O São Paulo anunciou a contratação da atacante Cristiane, a estrela será referência da equipe profissional feminina do Tricolor Paulista.
Eu acho que é o sonho de toda atleta, de todo mundo, de representar um grande clube e hoje eu represento o São Paulo. Estou feliz demais. É uma alegria muito grande e eu espero poder representar à altura do clube”, disse Cristiane
Os clubes profissionais de futebol estão tendo que investir no futebol feminino, e o Tricolor segundo o presidente Leco, entra sério na modalidade: “A contratação da Cristiane demonstra a forma séria como o São Paulo entra no projeto do futebol feminino. Estamos muito felizes por termos concretizado essa negociação, que eleva nossa equipe principal a outro patamar, e esperamos que a Cristiane nos ajuda a obter o êxito que desejamos e que o projeto merece”.
Essa contratação consolida o nosso início na formatação do futebol feminino do São Paulo. A negociação parecia difícil no início, mas tivemos a melhor receptividade possível da Cristiane e as conversas evoluíram rapidamente. A confiança dela no projeto que apresentamos e a vontade que ela demonstrou em atuar pelo São Paulo foram determinantes. Trabalhei com ela no Santos, em 2009 e 2010, e sei do que ela pode agregar dentro e fora de campo”, disse Amauri Nascimento, supervisor do futebol feminino.
Com 33 anos, Cristiane estava defendendo o Changchun Yatai, da China, a experiente atacante defende a seleção brasileira desde a categoria sub-15, conquistou diversas medalhas para o país. A atleta é recordista em gols em Olimpíadas, juntando masculino e feminino, Cristiane marcou 14 gols.
Além do recorde olímpico, a atacante é a terceira artilheira do ranking da seleção brasileira, atrás apenas de Pelé e Marta, foram 83 gols marcados. Em 2007 e 2008, Cristiane chegou a ser a terceira melhor jogadora do mundo, anos que Marta conquistou o prêmio.
O projeto do futebol feminino no São Paulo começou em 2017, em parceria com o Centro Olímpico, disputaram o Paulista sub-17 e outros torneios, conquistaram ótimos resultados, os títulos nos três torneio: Campeonato Paulista Sub-17, Torneio de Desenvolvimento da Conmebol e Fiesta Sudamericana de la Juventud. Em 2018, o São Paulo criou sua própria equipe, manteve alguns destaques da última temporada, e levaram os dois torneios que disputaram, Paulista e o Torneio de Desenvolvimento da Conmebol: 100% de aproveitamento.
Nos anos 90, São Paulo chegou a ter uma grande equipe de futebol feminino, contava com estrelas como a volante Formiga, a lateral Andreia, a meia Sissi e atacante Katia Cilene. Em 2019, a Cristiane será a grande referência da equipe feminina, missão de resgatar o futebol do clube.
Ficha técnica
Nome completo: Cristiane Rozeira de Souza Silva
Data de nascimento: 15 de maio de 1985 (idade 33 anos)
Local de nascimento: Osasco (SP)
Posição: Atacante
Clubes:
Juventus, Turbine Potsdam (Alemanha), Wolfsburg (Alemanha), Linköping (Suécia), São Bernardo, Corinthians, Chicago Red Stars (Estados Unidos), Santos, Rossiyanka (Rússia), Daekyo (Coreia Do Sul), Centro Olímpico, Paris Saint-Germain (França), Changchun Yatai (China)
Títulos:
Bicampeã Sul-Americano Sub-19 (2001 | 2002)
Tricampeã Sul-Americano Adulto (2002 | 2010 | 2014)
2 medalhas de prata em Jogos Olímpicos (2004 | 2008)
Medalha de prata na Copa do Mundo (2007)
Tricampeã Pan-Americana (2003 | 2007 | 2015)
Campeã da Champions League (2005)
Bicampeonato Alemão (2005 | 2006)
Campeã da Copa da Alemanha (2005)
Campeã do Brasileirão Feminino (2013)
Campeã da Copa do Brasil (2009)
Bicampeã Libertadores (2009 | 2010)