A temporada começou para os brasileiros, e também para o futebol argentino, com isso o nosso adversário na Libertadores, o Talleres, da Argentina, já entrou em campo, no final de semana passado empatou em 1 a 1 com o Independiente em Avellaneda e nesta sexta-feira venceu o Banfield por 3 a 1.
Anteriormente, o Talleres fez duas partidas no Torneio de Verão, retomou as atividades na temporada no dia 11/01 com virada contra o San Martín de Tucuman, 2 a 1, direito a um golaço de Guiñazu, na ocasião empatando a partida e já no fim da partida Arias fez o gol da virada. Nesta partida que foi transmitida pelo Fox Sports Brasil, nem empolgou muito, apenas o retorno na temporada…
Ainda na pré-temporada, o Talleres bateu o Belgrano, 2 a 0, partida que ocorreu no dia 21/01, dois gols do Dayro Moreno, experiente centroavante colombiano que foi contratado para fortalecer o comando de ataque do time argentino. Os dois gols da partida aconteceram no primeiro tempo, aos 29′ e 33′, em seguida, já na metade do segundo tempo o Belgrano teve um jogador expulso e não conseguiu reagir.
O retorno do Campeonato Argentino foi positivo para o rival do São Paulo na Libertadores, conseguiu um empate na reta final da partida contra o Independiente, na casa deles. A partida começou ruim, tomaram um gol logo cedo, 10 minutos de jogo, e buscaram o empate apenas após os 34 minutos do segundo tempo. O Independiente teve mais posse de bola, 60 contra 40, mas o Talleres finalizou mais, 14 contra 12, não foi bem nos cruzamentos, tentou 15 e só acertou 3, ainda perderam duas grandes chances no segundo tempo.
Na última partida antes de enfrentar o São Paulo, o Talleres recebeu o Banfield, e venceu por 3 a 1. A equipe abriu 2 a 0 com menos de 10′, com Sebastian Palacios aos 5′ e Leonardo Godoy aos 8′, o Banfield veio para cima, teve mais posse 65% contra 35%, mas não adiantou, até diminuíram aos 34′ com Jesus Datolo, aquele mesmo que quase veio parar no Morumbi, mas dois minutos depois Joel Soñora que entrou na partida, fez o 3 a 1, novamente o Talleres teve aproveitamento baixo nos passes, 67% em 176 passes, apenas 37% nos passes longos, e dois cruzamentos certos em 9 tentados, mas um grande número de cortes, foram 46.
Neste início de 2019, o Talleres tem sido elogiado, melhorou em relação ao que vinha apresentado no segundo semestre de 2018. Inclusive foca totalmente no ‘jogo da vida’ contra o São Paulo, a partida contra o Banfield foi antecipada para sexta-feira (1) justamente para o time ter muito tempo para trabalhar e encarar o São Paulo na quarta-feira (6).
O Talleres está com desfalques devido a Sul-Americana sub-20, o meia Samuel Sosa que até se estranhou com o volante Luan no jogo entre Venezuela e Brasil, enquanto o lateral-esquerdo Facundo Medina e o meia Gonzalo Maroni estão na seleção argentina sub-20.
Subiu na classificação do Campeonato Argentino devido ao bom começo no ano, era o 14ª colocado e foi para o 12ª, são 17 jogos na temporada, venceu 6, empatou 4 e perdeu 7, são 18 gols marcados e 16 sofridos.