Em busca da liderança, São Paulo enfrenta o Cerrado nesta terça-feira pelo NBB

(Foto: Reprodução/SPFC)

Embalado por por cinco vitórias consecutivas, o São Paulo encara nesta terça-feira (15) a equipe do Cerrado Basquete. O duelo entre as duas equipes será realizado no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim , palco dos últimos dois jogos da equipe são-paulina, devido ao sistema de sedes utilizada no primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21. A partida inicia-se as 20h00 ( Horário de Brasilia), com transmissão da ESPN.

Último Confronto

O São Paulo no  último domingo (13) enfrentou a equipe do Caxias do Sul Basquete e venceu de forma contundente. Com o favoritismo ao lado do tricolor devido a maior qualidade do seu elenco, os comandados de Cláudio Mortari fizeram valer a expectativa e venceram por 109 a 89. Com um primeiro tempo deveras avassalador, a equipe anotou 59 pontos e encaminhou uma vitória tranquila com mais um placar centenário, o quinto em nove partidas no campeonato.

A partida começou com a equipe tricolor demonstrando o poderio ofensivo que o coloca como o melhor ataque da competição até aqui. Com Shamell, Jefferson William, Georginho e Lucas Mariano voando, o time São Paulino simplesmente não deu chances ao Caxias no primeiro tempo. Com boa movimentação, um ótimo trabalho de garrafão com o muito eficiente Lucão, e um perímetro novamente pegando fogo, a diferença de 24 pontos no placar definiu muito bem o que foi a partida até o intervalo.

Com o placar praticamente resolvido, o técnico Cláudio Mortari aproveitou o segundo tempo para dar rodagem ao elenco, demonstrando mais uma vez a qualidade da montagem do mesmo para esta temporada. Destaque para uma ótima  segunda etapa do ala-pivô caxiense Túlio da Silva que anotou 23 pontos, do crescimento do pivô Gerson Santo nos últimos dois jogos, e claro, da construção de mais um triplo-duplo do nosso MVP Georginho de Paula, o segundo na temporada e o sétimo na carreira.

O adversário- Cerrado Basquete 

Participando pela primeira vez do NBB nessa temporada, o Cerrado Basquete vivia a expectativa de ser uma das surpresas dentro da competição. Porém com apenas uma vitória em nove partidas, a equipe do Distrito Federal ocupa apenas o penúltimo lugar do campeonato. A equipe comandada pelo técnico Bruno Lopes até o momento não fez valer o investimento que fez no seu elenco, que vai de apostas até jogadores reconhecidos no cenário nacional.

Possuindo em seu elenco atletas que já fizeram boas campanhas individuais, como os ala-armadores Paulo ex Pato Basquete, e Kevin Crescenzi ex Flamengo e Bauru, o armador Coelho ex Botafogo e os pivôs Bruno Fiorotto ex Brasília e Douglas Nunes ex Unifacisa, o time de Brasília aliou um elenco experiente a uma excelente aposta como o norte-americano J.C. Fuller que é o destaque da equipe até aqui com médias de 16,7 pontos por jogo e 12,9 de eficiência.

Apesar de ter feito jogos bem parelhos na competição, como contra Franca, Bauru, Mogi , Unifacisa , Fortaleza e Pinheiros onde foi derrotado por uma pequena diferença de pontos, a equipe do Cerrado conseguiu vencer apenas o Caxias do Sul por 67 a 63 e vem sendo uma das decepções do campeonato . Vindo de quatro derrotas seguidas, enfrenta agora uma dura sequência na competição,encarando São Paulo e Flamengo de forma consecutiva, que são os líderes da competição.

São Paulo e Cerrado já se enfrentaram duas vezes em sua história ambas pela Liga Ouro de 2019. Com duas vitórias, o tricolor leva vantagem no confronto tendo vencido por 72 a 71 no Ginásio da IESPLAN e por 81 a 69 no Ginásio do Morumbi.

O jogo 

A expectativa é de um jogo sem sustos para o São Paulo. Com a equipe do Cerrado demonstrando muitas dificuldades desde o início da competição e os comandados de Cláudio Mortari  voando nas últimas partidas, a tendência é que mais uma vez a equipe possa ser dominante no ataque e fulminante no perímetro como vem sendo. Cabe a equipe da Capital Federal tentar freiar o ímpeto ofensivo do tricolor e limitar o ataque do atual vice-líder a menos de 100 pontos, e ser cirúrgico no ataque para tentar sair com a vitória.

Na última partida do adversário na competição, vale frisar uma pontuação concentrada em 5 atletas da rotação, sendo eles Paulo, que anotou 12 pontos, Fuller e Douglas Nunes com 15 pontos cada e o destaque jovem da equipe Daniel Von Haydin que anotou 14 pontos e também inspira cuidados ao São Paulo. Coelho que anotou 11 pontos diante do Pinheiros é o maestro dessa equipe e terá um duelo interessante com Georginho, tendo a dura missão de tirar o volume do MVP.

A partida é muito importante para o time de Cláudio Mortari, afinal em caso de vitória a equipe dorme na liderança do NBB. Cabe a equipe saber aproveitar as jogadas de transição, visto que a defesa não é o ponto forte da equipe do Cerrado. Jogo fundamental também para continuar elevando a confiança e rodar o elenco, afinal no sábado teremos um duelo duro na parte de cima da tabela contra o Minas, partida vista como mais uma ” prova ” dentro da competição.

Para o pivô  Gerson Santo, seriedade e disciplina são essenciais, não somente para a partida de amanhã como para todo o campeonato. Ele também pontua que vem se preparando e está pronto ajudar a equipe sempre que o treinador precisar. ”Hoje temos um jogo muito importante pra dar continuidade no trabalho que vem sendo feito. Sabemos da seriedade e disciplina que precisamos encarar esse jogo para continuar crescendo como equipe. Eu sigo me preparando junto com a equipe para estar disponível sempre que o Cláudio chamar meu nome.”

Já o armador norte-americano Kenny Dawkins espera um jogo duro, e ressalta a importância de vencer nesta noite e assumir a liderança. ” Para o jogo contra o Cerrado esperamos uma partida dura até o fim, pois sabemos o time que eles tem do outro lado. Temos que ter foco nos detalhes e na nossa defesa para facilitar o jogo para a gente. É muito importante para nossa confiança assumir a liderança, mas o mais importante é que cada jogo nós vamos melhorando como equipe e isso faz nossa confiança aumentar mais ainda. Jogando muito feliz e concentrado ! ”

O ala-pivô Jefferson William enfatiza a crescente que o time vem tendo nas últimas partidas e ressalta a atenção que o time deve ter na partida de hoje. ”A expectativa é continuar evoluindo. O time vem em uma ótima crescente. Estamos conseguindo fazer bons jogos. O Mortari vem nos alertando sobre o tropeço dos grandes times no NBB e não podemos deixar isso acontecer. Estamos com foco total e queremos fazer um grande jogo para sair com a vitória. O time do cerrado vem com uma derrota doída para o Pinheiros e temos que estar atentos.”

FICHA TÉCNICA

Jogo: São Paulo x Cerrado Basquete

Local: Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, São Paulo (SP).

Data e Horário: 15 de Dezembro ,20h00 (Horário de Brasília)

Transmissão: ESPN

PROVÁVEIS TITULARES

São Paulo : Georginho de Paula, Corderro Bennett, Shamell Stallworth, Renan Lenz e Lucas Mariano. Técnico: Cláudio Mortari.

Cerrado Basquete: Coelho, Paulo Lourenço , J.C. Fuller, Sérgio Conceição e Douglas Nunes. Técnico: Bruno Lopes.

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

Advertisements

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.