
Na última terça (17), o São Paulo sofreu um duro golpe no Allianz Parque com a derrota por 3×0 para o Palmeiras e a eliminação nas Quartas de Final da Conmebol Libertadores.
A assustadora passividade dos atletas e comissão técnica no Choque-Rei, além de ser um duro golpe dentro de campo, também vai significar uma forte pancada nos cofres são-paulinos durante o processo de reestruturação financeira que o Tricolor atravessa.
A Libertadores é uma das competições que mais paga bem pelas classificações de acordo com cada fase. Se o São Paulo conseguisse a vaga para a semifinal, levaria para o Morumbi, além da chance de disputar uma vaga na final em Montevideo, uma bolada de 2 milhões de dólares (R$ 10,7 milhões na cotação atual). Dinheiro que vai fazer muita falta para um clube que atravessa uma grave crise financeira que lhe impede de se reforçar.
De acordo com as metas financeiras estipuladas pelo São Paulo para a temporada 2021, o objetivo era chegar até as Oitavas de Final da Libertadores. Porém, o valor arrecadado não será suficiente para melhorar a situação do Tricolor.
O São Paulo corre um grande risco de não estar na próxima edição do torneio continental, uma vez que está fazendo um primeiro turno muito ruim no Brasileirão e a conquista da Copa do Brasil seja muito difícil, embora possível.
Caio Felix
caiofelixjornalista@outlook.com