O zagueiro Arboleda tem sido alvo recorrente da mídia neste período de Copa América, primeiro pelo fisioterapeuta do Equador ter criticado o tratamento feito pelo São Paulo na contusão do equatoriano, e outro assunto é sobre a possível saída do Tricolor Paulista após a Copa América.
Alvo de clubes europeus, Arboleda novamente despistou sobre seu futuro pós-Copa América: “A verdade é que a minha cabeça está no São Paulo. Por aí existem muitos rumores, muitas propostas. Mas a minha cabeça está com o São Paulo e com a seleção neste momento. Vamos esperar. Vou deixar que a diretoria resolva essas coisas aí. Agora, estou pensando na Copa América e em fazer um bom trabalho para voltar ao São Paulo com a cabeça boa”.
Falando em foco na Copa América, o Equador perdeu os dois jogos que fez, e tem vida difícil para seguir na competição, Arboleda falou: “É difícil, né? Estou um pouco triste pelo resultado de hoje. Em alguns momentos do jogo o Equador foi superior ao Chile. Mas não adianta. Não adianta ser superior se você não ganha”.
Nenhuma proposta foi confirmada pelo Arboleda, apenas rumores até o momento. O equatoriano começou a Copa América na reserva, mas foi escalado como titular contra o Chile na 2ª rodada.