Jogadores Icônicos: Episódio 38 – Getúlio, O Gegê da Cara Grande!

(Imagem: Divulgação)

Fala galera Tricolor, tudo bem? Esta semana vamos falar sobre um mineiro que fez história no Tricolor, não é o Mineiro Campeão Mundial (risos), este era lateral-direito e atuou na década de 80. Estamos falando do Getúlio Costa de Oliveira, mais conhecido como Getúlio.

Getúlio chegou no São Paulo em 1977, quando o Tricolor se esforçava para as competições daquele ano (apesar de já ter um elenco bem competitivo). Com grande admiração da comissão técnica da época, pelo seu empenho nos treinos e principalmente nos jogos, Getúlio firmou-se titular. Essa força de vontade o levou várias vezes para a Seleção Brasileira, infelizmente ficou de fora da lista final da Copa de 82.

Quis o destino que o lateral, em seu primeiro ano no Morumbi, conquistasse um título brasileiro e ainda mais interessante, em cima do seu ex-clube Atlético-MG. E que jogo, uma final memorável onde os dois clubes não cederam levando a decisão para a decisão para os pênaltis. Infelizmente o Getúlio errou a primeira cobrança, mesmo assim o Tricolor sagrou-se campeão Brasileiro de 77. O erro na primeira cobrança não apagou as grandes atuações do lateral que se doou ao máximo e por mais que faltassem pernas sobravam vontades.

Foi assim nos campeonatos Paulista de 80 e 81. Em 80 com muita entrega o São Paulo sagrou-se campeão. Já no ano seguinte o São Paulo foi muito superior nas duas partidas da final contra o Ponte Preta, e foi dos pés de Getúlio que se iniciou a jogada do primeiro gol da vitória por 2×0 nessa memorável final.

Depois de 7 anos defendendo o São Paulo, Getúlio foi vendido para o Fluminense. Pelo São Paulo foram 333 jogos e 37 gols, além do Brasileirão de 1977 e os Campeonatos Paulista de 1980 e 1981. Um último detalhe sobre o lateral direito, ele era um dos cobradores oficiais de pênaltis e faltas.

Twitter: @NenLopez1

Instagram: @Srlopez7

Facebook: Nenê Lopez

Nenê Lopes

22 anos, estudante de comunicação social hab. Rádio e TV, apaixonado pelo São Paulo FC, baiano "retado". Ex colaborador da página spfc mil grau e design gráfico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.