Inédito! São Paulo decide final da Copa Super 8 hoje, diante do Flamengo!

(Marcos Limonti)

Após passar pelas fases eliminatórias em 2 jogos, chegou a hora do São Paulo disputar uma final no nível da elite do basquetebol brasileiro.

Uma evolução constante, gera frutos

O embate histórico para a equipe paulista ocorre no sábado (23), às 16:00 horas, no ginásio Antônio Prado Júnior – Clube Athletico Paulistano e diante, temos o tradicional Clube de Regatas Flamengo.

Como se não bastasse a quebra de patamares do ano passado com a equipe jogando (e bem diga-se assim de passagem) o NBB, o São Paulo aproveitou o tempo de recesso da liga para se reforçar e chegar para a decisão em pé de igualdade com o atual campeão nacional.

No último jogo, a vitória não veio com a tranquilidade anteriormente vista nas quartas de final, porém, às oscilações foram tornando-se menos constantes ao decorrer da partida e com mais segurança, o tricolor veio para o terceiro e último quarto para definir o jogo com um Georginho mais impactante e decisivo na pontuação.

Do outro lado, as finais fazem parte da rotina.

(MARCELO CORTES/FLAMENGO)

Em outra face da quadra, a equipe carioca perpetua uma grande confiança por parte da sua torcida

que vê um time adaptando-se e vencendo as partidas de maneira mais fácil na medida em que o jogo vai acontecendo.

 

Isso porque em 2 jogos – 8 quartos, sempre ocorre uma derrota no primeiro e supremacia nos outros períodos. Portanto, se serve como dica, os adversários nunca podem relaxar por melhor que tenha sido no início. Já tiveram vantagens de 10 pontos em um quarto.

Eneas Lima, setorista do Flamengo no Garrafão Rubro Negro ressalta que o time acredita que a habilidade atrelada a experiência dos veteranos vão fazer o jogo ser bastante competitivo, com chances de controle. Ainda sobre o elenco ele diz: “Marquinhos e Olivinha estão numa crescente de rendimento, e é bom não duvidar do potencial do mago, Franco Balbi, que pode não ter a sua melhor temporada no que se refere à pontos, mas o argentino gosta de jogo grande como nesse sábado”.

O estilo de jogo é frequentemente dominante do perímetro, só que notamos ao um garrafão com grande ascendia de rebotes ofensivos ganhos,  o que já gerou um quarto dos pontos da equipe no primeiro jogo contra o Franca.

Mas afinal, o que podendo esperar da decisão?

O duelo será em dia de jogo do clube de futebol e se tem lugar onde o torcedor deveria estar ansioso, é aqui.

Começando com as superstições, a equipe do Morumbi pode se apegar aos bons resultados obtidos na quadra, onde estão invictos. Vale ressaltar também que se um jogador carrega o “bom fardo” de ser carrasco dos campeões, esse alguém é Renan Lenz, que nas duas últimas vitórias do São Paulo no confronto, foi o maior cestinha é decisivo no segundo tempo das partidas.

(Marcos Limontti)

Além do ala/pivô, os holofotes também tem de serem dados para o MVP Georginho, que mesmo não estando no topo das estáticas, vem aproveitando bem seus melhores momentos. Falando ainda em jogador eficiente, que tal falar de Bennet? O jogador tem a melhor média de produtividade por pontos no seu tempo em quadra, pode esbanjar os seus 26 pontos.

E se estamos falando de números de liderança, os nossos oponentes não ficam pra trás. Marquinhos é o líder de média de pontos da copa e parece que nem mesmo a pausa forçada das atividades, fez com que o jogador parasse seu progresso em pontuação. Ainda contamos com sendo cestinha da semifinal com 14 pontos e o incansável Olivinha, que tem uma boa média de 5 rebotes e aparece na quinta colocação de pontos por média, com seus 17.3.

O duelo da soberania x a novidade

A história de que não há favoritismo não chega a ser datada como apenas um folclore esportivo. De fato, os números são comparáveis com leve vantagem para os rubro negros que entram em sintonia e a tranquilidade de estar disputando a terceira final consecutiva do torneiro.

O São Paulo terá que lidar com a habilidade e forte marcação no garrafão e ainda contar com um aspecto primordial em uma final: O emocional. A maturidade enquanto time, ainda não esteve fixada nessa temporada mais longa, pois a aproximação dos adversários no placar, chegando ao ponto de sofrer viradas, causa uma pequena preocupação que foi trabalhada durante os dias de treinamento até logo mais.

Final Copa Super 8

Local: Ginásio Antônio Prado Júnior, São Paulo

Horário: 23/01/2021, sábado – às 16:00

Transmissão: ESPN, DAZN e TV Cultura. 

 

PROVÁVEIS TITULARES

São Paulo: Georginho, Bennet, Shamell, Jefferson e Lucas Mariano

Flamengo: Balbi, Yago, Marquinhos, Olivinha e Hettsheimeirr

Alan de Oliveira: @alan_deoli

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

Avatar

Gustavo Marinheiro

Meu nome é Gustavo Marinheiro, sou estudante de Jornalismo, fotógrafo e professor. Escrevo há 3 anos, sendo sobre o São Paulo há 2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.