São Paulo domina Minas e garante vaga inédita na final da Copa Super 8

São Paulo Super 8
Foto: Reprodução/São Paulo FC

Nessa terça-feira (19), o São Paulo enfrentou o Minas no Ginásio Antonio Prado Jr. em confronto válido pela semifinal da Copa Super 8. Concentrado e administrando bem a partida, o tricolor levou a melhor, venceu por 78 a 70 e agora enfrenta o Flamengo na decisão.

Primeiro Período – São Paulo 14 x 16 Minas

O primeiro período foi abaixo do rendimento para as duas equipes. O placar de 16 a 14 ao final refletiu o que foi o início: um São Paulo cadencioso, preocupado com a saída de quadra precoce de Georginho e com o adversário difícil, mas que venceu o duelo ofensivo no garrafão. Do outro lado, um Minas que tentava explorar os erros tricolores e se deu bem com rebotes defensivos.

Segundo Período – São Paulo 23 x 18 Minas

Georginho retornou no começo do segundo quarto em um São Paulo um pouco mais atento defensivamente. Os erros do Minas somados às recuperações de bola deram boa vantagem ao tricolor, que acabou cedendo e indo para o intervalo com apenas três pontos de diferença (37 a 34). Jefferson e Bennett com oito pontos cada e Lucas Mariano com sete rebotes foram os destaques da metade da partida.

Terceiro Período – São Paulo 19 x 17 Minas

O terceiro quarto foi o momento mais difícil da partida para o São Paulo, isso porque a equipe se viu diante de trocas de liderança. Por outro lado, a proposta de intensidade do Minas, que estava levemente em desvantagem no jogo pelo primeiro tempo, fez com que o adversário errasse mais. Dessa forma, o tricolor conseguiu permanecer na frente ao final do período (56 a 51).

Quarto Período – São Paulo 22 x 19 Minas

Decisivo, o último período foi o melhor do São Paulo em números. Aproveitando a fragilidade e exposição do Minas àquela altura, o tricolor impôs seu trabalho ofensivo com um arsenal variado: Lucas Mariano e Renan Lenz cravaram e fizeram trabalho quase perfeito nos rebotes ofensivos e defensivos e Dawkins explorou a criação de jogadas. No finalzinho, já coroada a presença na grande final do Super 8, o adversário diminuiu a vantagem que chegou a ser de 15 pontos. Fim de jogo e classificação tricolor: 78 a 70.

Destaques

São Paulo: Georginho (16 pontos e 42.9% nas bolas de três) e Bennett (16 pontos e 69.6% de aproveitamento de quadra), Renan Lenz (13 pontos e 68.4 de aproveitamento) e Lucas Mariano (12 pontos e 12 rebotes).

Minas: David Jackson (14 pontos com 73.7% de aproveitamento), Parodi (13 pontos, 60% nas bolas de três e quatro assistências) e Gui Santos (11 pontos).

Em vantagem psicológica durante toda a partida, o São Paulo soube envolver o forte Minas. A equipe de Claudio Mortari esteve presente nos dois lados da quadra, explorando pontos do adversário que foram cruciais para o caminho da vitória. Com o resultado, o tricolor devolveu a eliminação de 2020 nas quartas de final. Fica o destaque também a Renan Lenz com outra bela partida, coroando sua convocação para a Seleção Brasileira.

São Paulo e Flamengo ocorre no próximo sábado, às 16h (horário de Brasília), valendo o título do Super 8. ESPN, DAZN e Cultura transmitem.

Vitória Corrêa – twitter.com/tlsvick

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.