São Paulo busca quarta vitória seguida, nesta quinta, diante do CSA; Você se lembra da última vez que isso aconteceu?

Tricolor também quer atingir marca de quatro jogos sem sofrer gols. (Foto: Rummens)

O São Paulo entra em campo nesta quinta-feira (15) diante do CSA, em Alagoas, buscando atingir uma marca especial, que não vêm sendo rotineira nas últimas temporadas. Se vencer o adversário, em jogo válido pela Copa do Brasil, o Tricolor somará quatro vitórias consecutivas. Tal feito não ocorre desde março de 2015.

A última vez

Comandado por Muricy Ramalho, o São Paulo iniciou sua série de triunfos no Morumbi, contra o São Bento, no dia 12 de março de 2015. O gol solitário do Mito, Rogério Ceni, garantiu a vitória e deu embalo à equipe que ainda venceria a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, por 2 a 1 e o San Lorenzo, pela Libertadores, em casa, pelo placar mínimo.

No dia 22 de março de 2015, Muricy colocou uma equipe mista do São Paulo em campo para enfrentar o Marília, no Morumbi. Com dois gols de Alan Kardec e mais um de Ewandro, o Tricolor venceu sem muito esforço sua quarta partida seguida na ocasião. Três dias depois, o São Paulo teve a série de triunfos quebrada pelo rival Palmeiras. Derrota por 3 a 0, no jogo que ficou conhecido pelo gol de cobertura do volante Robinho em cima de Rogério Ceni.

Kardec marcou duas vezes na última vez que o São Paulo venceu a quarta partida em sequência. (Foto: Miguel Schincariol/Agência Estado)
Coincidência

Ao vencer quatro partidas em março de 2015, o São Paulo quebrou um jejum de um ano sem atingir tal marca. Antes disso, a última vez havia sido em março de 2014. E a última equipe derrotada pelo Tricolor nessa sequência foi, justamente, o CSA, adversário desta quinta-feira.

Após vencer XV de Piracicaba, Osasco Audax e Corinthians, a equipe comandada por Muricy viajou para Alagoas e derrotou o CSA por 1 a 0, no dia 12 de março. A partida era válida pela primeira fase da Copa do Brasil e o autor do gol solitário foi o atacante Osvaldo. Quatro dias depois, o São Paulo perdeu em casa para o Ituano, dando fim à boa sequência.

São Paulo venceu CSA e embalou quarto triunfo consecutivo em 2014, no jogo de estreia de Alexandre Pato. (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Sem sofrer gols

Nesta quinta, além da vitória diante do CSA, que seria a quarta seguida, o São Paulo também busca outra marca importante: ficar quatro jogos consecutivos sem sofrer um gol.

Ano passado, este fato chegou a ocorrer, entre 29 de março e 8 de abril. No período, o tricolor, comandado por Rogério Ceni, enfrentou São Bernardo, Defensa y Justicia e duas vezes o Linense, sem ser vazado. No entanto, a equipe não obteve quatro triunfos: Apesar das duas vitórias contra o Linense e também contra o São Bernardo, a equipe não saiu do zero contra o Defensa y Justicia.

Se buscarmos a última vez que o São Paulo venceu quatro jogos seguidos sem tomar nenhum gol, é necessário retornar ao ano de 2012. No mês de outubro daquele ano, o Tricolor, comandado por Ney Franco, venceu o Palmeiras por 3 a 0 e Vasco, Figueirense e Atlético-GO por 2 a 0. O único jogo fora de casa foi contra a equipe carioca.

Para igualar a marca, basta o São Paulo vencer o CSA nesta quinta sem ceder gols, afinal o time vêm de três partidas sem ser vazado. Um placar inalterado ao final do jogo, representa um feito idêntico ao de Rogério Ceni ano passado. Mas neste caso, a disputa pela vaga vai para os pênaltis.

Durante a sequência de vitórias sem ser vazado em 2012, teve gol até do Paulo Miranda. (Foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm)
Outros tempos

Conquistar quatro vitórias seguidas pode parecer um feito pouco empolgante aos olhos do torcedor são-paulino, principalmente por causa da tabela e das atuações recentes da equipe. Mas tal marca vem se tornando cada vez mais rara na história do Tricolor do Morumbi.

Entre 2005 e 2008, anos em que o São Paulo foi tricampeão Brasileiro, Campeão Paulista, da Libertadores e do Mundial, a equipe emplacou sequências de pelo menos quatro vitórias consecutivas em 13 oportunidades. De 2009 para cá, ou seja, em 10 anos, o São Paulo conquistou ao menos quatro triunfos seguidos também 13 vezes.

Nos anos mais recentes, o panorama é ainda pior. Em 2015, apenas uma sequência conquistada; Tanto em 2016, quanto em 2017, o máximo que a equipe emplacou foram três triunfos consecutivos. Já se vão quase três anos sem realizar o feito.

Tanto tempo sem vencer seguidamente é o sintoma de um time inconsistente nos últimos anos, que não consegue engrenar, se impor e conquistar bons resultados em sequência. Se por ventura conseguir nesta quinta-feira, diante do CSA, nenhum problema estará solucionado e a equipe ainda tem muito a evoluir. Mas ao menos o torcedor espera que o elenco adquira um pouco mais de confiança, que há tempos anda sumida no São Paulo…

Álvaro Logullo

Álvaro Logullo

21 anos, estudante de jornalismo e devoto do São Paulo FC. Filho, neto, irmão e sobrinho de são-paulinos. Apaixonado por estádios de futebol, pretendo ir a todos os jogos do Tricolor, no Morumbi, em 2018. Porque se a fase é ruim, o amor é eterno!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.