulso no jogo contra o Inter e abriu uma vaga na zaga. Além do Anderson, os titulares Bruno Peres e Éverton não estarão disponíveis, na lateral deve jogar Araruna, e no ataque ainda é uma incógnita.
Durante a semana de treinos, Aguirre preparou possíveis mudanças, como Jucilei e Nene, pilares do time nesta temporada, podem acabar perdendo espaço, enquanto Luan, Carneiro e Tréllez podem acabar ganhando espaço, o caso de um dos ataques seria no lugar do Éverton, que ainda está com lesão muscular.
Do outro lado, o Atlético Paranaense chega confiante para atrapalhar os planos são-paulinos, a equipe vem de 6 vitórias em 7 jogos, momento totalmente oposto do São Paulo, com isso tirou a equipe da briga contra o rebaixamento para a 8ª colocação, sonhando com possibilidade de uma vaga na Libertadores.
VEJA TAMBÉM ⇒ Confira a análise detalhada do Atlético-PR
Apesar do bom momento, o Atlético-PR sofre como visitante, nessa sequência de vitórias, só venceu uma partida fora, e foi contra o Caracas na Sul-Americana, já no Brasileirão perdeu para o Santos, 1 a 0, e os outros jogos foram em casa, em rodadas anteriores teve uma sequência de três jogos fora, perdeu para Palmeiras, Atlético-MG e Chapecoense.
Com duas goleadas de 4 a 0 nas últimas duas rodadas, sobre Sport e América-MG, o Atlético se preocupa com a criação do time, justamente pelo fator citado acima, o time fora de casa sofre bastante, mas a ideia principal do técnico Tiago Nunes é fortalecer o sistema defensivo, manter a equipe forte e equilibrada para encarar o São Paulo dentro do Morumbi.
Vale ressaltar que o Atlético Paranaense tem duelo contra o Bahia nas quartas de final da Sul-Americana no meio de semana, e é um dos focos da equipe paranaense, porém Tiago Nunes não quis falar sobre poupar atletas, disse que quer usar o que tem de melhor.
Provável escalação do São Paulo: Jean; Araruna, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Jucilei), Hudson e Diego Souza; Rojas, Tréllez (Everton Felipe) e Gonzalo Carneiro (Nene ou Caíque).; Técnico: Diego Aguirre
Desfalques: Everton (estiramento muscular na coxa esquerda), Anderson Martins (suspenso por cartão vermelho) e Bruno Peres (suspenso pelo terceiro cartão amarelo)
Pendurados: Hudson e Tréllez
Provável escalação do Atlético-PR: Santos; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno, Renan Lodi; Bruno Guimarães, Lucho González, Raphael Veiga; Marcelo, Nikão e Pablo; Técnico: Tiago Nunes
Desfalques: Bruno Nazário e Anderson Plata (departamento médico)
❗Informações adicionais |
Ingresso: A previsão de público não é tão animadora, já que até este fim de sexta-feira não foi divulgada nenhuma parcial oficial, portanto quem quiser ir ao jogo, aproveite!
Caso tenha alguma informação, correção ou palpite do jogo, escreva nos comentários!
Fábio Martins