Por Victor Vasques
O São Paulo entrou em quadra nesta quinta-feira (19), para buscar a terceira vitória no NBB 13. Jogando mais uma vez no ginásio Hugo Ramos em Mogi, o São Paulo venceu o Pinheiros por 100×73. O time de basquete parece fazer como no futebol, pois joga melhor no segundo tempo e o placar foi construído muito pela grande atuação após o intervalo. Pelo terceiro jogo seguido, o time marcou mais de 100 pontos, marca bastante expressiva. O coletivo mais uma vez se sobressaiu, além da atuação gigante de Lucas Mariano.
Primeiro período – São Paulo 21×17 Pinheiros
O quarto onde houve o maior equilíbrio na partida. O São Paulo sofreu um pouco com a marcação do Pinheiros e mesmo sem ser brilhante ainda conseguiu uma pontuação boa. Foi o período com maior dificuldade de parar as bolas de 3 do adversário. Ao mesmo tempo o time conseguiu roubar boas bolas, e contou com domínio absoluto de Lucas Mariano (8 pontos).
Segundo período – São Paulo 24×15 Pinheiros
O segundo quarto foi de domínio absoluto dos nossos pivôs. Lucas Mariano (mais uma vez) e Renan Lenz, que marcaram 9 e 8 pontos respectivamente. Importante destacar que foi um quarto mais intenso do São Paulo, por ter Dawkins jogando o quarto inteiro, ajudando muito no ritmo do time. Shamell e Georginho jogaram menos que o habitual no quarto. Isaac foi importante principalmente na defesa e assim, descer com uma vantagem maior para o intervalo. Outro detalhe interessante foi o aproveitamento de 43% nos em lance de bola de 2 e 3 no quarto.
Terceiro período – São Paulo 23×19 Pinheiros
Após a volta do intervalo o time teve uma queda nas bolas de 3 e passou até a arriscar menos chutes. Apostando mais na boa partida de Lucas Mariano e fazendo lances mais dentro do garrafão. Bennett foi muito importante neste quarto, além dos 6 pontos, sempre defendendo bem. Sempre destacando de como o São Paulo tem um aproveitamento muito bom das bolas de 2 pontos.
Quarto Período – São Paulo 32×22 Pinheiros
Foi o quarto com a maior diferença de pontuação, mas foi o que consolidou a vitória. Todos os jogadores entraram. Shamell e Isaac acertaram tudo o que tentaram no quarto. Valeu para Georginho conseguir mais um importante duplo-duplo e também Lucas Mariano. O pivô titular ficou sentado a maior parte do quarto, já que o jogo estava mais que decidido. Deu tempo de Jefferson matar suas bolas, Gerson dar um belo toco e os garotos Igor e Danilo Penteado jogarem minutos importantes. Mortari mais uma vez acertou na rotação. O coletivo do São Paulo está muito forte e até quando não é brilhante, consegue sobrar no ataque e na defesa forçar erros do time adversário. É o time centenário.
Destaques
São Paulo: Lucas Mariano (28 pontos e 11 rebotes) Shamell e Bennett (12 pontos, cada um) e Georginho (12 pontos e 10 assistências).
Pinheiros: Gustavo Basílio (18 pontos), Rafael Munford (11 pontos) e Teichmann (8 pontos e 14 rebotes).
Próximo jogo: O São Paulo volta para quadra no sábado (21), às 15 horas, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, o jogo será um grande teste para o nosso time e uma revanche contra os atuais tri-campeões paulistas que inclusive eliminou o São Paulo na semifinal. A partida será transmitida pelo Facebook do NBB.