Coincidência? Há 15 anos o São Paulo estreava pela Libertadores na altitude de La Paz

(Foto por: Gazeta Press/2005)

O São Paulo viaja essa quarta-feira para enfrentar o Binacional, equipe do Peru, que conta com a altitude a seu favor. São mais de 3.800 metros de altitude no estádio Guillermo Briceño Rosamedina, que com certeza vai influenciar o jogo do Tricolor.

O curioso é que a exatos 15 anos atrás, o São Paulo fazia sua estreia na Libertadores da América, jogando contra o The Strongets, da Bolívia, que também contava com a altitude de mais de 3.600 metros a seu favor!

Na época, em 2005, O São Paulo contava com o fator confiança, devido a vitória na ultima partida, um choque-rei que acabou em 3 a 0 para o Tricolor em pleno Palestra Itália. Entretanto, em 2020 o São Paulo conta apenas com a motivação conquistada nas ultimas partidas bem jogadas e da sequencia de vitórias no Paulistão.

Em 2005, a partida acabou em 3 a 3, com um gol salvador de Grafite aos 43 minutos do Segundo Tempo. Na ocasião, o São Paulo começou jogando bem e inclusive abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo. Porém, com o cansaço dos jogadores, a atuação também diminuiu e o São Paulo acabou levando a virada ainda no primeiro tempo.

(Foto por: Gazeta Press/2005)

No segundo tempo, mesmo com o São Paulo voltando descansado (e melhor) para o jogo, foram os Bolivianos que aumentaram o placar, deixando o jogo em 3 a 1 para o time da casa. O São Paulo não desistiu e seguiu insistindo, aos 20 minutos marcou o gol do 3 a 2 com Luizão, e, aos 43 minutos do segundo tempo, após muito pressionar, conseguiu o gol de empate com Grafite.

O que fica de lição para os jogadores e de memória para nós, torcedores, é relembrar a garra e a vontade daquela equipe de 2005, que mesmo com as adversidades não se deixava abater. Mesmo jogando em mais de 3.600 metros de altitude, mesmo perdendo, a equipe não se rendeu em nenhum momento, mas pelo contrário, buscou ainda mais o resultado.

Na época a partida acabou em 3 a 3. Que no jogo de quinta o São Paulo tenha a mesma postura de 2005, mas, que corra atrás do resultado para dessa vez já começar com o pé direito, começar ganhando.

Que além da garra, o São Paulo de 2020 se espelhe no espírito vencedor do São Paulo de 2005, e que esse espirito vencedor reflita em títulos, assim como foi a 15 anos atrás.

Em busca do tetra!

Gustavo Marinheiro

Esse texto foi inspirado na ótima pagina “Rumo a Tóquio”, que conta a jornada dia após dia do Tricolor em 2005, rumo ao tricampeonato mundial. Sigam para dar aquela força!

Gustavo Marinheiro

Meu nome é Gustavo Marinheiro, sou estudante de Jornalismo, fotógrafo e professor. Escrevo há 3 anos, sendo sobre o São Paulo há 2.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.