Neste domingo (26) o já classificado São Paulo enfrenta o Guarani, pela última partida da fase de grupos do Campeonato Paulista. Para o tricolor, a partida vale (em caso de combinações de resultados) a liderança geral do campeonato. Para o bugre, a partida põe em jogo a classificação ou não do time para a fase final do torneio. Em caso de vitória o time campineiro se classifica, deixando o Corinthians fora do mata-mata.
A possibilidade de ver o rival fora de disputa, trouxe aos torcedores um dilema: vale a pena torcer para uma derrota do tricolor apenas para prejudicar um rival em um campeonato paulista? Para mim, não.
Independentemente do cenário, torço sempre para uma vitória do São Paulo, e sinceramente, pouco me importo com a situação do rival. Para mim, muito mais vale uma vitória convincente sobre o Guarani que traga confiança para a fase final. Depois de muito tempo, vejo esse Campeonato Paulista como uma das poucas chances reais de títulos que tivemos em um passado recente, e como já diria um dos provérbios do futebol, campeão não escolhe adversário. O São Paulo precisa dessa conquista para provar que ainda é um time que deve ser temido, e nada melhor que superar os rivais nas fases finais do torneio em busca do título estadual. Um resgate de confiança e tradição.
E para chegar na melhor forma possível, é necessário (por mais que a opção seja poupar alguns titulares) vencer. Uma derrota, por mais que seja desejo de muitos torcedores, seria mais um motivo para que uma “crise” seja plantada no Morumbi. A “Fiel Press” não pouparia esforços para procurar críticas no desempenho do time e descredibilizar todo um trabalho que vem sendo trilhado durante os debates em seus programas esportivos, na tentativa de trazer polêmica para rodear o tricolor, o que não seria nenhuma novidade.
Vale lembrar que, por mais que o tricolor vença a partida amanhã, isso não garante a classificação do rival. Para que o Corinthians se classifique é necessário que o mesmo vença o Oeste fora de casa, que luta contra o rebaixamento. Em caso de empate entre São Paulo e Guarani, o rival são-paulino precisa vencer por 2 gols de diferença e o retrospecto do rival não garante isso. Além disso, O Red Bull Bragantino, que venceu o tricolor no Morumbi, seria o adversário do time de Itaquera na primeira fase de mata-mata. Um duelo duríssimo para o Corinthians, visto que o Braga apresenta um dos melhores desempenhos e atualmente é líder da classificação geral do campeonato.
Portanto, ressalto novamente que seja com time principal, reserva ou sub-20, para mim, quando o escudo e as cores do São Paulo Futebol Clube estão em campo a vitória é o único resultado que me interessa. Pouco me importa a situação do rival, quero meu time campeão novamente, e para isso, é preciso vencer todo mundo e não escolher adversário.
Murilo Zanardi
@murilozanardi