Jogadores Icônicos: Episódio 24 – O atacante Faustino!

(Imagem: Divulgação | Memórias do Esporte)

Fala galera Tricolor, beleza? Esta semana vamos voltar a velha guarda, para falarmos de um craque atacante que muitos dizem ter sido melhor que qualquer jogador da Europa. Vamos falar do Alcides da Cruz Faustino ou somente Faustino.

O jogador que nasceu no dia 2 de dezembro de 1940, chegou ao São Paulo em abril de 1961, época em que o Morumbi estava sendo construído (apesar de ter sido inaugurado em 1960, ainda estava em obras), e o Tricolor precisou apertar os bolsos em suas contratações. Por ser muito habilidoso o Ponta-direita chamou as atenções dos dirigentes do São Paulo, além do seu baixo custo benefício.

Faustino mostrava grande habilidade e seu ponto forte eram os dribles curtos e secos que na sua maioria sairá como uma provocação no adversário, carregava a bola sempre em direção ao gol, chamando a falta. Um jogo especial na sua carreira foi São Paulo x Santos no dia 15 de agosto de 1963 pelo Paulistão, onde o Tricolor aplicou uma goleada de 4×1 sobre o rival. Nessa partida, Faustino abriu o placas aos 5 minutos do primeiro tempo e no decorrer do jogo foi o grande responsável pelas expulsões de Pelé e Coutinho, em suas provocações e dribles desconcertantes.

Esteve presente também na excursão que o São Paulo fez na Europa em 1964, jogando contra times como Borussia Dortmund-ALE, Bordeaux- FRA, Fiorentina-ITA e Milan-ITA, dentre outros clubes tradicionais europeus, em tal ocasião o São Paulo retornou invicto, foram 9 vitórias e 3 empates.

Em 1966 foi emprestado ao Bragantino, retornando ao São Paulo em 1968 com problemas em relação ao contrato de seu peso, ainda fez grandes partidas. Faustino fez parte de um dos maiores jejuns de títulos do Tricolor, o que nem por isso tirou seu status de craque por aqui. E apesar de não ter ganhado nenhum título de expressão com o São Paulo, conquistou alguns torneios. Pelo São Paulo foram 234 jogos e 34 gols. Faustino ainda se tornou professor de Educação Física. Em 1988 no dia que de fevereiro para craque foi brutalmente assassinado, após reagir à um assalto na capital paulista.

Twitter: @NenLopez1

Instagram: @Srlopez7

Facebook: Nenê Lopez

Nenê Lopes

Nenê Lopes

22 anos, estudante de comunicação social hab. Rádio e TV, apaixonado pelo São Paulo FC, baiano "retado". Ex colaborador da página spfc mil grau e design gráfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.