Resenha são-paulina: São Paulo de Diniz necessita de Antony e Igor Gomes

(Foto: @saopaulofc)

Em mais um jogo pelo Campeonato Paulista, o São Paulo enfrentou dessa vez a Ferroviária. O time do interior veio com uma proposta defensiva e esperando uma bola para abrir o placar e logo se retrancar novamente. Mesmo com a vitória do Tricolor por 2 a 1, pudemos ver mais uma vez os mesmos defeitos do ano passado.

O São Paulo não conseguiu – e não consegue – abafar o adversário e criar jogadas constantemente, muito por conta da falta daquele jogador que tem o drible como diferencial. Antony e Igor Gomes, ambos dribladores e ofensivos estão atualmente na Seleção Olímpica, e fazem muita falta para o estilo de jogo do Diniz.

O jogo na teoria era para o Tricolor abafar o adversário, e de tanta pressão, acabar abrindo o placar. Porém, o São Paulo de Diniz não consegue efetuar tal pressão. Fica girando a bola de um lado para o outro sem ofensividade, até que algum jogador do São Paulo perca a bola e o time tome gol no contra-ataque (gol da Ferroviária), algum jogador arrisque de fora da área (gol do Hernanes) ou alguém marque de bola parada (gol do Arboleda).

(Foto: @SaoPauloFC)

Mesmo com Vitor Bueno, Pato e Pablo se movimentando, e flutuando, muito bem no ataque, o São Paulo não consegue criar jogadas com triangulações e movimentações. Falta velocidade na transição. As melhores oportunidades no jogo se deram por erro do adversário, e não por criatividade do nosso elenco. O time sofre com o mesmo problema que passou na temporada de 2019, quando teve o pior ataque da história do clube.

Antony e Igor Gomes auxiliam, e muito, no estilo de jogo do Diniz, eles quebram as linhas defensivas. Com a ausência dos dois o Tricolor fica um time muito estático e previsível. Outro jogador que poderia nos ajudar em jogos teoricamente mais ‘fáceis’ é o Igor Vinicius, que apoia mais que o Juanfran.

Na Libertadores enfrentaremos muitos times que jogarão na retranca, e para isso, precisamos dos moleques de Cotia para quebrar essa barreira e, consequentemente, chegar nas fases finais da competição. Vitor Bueno, Pato e Pablo definitivamente não é o ataque ideal para enfrentar uma retranca, apesar da experiência, falta velocidade e criatividade.

Muitos vão me xingar por fazer uma crítica em cima de uma vitória do São Paulo, mas alô galera, futebol vai muito além do resultado, e vamos combinar? Enfrentamos o Ferroviária, temos muito a evoluir.

Enfim, vencemos. Resultado importante. Temos muito a evoluir com Antony e Igor Gomes nos 11 iniciais. Seguimos.

Matheus Segato (@resenhaspfc)

Segato

Jornalista em constante evolução.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.