Treinador Rogério Ceni – “O Controverso”

Formação, meio de campo e ânimo: o que mudou no São Paulo com a chegada de Rogério Ceni?
Foto Yahoo Esportes

Rogério Ceni é controverso ?

Sim e muito, mas ele tem as convicções dele, como tem Diniz, como tem Crespo, enfim cada um vê o Futebol e a equipe que treina de uma maneira.
O que sempre devemos lembrar que ele, Ceni, tem o elenco a sua disposição e treina, conhece, assim esperamos, que tire o melhor de cada atleta para seu esquema.

Estamos vendo que na escolha e separação entre as competições, lembramos que estamos disputando três, Copa do Brasil, SulAmericana e Brasileirão e de certa forma estamos indo bem nas três.

Eu, você, não somos especialistas para fazermos uma análise técnica do trabalho de Ceni, mas somos palpiteiros e assim vamos analisar aqui, como São Paulinos, não corneteiros, mas palpiteiros, com um pitaco técnico.

O São Paulo de Ceni fez um excelente Paulistão, perdemos, sim, mas houve descobertas de Pablo a volta de Igor Gomes, Diego Costa etc..
Mas a final com o Palmeiras, no Palestra é que nos assustou, era um novo jogo, um novo momento que sabíamos do potencial do time adversário e foi montado o mesmo esquema do jogo do jogo no Morumbi, isto foi um erro ?

Sim em minha opinião foi. Porque?

Tínhamos a vantagem no placar do primeiro jogo e não soubemos aproveitar, erro de quem? Ceni. Mas porque?

Como palpiteiro eu colocaria uma linha no meio, mais fechada e apesar de não termos aquele jogador que pode puxar o contra-ataque, que tanto quer Ceni, temos um ataque rápido, então faltou Ceni em segurar um pouco o Tricolor contra o Palmeiras que todos esperavam viria com tudo para tirar a diferença de gols e tiraram.

Outros jogos estão nos tirando o sono de como Ceni articula seus jogadores e esquema numa única partida, isto em certo momento da partida é muito bom.

Contra o Santos no Morumbi, estava lá e vi, hora tinha linha de 4 zagueiros, hora linha de 3, nestas formação contra o time peixeiro, tivemos a vitória, sofrida.

Mas em Itaquera onde tivemos um dos melhores primeiro tempo de jogo da era Ceni, acho que todos concordamos nisto, deixamos de fazer 3 ou 4 gols em função da ótima atuação do goleiro deles, no segundo fomos dominados, pelas mudanças feitas no intervalo.

Até podemos dizer que com boas intenções de prever o que viria do time de Itaquera, mas o time estava encaixado em todos os setores a mudança alterou tudo o que estava dando muito certo.

Estas mudanças no intervalo estão sendo catastróficas para o São Paulo, nem mesmo o preservar a parte física está me convencendo, são mudanças que nitidamente não estão dando certo.

Porque não está dando certo ?

Simples, não tem tempo de treinamento.

Agora teremos uma semana cheia para isto, vamos ver o aproveitamento depois.

Mas as críticas a Ceni, até certo ponto aceitáveis, podem começar a mudar em função simples do desempenho, por isto que torcemos para um equilíbrio na equipe, estamos indo bem, melhor que o ano passado, mas, MAS, poderíamos estar bem melhor.

Quem lembra do time treinado por Telê?

Time bem treinado, saía e entrava jogador existia padrão tático, com muitas variações durante o jogo e as mudanças ou trocas de jogadores eram pontuais, isto é muito importante.

Mas são épocas diferentes, tempos diferentes de treinamento, a Pandemia (que ainda não terminou) e Copa do Mundo este ano, levou os jogos serem com tempo muito curto entre um e outro, isto em termos físicos é horrível para qualquer atleta e preparação técnica e treinamento de qualquer Clube e o São Paulo com três competições não fica atrás.

Mas eu digo hoje com muita consciência e tranquilidade, pensando em termos de Brasil, Ceni é o melhor Treinador que temos para o São Paulo, ele conhece os atalhos do Morumbi como um todo e pode tirar proveito disto, a não ser que vamos atrás de estrangeiros, aí vocês conhecem a história.

Para enfrentar o Avaí tivemos uma semana de treinamento, mas não vimos resultado efetivo.

O que mais me causa surpresa dentro deste contexto é que na maioria das partidas nosso primeiro tempo é bom, mas o segundo tempo das ultimas partidas foram catastróficos, nos custando resultados e assim pontos preciosos nos deixando no meio da tabela.

Chega agora a janela e de certa forma trágica para nós Tricolores, mas com a declaração de Muricy (pontual) de não liberar abaixo de dois dígitos, nos anima.

Temos também em pensar em reforços, claro para a defesa, meio e um bom articulador.

Estão falando em Pastore,(eu particularmente não acredito) não é um jogador para 90 minutos, mas pode ser útil durante determinadas partidas, também um ponta de velocidade e centro avante também é bem-vindo.

Se soubermos contratar e vender bem, podemos ter chances melhores no Brasileirão.

Mas isto tudo vai depender de Rogerio Ceni, e qual sua ideia de reforço, pois alguns não aceitou.

Alguns detalhes importantes é dentro deste contexto técnico, é a permanência de uma equipe base, partindo disto temos um time, por isto fico na duvida se Ceni tem esta equipe.

Nikão que seria este homem de ligação ainda não conseguiu ter uma sequência de jogos o que está nos frustrando muito, de igual modo Rigoni não repete as boas atuações com Crespo, enfim alguns estão deixando muito a desejar, mas é outro assunto.

Gostei ontem dos três zagueiros contra o Avaí, mas precisa ser aprimorado, acho que quando voltar Walce seria ótimo para este posicionamento, e não podemos descartar Miranda, na sobra ele pode ser a diferença.

Mas não sabemos o que passa na cabeça de Ceni, esperamos que ele tenha isto em mente.

Queremos uma equipe consistente, equilibrada, acima de tudo vitoriosa, ganhando jogos, não empatando. Temos de ter em mente que empate não é ganhar um ponto, é perder dois.

Sim ainda acredito em Ceni este ano.

Vamos em frente, mas na frente…

Abraços a todos
Fiquem com meus carinhos e até a próxima
Pedro Sforcini
Twitter: @sforcinijunior

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.