Jogadores Icônicos- Episódio 4: Palhinha o craque da Libertadores

( Edu Garcia| Estadão Conteúdo)

Jorge Ferreira da Silva ou Palhinha como era conhecido popularmente. Chegou ao São Paulo em 1992 depois de umas passagem brilhante pelo America-MG. Permaneceu no São Paulo até 1995, fazendo 99 jogos e marcando 33 gols.

Chegou por empréstimo até Julho daquele mesmo ano, onde foi artilheiro da Libertadores, conquistou o paulista além dos lendários bicampeonatos de 1992/93 da Copa Libertadores e do Mundial de Interclubes. Além, destes títulos históricos a lenda tricolor conquistou com a camisa do São Paulo a Recopa Sul-Americana 1993/94 e a Supercopa da Libertadores em 1993, dentre outros títulos. Com várias convocações para a seleção brasileira, enquanto esteve no São Paulo.

Sua saída foi marcada por uma insatisfação por ficar na reserva tricolor. Na época o técnico tricolor era nada mais, nada menos que Telê Santana.

Por ser versátil, o mestre Telê o escalava como meio campista e também como ponta direita. Seu histórico de lesões era perfeito, nenhuma lesão em 4 anos jogados pelo Tricolor.

Entretanto, por mais que seu histórico, não fosse de alguém que era da bagunça, o que lhe deixou insatisfeito no São Paulo, foi justamente amargar a reserva, depois de anos vitoriosos. Afinal quem não lembra do gol contra o AC. Milan no Mundial de 1993, demonstrando a verdadeira força tricolor em seus anos de ouro.

Atualmente ele é o presidente do Boston City, clube estadunidense. Além de ser o técnico da sua própria equipe, recentemente o ex-atleta quis comprar um clube Português, querendo o levar a elite portuguesa.

Nota*  “Apesar de não ter visto o Palhinha jogar pelo tricolor, os vídeos de jogos em que ele está, mostram o quão ele era aguerrido e honrou o manto tricolor”

Instagram:  @Srlopez7

Twitter:  @NenLopez1

Nenê Lopes

22 anos, estudante de comunicação social hab. Rádio e TV, apaixonado pelo São Paulo FC, baiano "retado". Ex colaborador da página spfc mil grau e design gráfico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.