O primeiro reforço anunciado pelo São Paulo foi do lateral-direito Rafinha, 36 anos, e com direito a foto com a camisa são-paulina na infância.
Com contrato até o fim de 2022, mas com possibilidade de extensão caso atinja metas de partidas, o lateral-direito chega para o São Paulo com clima de desconfiança. Mas a expectativa é de um salário acessível, abaixo do que recebia no Grêmio, especulado entorno de R$ 400 mil.
Em 2021, atuando pelo Grêmio, Rafinha ficou devendo no geral, apesar de ter atuado em 43 jogos e com 8 assistências. Entretanto, com o rebaixamento da equipe gremista, e por vezes o nervosismo do lateral – que por vezes atuou na esquerda – gerou questionamentos.
Mas em sua chegada ao São Paulo, o anúncio já mostrou o lateral-direito com a camisa do clube quando jovem.
A carreira do Rafinha é de poucos clubes. Ou seja, passou por Coritiba, Schalke, Genoa, Bayern Munique, Flamengo, Olympiakos e por fim Grêmio. Em geral longos anos em Schalke e Bayern de Munique, no primeiro foram 5 temporadas, já no Bayern foi de 2011 até 2019.
Pois em 2019 no Flamengo venceu a Libertadores, Brasileirão e Carioca, passagem marcante. Eleito melhor lateral-direito do Brasil e sul-americano na temporada.