O São Paulo deve abrir a temporada de 2019 no Pacaembu, as reformas do estádio Cicero Pompeu de Toledo irá fazer o tricolor mudar seu planejamento, e vai ter que estrear longe da sua casa. Segundo o diretor de Infraestrutura do São Paulo, Eduardo Rebouças, o estádio não irá estar apto para receber a primeira partida do ano do São Paulo no Paulistão que será contra o Mirassol.
Dia 20 de janeiro é impossível jogar contra o Mirassol no Morumbi. Esse jogo está descartado. Esse e possivelmente o segundo (pela quarta rodada, dia 30/1, contra o Guarani). Então a gente faria esses dois primeiros jogos no Pacaembu. Provavelmente o terceiro jogo do Paulista e o primeiro da Libertadores a gente já jogaria aqui, espero que com iluminação nova e utilizando o novo vestiário”, disse Rebouças, entrevista ao Lance!
Com esse quesito da reforma do estádio em jogo, o tricolor só irá estrear na sua casa em 2018 no dia 3 de fevereiro, contra a equipe do São Bento, jogo válido pela quinta rodada do campeonato Paulista. O São Paulo começa a disputar a Pré libertadores em fevereiro, ainda algumas partes do estádio irão estar em reforma, mas o clube garante que os jogos da Pré-Libertadores acontecerão sem problemas no Morumbi.
As reformas já estão em andamento, mas neste domingo (9) a Fundação Gol de Letra, comandada por Raí, irá utilizar o estádio para seu jogo beneficente. A partir de segunda-feira, o ritmo da obra começará ser intenso para evitar maiores prejuízos em relação a não utilização do Morumbi nos primeiros jogos de 2019.
Em 2016, o São Paulo trocou o gramado e devido a atrasos na obra, jogou a partida da Pré-Libertadores contra o Cesar Vallejo no Pacaembu, depois ainda estreou na fase de grupos no mesmo palco, além de partidas do Estadual que também tiveram que ocorrer no estádio municipal.
O Morumbi terá os vestiários modernizados e com um túnel único de acesso ao campo, atrás do gol do portão principal. Serão instalados dois telões, um de cada lado, e as lâmpadas serão substituídas pela iluminação de LED. Ainda haverá outras reformas menores, algumas delas voltadas exclusivamente para os jogos da Copa América que o estádio receberá, alguns em relação ao VAR, árbitro de vídeo, aprimorando a estrutura tecnológica.