[EXCLUSIVA] Reforço do São Paulo para o NBB, Léo Meindl fala com o SPFC 24 Horas e manda recado para a torcida tricolor

Reprodução/NBB

Após a precoce eliminação no Campeonato Paulista de Basquete de 2o19, o São Paulo entrou forte no mercado de transferências e, depois de anunciar o pivô Murilo Becker, fechou acordo com mais um reforço, o ala Leonardo Meindl. Com bagagem no basquete nacional, o jogador de 26 anos coleciona passagens por grandes clubes do país e também pela seleção brasileira.

A contratação de Léo Meindl foi prioridade devido a lesão no ombro do ala-armador Desmond Holloway, que desfalcará a equipe por aproximadamente seis meses.

CONFIRA Analisamos Léo Meindl e Murilo Becker, reforços para o NBB

Na última temporada, Léo disputou o Novo Basquete Brasil (NBB) pelo Paulistano e, após deixar o time brasileiro, almejou novos rumos para sua carreira e viajou à Europa. No velho continente chegou a disputar, pelo Oviedo, a pré-temporada espanhola. O ala comentou sobre sua passagem na Espanha: “O Oviedo foi o final da minha preparação em geral, aprendi muito mais sobre o jogo. Disputei muitos amistosos e consegui incrementar muitas coisas, sem contar a evolução pessoal.”

(Foto: Oviedo/ESP)

Encantado com a história do tricolor paulista, Léo Meindl fez questão de ressaltar os motivos de ter assinado com o São Paulo: “Jogar com uma camisa de peso como a do São Paulo é tentador.”

O ala, que já atuou com diversos atletas do elenco são-paulino, falou sobre o entrosamento com Georginho de Paula, Renan Lenz, Jefferson William e Murilo Becker: “O processo de maturação da equipe como um todo fica muito mais rápida”

Georginho de Paula e Léo Meindl representaram o Brasil na Americup 2017. (Foto: Reprodução FIBA)

O ítalo-brasileiro comentou sobre as expectativas de trabalhar com Cláudio Mortari e Enio Vecchi, medalhões da comissão técnica tricolor: “Estou muito feliz em poder trabalhar com grandes profissionais como eles, tenho certeza que irei terminar a temporada muito melhor do que comecei.”

A carreira de Léo Meindl não é tão longa, mas o ala, que conta com alguns títulos no currículo, já marcou seu nome no cenário nacional. Em terras tupiniquins, foi campeão do NBB (2016-17) pelo Bauru Basket e, vestindo a camisa da seleção brasileira, conquistou o inédito ouro no Panamericano de Basquete (2015).

Léo, enquanto atuava pelo Franca, no NBB 2012-13, venceu o prêmio de melhor sexto-homem da temporada. Ele comentou sobre a busca por títulos individuais no São Paulo: “Meu objetivo principal é o coletivo, quero ser campeão com essa camisa! Se eu for coroado com algum prêmio individual seria ainda melhor, afinal, todos nós atletas trabalhamos muito para isto.”

Léo Meindl em 2013, quando foi nomeado o sexto-homem da temporada no NBB. (Foto: Reprodução/NBB)

Presente em convocações da Seleção Brasileira desde 2014, Léo Meindl ficou de fora das últimas listas do técnico Alexsandar Petrovic. Um dos objetivos do ala é reconquistar seu espaço na amarelinha. “Ajudando o São Paulo a ficar no topo penso que a convocação pode ser consequência de jogar em um time grande e bem sucedido.” comentou.

Léo Meindl no Panamericano de Basquete em 2015. (Foto: GASPAR NOBREGA/INOVAFOTO)

Recém-contratado, o notável jogador deixou um recado para a torcida são-paulina: “Lutaremos com todas as forças para honrar o escudo tricolor. Espero que lotem nosso ginásio para nós incentivar a buscar sempre mais.”

Em 8 temporadas no NBB, seu melhor desempenho foi na temporada 2014-15, onde teve médias de 15,7 pontos e 5,3 rebotes em quase 35 minutos por jogo, além dos 13,9 de eficiência.

Na época 2018-19, ao defender as cores do Paulistano, também fez boa temporada. Léo acabou finalizando o campeonato com médias de 14,9 pontos, 6,6 rebotes e 16,3 de eficiência em apenas 26 minutos por jogo.

A partida de estréia do Léo Meindl com a camisa do São Paulo já está marcada. Neste dia 15, o tricolor enfrentará o rival Corinthians, fora de casa. O ala comentou sobre como será disputar o clássico, que será o primeiro majestoso na história do NBB.: “Será uma grande partida, sabemos do peso desse jogo e vamos lutar até o fim.”

Confira toda a conversa com Léo Meindl, reforço do São Paulo para o NBB

Poderia me falar um pouco sobre quem é Leonardo Meindl?

R: Eu realmente não gosto de me definir, creio que quem se define, se limita. Posso dizer que sou uma pessoa que ama a família e gosta muito de trabalhar. Vivo em busca de realizações, tanto pessoais quanto profissionais.

Jogar no São Paulo e no NBB pode te ajudar a reconquistar espaço na seleção?

R: Nesse momento estou busca do fazer o melhor para o São Paulo e evoluir o máximo que puder como atleta. Mas sim, ajudando o São Paulo a ficar no topo, acho que a convocação pode ser a consequência de jogar em um time grande e bem sucedido!

Você foi eleito o sexto-homem da temporada no NBB 12-13. Quais outros prêmios você pretende conquistar pelo São Paulo?

R: Meu objetivo principal é o coletivo, quero ser campeão com essa camisa! Se eu for coroado com algum prêmio individual seria ainda melhor, afinal, todos nós atletas trabalhamos muito para isto.

Como foi planejada a sua pré-temporada no Oviedo e o que o basquete europeu lhe proporcionou?

R: Essa pré-temporada foi um turbilhão de emoções. Tracei metas, procurei os melhores profissionais e comecei meu caminho, tudo estava ótimo, até que perdi o meu pai… Ele sempre foi tudo pra mim! Enfim, depois de algumas semanas consegui voltar aos trilhos e finalizar meus objetivos. Oviedo foi o final da preparação em geral, aprendi muito mais sobre o jogo, fiz grandes amistosos e consegui incrementar muitas coisas, sem contar com a evolução pessoal.

Você já atuou com Georginho, Renan, Jefferson e Murilo. Isso pode ajudar no processo de entrosamento?

R: Com certeza. O processo de maturação da equipe como um todo fica muito mais rápida.

Com passagens por Franca, Bauru e Paulistano, experiência é um forte em sua carreira. Poderia descrever como foi sua jornada até aqui?

R: Apesar de ainda ser novo, eu tenho essa bagagem e fico feliz pelo pouco que conquistei até aqui. Não me arrependo de nada, espero percorrer um longo caminho ainda.

O São Paulo pode ir longe em sua primeira temporada no NBB?

R: Temos muito a evoluir, vamos trabalhar para chegar no topo.

A comissão técnica do São Paulo é recheada de medalhões. Como Claudio Mortari e Enio Vecchi podem ajudar no seu jogo?

R: Estou muito feliz em poder trabalhar com grandes profissionais como eles. Tenho certeza que irei terminar a temporada muito melhor do que comecei.

A estréia do São Paulo no NBB será diante do Corinthians, maior rival do clube. Existe uma pressão em estrear com a camisa são-paulina logo em um clássico?

R: Vivemos sob pressão, que torna o esporte competitivo e nos faz evoluir. Será uma grande partida, sabemos do peso desse jogo e vamos lutar até o fim.

Você era cobiçado por muitos outros clubes. O que te seduziu para assinar com o São Paulo?

R: Foram várias coisas. Jogar com uma camisa de peso como a do São Paulo é tentador, ainda ao lado de grandes amigos e uma comissão bem sucedida. Um dos pontos mais relevantes foi o desafio de levar um projeto dessa grandeza a ser notado no basquete nacional.

Quais são as suas expectativas para entrar em quadra com a camisa tricolor?

R: São as melhores possíveis, estou muito bem preparado e ansioso para colocar toda minha preparação e vontade de jogar pelo São Paulo em quadra.

Qual é o seu recado para a torcida são-paulina?

R: Lutaremos com todas as forças para honrar o escudo tricolor. Espero que lotem nosso ginásio para nos incentivar a buscar sempre mais.

Diego Marcondes, SPFC 24 HORAS.

Diego Marcondes

17 anos. Amante de basquete e são-paulino. Um dos percusores do Arremesso Tricolor. Também colaboro em Jumper Brasil e BasCast Brasil.

Este post tem 4 comentários

  1. Jailson

    Parabéns pela essa grande entrevista ??vamos Léo representar a camisa tricolor ❤️

  2. Erasmo Santana Junior

    Muito boa entrevista!!… Tomara que ele vingue no Tricolor e possamos buscar o título do NBB!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.