O torcedor são-paulino cria um salseiro, surgem áudios e pessoas cravando Jonathan Calleri no Morumbi, será ele o terceiro homem da ‘La Casa de Papel’ na apresentação do Daniel Alves nesta terça-feira (6)? É o cara do vídeo do Mundial de 2005, depois do Daniel Alves falar de 93, e o Juanfran ter o foco em 92?
Desde que deixou o Morumbi no meio de 2016, o atacante Jonathan Calleri é especulado para um retorno ao São Paulo, foi assim em todos os anos seguintes, e não é diferente neste período de 2019…
Calleri, 25 anos, surgiu no All Boys, foi negociado com o Boca Jrs em 2015 e na temporada seguinte assinou contrato com o Deportivo Maldonado do Uruguai em 2016, grupo de empresários.
Adquirido por um grupo de empresários, Calleri começou a ser repassado por empréstimo para clubes, primeiro passou pelo São Paulo por seis meses, depois jogou uma temporada no West Ham, em seguida nos Las Palmas e por fim em 2018/19 na equipe do Alavés da Espanha.
Mesmo que tenha feito temporadas razoáveis na Espanha, tanto em Las Palmas como no Alavés, não engatou o esperado e pensou em romper com o grupo de empresários. O problema é que foi investido um dinheiro pesado nele, cerca de 11 milhões de dólares.
Atual situação
Ao que consta, Calleri tinha assinado contrato com o Deportivo Maldonado do Uruguai até o meio da temporada de 2021, portanto o contrato estaria vigente, e o que se encerrou no dia 31 de julho foi o empréstimo com o Alavés, natural, no clube espanhol não ficaria.
Se não aconteceu alguma situação que o atleta tenha rescindido até o dia 31 de julho deste ano, ele não poderia acertar com o São Paulo neste momento, nem mesmo que rescindisse por agora, pois a regra da FIFA impede possíveis casos de burlar a janela de transferências do mercado do exterior.
A especulação de um retorno é forte entre os torcedores, enquanto fontes como Jorge Nicola diz que a chance de voltar é remota, idem a informação do jornalista argentino Gravellone, porém nenhum deles cita essa situação da janela de transferências ter fechado e o contrato com o Deportivo Maldonado, essa é a incógnita de todos.
O valor que o grupo de empresários de Calleri teria pedido é de 20 milhões de dólares, segundo revelado pelo argentino Gravellone, ou seja, uma pedida muito alta para o padrão brasileiro. E empréstimo não seria possível, caso esteja vinculado ao Deportivo Maldonado, afinal, esbarra na situação da janela de transferências ter fechado no Brasil no dia 31 de julho.
E aí, Calleri vem ou não afinal?
Só dá para cravar possibilidades sabendo o contrato do jogador, procuramos dados sobre o vinculo do atleta com o Deportivo Maldonado em portais uruguaios, na Federação Uruguaia, mas sem sucesso, não funciona igual o BID aqui no Brasil… E como é um time sem cobertura da imprensa, também não informam sobre.
Mas não demos nenhuma informação? Até o momento é tudo que temos, qualquer membro da imprensa dirá o mesmo. O São Paulo nega, os representantes do Calleri também, se acontecer, será uma surpresa a todos!
A informação que tinha é que o contrato do Calleri com o Deportivo Maldonado era até 2021. Clube é de um grupo de empresários que o contratou do Boca e está repassando para empréstimos. Única chance de vir é se ele rescindiu o contrato antes do dia 31 de julho, o que ninguém sabe
— SPFC24HORAS.COM.BR (@SPFC24Horas_) August 5, 2019
Sao Paulo insistira por Calleri. La negociacion es muy dificil. 20 millones de dolares piden los ingleses dueños del pase. No lo prestan. Calleri esta en Buenos Aires esperando que se defina su futuro.
— Pablo Gravellone (@gravep) August 5, 2019
Alguns boatos surgiram sobre uma possível volta de Calleri. Bom, não tem como. A janela já fechou. “Ah, mas ele tá sem clube”. Não, ele pertence ao Maldonado-URU, e a janela para transferências do exterior já foi aqui no Brasil.
— Giovanni Chacon (@GiovanniChacon_) August 4, 2019
Fábio Martins