Análise do reforço – Biro Biro

(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

O sexto reforço do São Paulo para 2019 foi o Biro Biro, esquecido no mundo chinês, muitos não lembram, mas o atacante despertou interesse de vários times brasileiros após a ótima temporada pela Ponte Preta em 2015.

Biro Biro, 24 anos, surgiu no sub-17 do Nova Iguaçu, mas logo seguiu para o Fluminense, a tradicional base de Xerém, apenas uma temporada e meia na categoria de base e subiu para o profissional em 2013, mas antes entrou faltando dez minutos na derrota para o Vasco na última rodada do Brasileirão 2012, ano que o Fluminense foi campeão nacional.

Teve nova oportunidade no Estadual de 2013, mas na maioria dos jogos foi entrando durante as partidas no Brasileirão daquele ano, foi titular em 13 dos 26 jogos que participou naquele ano, marcou dois gols, apenas em quatro jogos ficou na reserva, sem entrar.

Em 2014 parecia que estouraria, começou a temporada tendo chances, foram nove partidas durante o Estadual, a grande maioria entrando no decorrer, só que perdeu espaço no Brasileirão, entrou apenas cinco vezes e isso que esteve a disposição em todos os jogos…

Sem espaço, Biro Biro foi emprestado para a Ponte Preta em 2015, e aproveitou a chance. Logo na estreia contra a Portuguesa, marcou dois gols e mostrou seu cartão de visita, ainda marcou outros quatro gols no Estadual, um em cima do Santos. A Ponte Preta caiu nas quartas de final contra o Corinthians, mas deu trabalho, Biro Biro foi um dos destaques daquele time com sua ousadia, habilidade e velocidade.

Foi titular durante a Série A, foram 29 jogos, marcou 7 gols, mostrou qualidade e até mesmo um faro goleador para um ponta veloz, também revelou seu lado malandro e um pouco ‘folgado’, recebeu 9 cartões amarelo e um vermelho.

O torcedor pode esperar um jogador de muita velocidade, muita raça e gols também. Então, estou bem focado. Vou trabalhar muito para ajudar o São Paulo. Gosto de jogar muito pelas beiradas, tanto pela direita quanto pela esquerda. Estou para ajudar onde o professor precisar”, falou Biro Biro.

Com destaque na Ponte Preta, Biro Biro despertou interesse dos grandes clubes brasileiros, mas o Fluminense negociou o atleta para o futebol chinês por 1,3 milhões de euros. Defendendo as cores do Shanghai Shenxin, clube da segunda divisão da China, e logo na primeira temporada, em 2016, fez 30 jogos, marcou 18 gols e 9 assistências, na temporada seguinte foram 13 gols e 10 passes em 25 jogos. Já em 2018 sofreu com lesões, fez apenas 10 partidas, ainda marcou 5 gols.

Ao todo fez 68 jogos pelo Shanghai, marcou 35 gols e deu 19 assistências, em geral atuando pela ponta direita, cerca de 32 partidas por ali, mas também jogou bastante como meia ofensivo, 22 vezes, e ponta esquerda outras 20. O seu time não conseguiu o acesso para a primeira divisão, sempre ficava no meio da tabela.

Ponto forte

Habilidoso e ousado, Biro Biro é aquele atacante que incomoda, provoca, busca o drible, jogadas individuais, ao menos essa foi a impressão deixada ao sair do Brasil, característica que falta no São Paulo atualmente, esperamos aquele Biro Biro raçudo que conturbava jogando pela Ponte Preta, inclusive o próprio Tricolor Paulista sofreu com ele…

Ponto fraco

Ao mesmo tempo que provoca, também recebe muitos cartões, é preciso controlar essa situação, não entrar em discussões bestas, simular faltas ou reclamar muito com o árbitro. Outra situação é o fato de estar muito tempo longe do Brasil e em um torneio com menos recursos técnico, a segunda divisão chinesa é complicada, apesar de ter um ou outro bom nome, a qualidade é fraca, aliás, até a primeira divisão com nomes badalados sofre…

Curiosidade

Em 2013 pelo Fluminense, Biro Biro entrou nos dois jogos contra o São Paulo, acendeu o jogo na partida de volta na qual os cariocas venceram de 2 a 1, gol salvador do Gum no fim.

Em 2015 voltou a enfrentar o São Paulo em duas ocasiões, no Estadual, Biro Biro foi destaque, conturbou pelo lado direito junto com Rodinei, inclusive tabelou com o lateral na jogada que gerou o gol do meia Roni, ex-São Paulo, recebeu amarelo por reclamação e participou de outras jogadas na derrota do seu time por 2 a 1. Depois reencontrou o Tricolor no Brasileirão, o jogo no Moisés Lucarelli foi fraco, vitória da Ponte, 1 a 0. E no Morumbi deu São Paulo por 3 a 0, o atacante desfalcou a Ponte Preta.

Caso tenha alguma correção ou queira acrescentar algo, fiquem a vontade nos comentários

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.