Estreante na Copa Super 8, São Paulo reencontra o Minas TC, no Morumbi

Reprodução/LNB

Após terminar o ano de 2019 com uma vitória sobre o Pato Basquete e finalizar o primeiro turno do NBB na terceira colocação, o São Paulo irá disputar pela primeira vez a Copa Super 8. O adversário será o Minas TC, uma das quatro equipes que venceram o tricolor no decorrer da competição. A partida ocorre nesse sábado (04), ás 12h50, no Ginásio do Morumbi. A entrada é gratuita pelo Portão 13. O jogo será transmitido pela TV Band.

ÚLTIMA PARTIDA:

O São Paulo venceu com facilidade o seu último confronto de 2019, diante do Pato Basquete. Com altos e baixos durante a partida, o tricolor se estagnou no jogo durante os períodos iniciais, mas conseguiu imprimir seu jogo e dominar as ações no último quarto, conquistando assim uma vitória tranquila por um placar de 87 a 63. Shamell com 24 pontos e Léo Meindl com 20 foram os destaques do time são-paulino.

COPA SUPER 8:

Criada em 2018, a competição foi disputada apenas uma vez, no hiato entre o primeiro e o segundo turno da última temporada do NBB. A Copa Super 8 contém oito participantes, que se enfrentam em fase de mata, ou seja, quem vencer classifica e quem perder está fora. As chaves sã0 pré-definidas, onde o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto e o quarto enfrenta o quinto. As equipes que terminaram o turno no G4 tem mando de quadra garantido nas quartas de finais. O campeão ganha vaga na Basketball Champions League Américas, a maior competição continental.

O ADVERSÁRIO:

O Minas TC é um velho conhecido do São Paulo. A equipe mineira veio ao Morumbi em novembro e venceu o tricolor com algumas controvérsias sobre a arbitragem da partida. No entanto, o time comandado por Léo Costa explorou muito bem seus atletas e com ótima partida coletiva e com grandes atuações de Alex, Leandrinho, Scott e Gui Deodato, venceram por um placar de 78 a 75, com muitos erros por parte do time paulista que não foram corrigidos pelo treinador Cláudio Mortari, sendo um deles a força de Minas no garrafão.

Sem entrosamento e com muita dificuldade em encaixar as peças, o Minas não fez um bom primeiro turno e finalizou com apenas 60% de aproveitamento, vencendo 9 dos 15 jogos. Com vitórias sobre Rio Claro, Pato Basquete, São Paulo, Bauru, São José, Basquete Cearense, UNIFACISA, Corinthians e Brasília e com derrotas para Flamengo, Botafogo, Paulistano, Franca, Mogi e Pinheiros, a equipe mineira fica na sexta colocação do campeonato.

Leandrinho Barbosa, destaque do Minas na competição, é dúvida para o jogo. O ala-armador foi poupado das últimas partidas por causa de uma dor nas costas e ainda não se sabe se estará disponível para enfrentar o São Paulo. No NBB, tem médias de 19,8 pontos e 4,5 assistências. Os outros destaques da equipe mineira são o pivô Devon Scott, que tem médias de 14,4 pontos e 7,7 rebotes e o ala Alex Garcia, com médias de 17,2 pontos além de ser um exímio defensor.

A rotação de Minas, que atualmente conta com 10 jogadores em destaque, é um ponto a favor diante do tricolor, que roda pouco o elenco e tem um abismo técnico entre os titulares e os bancários. A partida deve ser muito disputada, sem favoritos, e decidida apenas nos minutos finais. É esperado um grande jogo no Ginásio do Morumbi, duas das melhores equipes do NBB se enfrentando em um jogo decisivo. O São Paulo terá muitas dificuldades, visando a alta estatura e grande atleticismo dos atletas do time mineiro e também um grande poderio ofensivo e defensivo. Para garantir a classificação, as estrelas paulistas precisam estar em um bom dia, o time de Claudio Mortari precisará muito de Georginho, Shamell, Léo Meindl, Renan Lenz e outros.

CONFRONTO:

O pivô Murilo Becker falou sobre a sua expectativa para o Super 8: “Acho que a expectativa é a melhor possível para o Super 8, podemos vencer qualquer equipe em qualquer ginásio. Vamos enfrentar uma excelente equipe que é o Minas, que nos venceu em casa, em um jogo equilibrado e decidido nos minutos finais. Será um jogão. Ele também falou sobre o regulamento do campeonato, que propõe apenas um jogo, quem vence classifica e quem perde está fora: “É um campeonato difícil, você tem que estar em um dia bom, depois não há chances de correr atrás. Vamos com tudo, já voltamos a treinar e estamos firme para vencer esse jogo.”

O ala pivô Renan Lenz também comentou sobre a competição: “O Super 8 é o caminho mais curto de classificação para um torneio continental, então nossa expectativa é de entrar pra ganhar e nos garantir na Basketball Champions League Americas na próxima temporada!” Para finalizar, traçou expectativas para o jogo contra o Minas: O duelo contra Minas será muito duro, pois eles tem um time muito bom, com jogadores experientes. Espero um duelo duro mas com um final diferente do que tivemos na fase de classificação!”

O ala Léo Meindl, estrela tricolor e cestinha da equipe disse: “Nossa expectativa é ser campeão, além de se fortalecer como um coletivo, conseguir reparar os erros do primeiro turno e começar a colocar em prática nossos pontos fortes. Teremos um desafio duro pela frente, o jogo mais difícil da primeira rodada. Se quisermos ser campeão, precisamos passar por todas as equipes. Temos que focar e fazer o que puder para sair com a vitória.”

FICHA TÉCNICA:

Jogo: São Paulo x Minas TC

Local: Ginásio do Morumbi, Morumbi (SP)

Data e horário: 4 de janeiro, 12h50 (horário de Brasília).

Transmissão: TV Band

PROVÁVEIS TITULARES:

São Paulo: Georginho de Paula, Léo Meindl, Shamell Stallworth, Jefferson William e Renan Lenz. Técnico: Cláudio Mortari.

Minas TC: Davi Rossetto, Gui Deodato, Alex Garcia, Tyrone Curnell e Devon Scott. Técnico: Léo Costa.

Diego Marcondes

17 anos. Amante de basquete e são-paulino. Um dos percusores do Arremesso Tricolor. Também colaboro em Jumper Brasil e BasCast Brasil.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.