Após o vice no Super 8, São Paulo inicia o 2° turno do NBB com o pé direito

São Paulo
Marcos Limonti/Divulgação

O São Paulo entrou em quadra no início da tarde desta segunda-feira, 25 de janeiro, para enfrentar o KTO/Caxias Do Sul Basquete pela abertura do 2° turno do Novo Basquete Brasil temporada 2020/2021, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, localizado no Esporte Clube Pinheiros, na capital paulista. Se no primeiro turno a vitória dos comandados do técnico Claudio Mortari frente ao KTO/ Caxias Do Sul Basquete, por 109 x 89, foi com autoridade e controle do jogo do início ao fim, o duelo da tarde desta segunda-feira (25) foi totalmente diferente.

Vindo de um vice-campeonato amargo na Copa Super 8 edição 2020/2021, como foi a derrota para o Flamengo, por 79 x 71, na tarde do último sábado (23), no Ginásio Poliesportivo Antônio Prado Júnior. O Tricolor do Morumbi precisava virar a chave rápido e começar com o pé direito o 2° turno da elite do basquete masculino nacional.

Primeiro Período – São Paulo 19 x 24 Caxias

Já no primeiro quarto de partida, o KTO/Caxias Do Sul Basquete que tinha feito a sua última partida no dia 12 de janeiro, travou um ótimo duelo com o São Paulo, que vinha de uma sequência de 3 jogos em um período de 9 dias pela Copa Super 8. Imprimindo um jogo com transição rápida, defesa agressiva e enfrentando um São Paulo com baixa intensidade na marcação, o Tricolor Paulista viu o KTO/Caxias Do Sul Basquete largar na frente no 1° quarto de partida: São Paulo 19 x 24 KTO/Caxias Do Sul Basquete.

Segundo Período – São Paulo 20 x 14 Caxias

Muito irritado com apresentação da equipe no 1° quarto, o técnico Claudio Mortari começou a fazer substituições pontuais na equipe, para equalizar fisicamente os melhores atletas em quadra, visto o desgaste físico e emocional dos atletas que vinham da disputa da final da Copa Super 8 edição 2020/2021. Foi aí que o jogo virou para o São Paulo, quando Isaac, Gerson, Renan e Kenny Dawkins sairam do banco, ficando somente o armador Georginho em quadra desde o início da partida. O tricolor começou a se encontrar na partida, com uma defesa agressiva e com uma transição para o ataque muito melhor do que foi o 1° quarto de jogo, o Tricolor do Morumbi venceu o 2° quarto por 20 x 14, indo para o vestiário derrotando o time de Caxias Do Sul, por 39 x 38.

Terceiro Período – São Paulo 30 x 24 Caxias

Na volta do intervalo, o São Paulo voltou com outra postura para quadra, colocando fogo no jogo em fração de segundos, com duas bolas de 3 na sequência e uma de 2 pontos, o São Paulo abriu 8 x 0 no início do 3° quarto. Mas, logo o KTO/Caxias Do Sul Basquete se encontrou e começou a entender o novo posicionamento dos atletas do São Paulo no início do segundo tempo da partida, que voltaram agressivos na defesa, transição rápida e pegando mais rebotes defensivos. Anulando completamente as jogadas do garrafão do KTO/Caxias Do Sul Basquete, que vinha com a mão quente nos arremessos de 3 pontos, afinal, provando do mesmo veneno que o São Paulo utiliza contra os seus adversário. Comandado pelo armador Georginho, de 24 anos, que anotou mais um triplo-duplo na sua carreira, o Tricolor Paulista venceu o 3° quarto, por 30 x 24.

Quarto Período – São Paulo 17 x 19 Caxias

Com um banco de reservas fundamental no 1° tempo e no 3° quarto, o técnico Claudio Mortari colocou de volta os titulares em quadra para o último quarto e decisivo. Mesmo com a ótima exibição do quarteto Georginho, Isaac, Renan e Lucas Mariano, do outro lado o time do Rio Grande do Sul contava com Eddy, Nico e Antonio, que juntos anotaram 56 pontos dos 81 do Caxias. O São Paulo foi superado pelo KTO/Caxias Do Sul Basquete no último quarto, por 19 x 17, mas não ameaçou a conquista da 12° vitória tricolor.

Destaques

São Paulo:

Com a força do banco de reservas, que entrou em quadra e deu tranquilidade na sequência do duelo contra o KTO/Caxias Do Sul Basquete, os atletas: Lucas Mariano (16 pontos), Isaac (14 pontos), Shamell (14 pontos), Renan (10 pontos, 4 rebotes e 2 assistências) e Georginho com um triplo-duplo (13 pontos, 10 rebotes, 13 assistências – que bateu o seu recorde na carreira de 13 assistências no duelo contra o Paulistano em 14/12/2019 e 30% de eficiência). Foram fundamentais na construção da 12° vitória do São Paulo na atual temporada da elite do basquete masculino nacional.

KTO/Caxias Do Sul Basquete:

Pelo lado do time de Caxias do Sul, os destaques foram os atletas: Eddy (22 pontos – 6/10 no tiro de 3), Antonio (18 pontos) e Nico (16 pontos – 3/4 no tiro de 3, 5 rebotes e 7 assistências). Lideraram o time do KTO/Caxias Do Sul Basquete no duelo contra o São Paulo, decidido nos últimos segundos da partida.

Considerações finais sobre a partida:

O duelo da tarde desta segunda-feira (25) no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, foi acirrado do primeiro minuto até o final da partida. O São Paulo que vinha de uma carga excessiva de jogos, pois estava na disputa da Copa Super 8, enfrentou o KTO/Caxias Do Sul Basquete que teve no seu calendário quase que duas semanas sem nenhuma partida oficial para disputar, assim somente com treinos para corrigir os erros e aperfeiçoar os acertos. Com a vitória no início da tarde desta segunda-feira (25), por 86 x 81, o São Paulo pulou uma colocação na classificação geral e ocupa agora a 3° colocação na classificação do NBB.

Próximo jogo:

Agora os comandados do técnico Claudio Mortari centralizam forças para o duelo contra o Mogi Basquete, nesta quarta-feira (27), às 21 horas, de novo no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, localizado no Esporte Clube Pinheiros e conta com transmissão exclusiva da plataforma de streaming DAZN.

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.