Pré-jogo: Com momento favorável e ‘sem torcida’, São Paulo busca acabar com tabu na Arena da Baixada

(Foto: Fábio Martins | SPFC 24 Horas)

Vivendo momentos opostos do primeiro encontro, na qual o Atlético Paranaense vivia uma boa fase e o São Paulo estava se ajustando com um técnico recém-contratado, desta vez é a equipe paulista que está em um bom momento e dentro do G-6, enquanto os paranaenses vivem um jejum sem vencer e amargam o Z-4 neste início do Brasileirão 2018.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Atlético-PR x São Paulo, válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Data: Sábado, 09 de junho de 2018

Horário: 16h00 (de Brasília)

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)

Assistentes: Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)

Transmissão: Premiere

DADOS HISTÓRICOS 

Partidas: 60
Vitórias do São Paulo: 20
Empates: 21
Derrotas: 19
Gols do São Paulo: 83
Gols do Atlético-PR: 73
Primeiro jogo: Atlético Paranaense 1×2 São Paulo – Estádio da Baixada, Amistoso 1937
Último jogo: São Paulo 2 x 2 Atlético Paranaense – Morumbi, Copa do Brasil 2018
Maior vitória:São Paulo 5×0 Atlético Paranaense – Morumbi, Campeonato Brasileiro de 1992
Maior derrota: Atlético Paranaense 4×1 São Paulo – Arena da Baixada, Campeonato Brasileiro de 1999

ÚLTIMOS CONFRONTOS

Neste ano, São Paulo e Atlético Paranaense se enfrentaram na quarta fase da Copa do Brasil, na ida o jogo foi na Arena da Baixada, ambas equipes ficaram devendo no jogo, mas a vitória ficou com os mandantes, nos detalhes, 2 a 1, abriram dois gols de vantagem com falhas individuais da defesa são-paulina, já Tréllez descontou, dando sobrevida para o jogo de volta no Morumbi.

No jogo de volta, o São Paulo precisava de um gol para levar aos pênaltis, ou então vencer por dois ou mais gols para se classificar, e a equipe são-paulina abriu 2 a 0, Valdívia e Nene marcaram, o jogo estava sob controle, mas no fim da primeira etapa, um pênalti feito de Liziero, mudou o panorama do jogo, os paranaenses diminuíram e no começo da segunda etapa empataram, 2 a 2, o Tricolor ainda tentou o terceiro gol, mas parou nas boas defesas do goleiro Santos.

CURIOSIDADE

Assim como na rodada passada contra o Internacional, o jogo contra o Atlético-PR também contém um clima de rivalidade por conta da final da Libertadores, neste caso em 2005, onde teve a polêmica da Arena da Baixada não poder ser utilizada no jogo de ida da final, até hoje as diretorias não se entendem, como recentemente no caso do Marcos Guilherme que tinha um acordo para ficar até o fim de 2018, mas em contrato era apenas até o meio da temporada e o Atlético-PR exigiu seu retorno.

Outra curiosidade que já é conhecida por todos, o São Paulo nunca venceu o Atlético Paranaense na Arena da Baixada, inaugurada em 1999, foram 18 partidas no local, perdeu 13 e empatou 5, os últimos jogos no Estádio:

  • 2010 – Atlético-PR 1×1 São Paulo
  • 2011 – Atlético-PR 1×0 São Paulo
  • 2015 – Atlético-PR 2×1 São Paulo
  • 2016 – Atlético-PR 1×0 São Paulo
  • 2017 – Atlético-PR 1×0 São Paulo
  • 2018 – Atlético-PR 2×1 São Paulo

Com isso a última vitória do São Paulo sobre o Atlético-PR em Curitiba foi em 1982 no Estádio Couto Pereira, o Tricolor venceu por 3 a 1 com gols de Serginho Chulapa (2) e Éverton.

Atlético-PR busca reação

A fase do Atlético Paranaense é preocupante na temporada, o técnico Fernando Diniz que há dois meses era bastante elogiado pelo começo no clube, agora é muito criticado por conta do seu estilo de futebol ‘total’, muita posse de bola e pouca produtividade, isso é comprovado com os resultados recentes do clube que só venceu um jogo nas últimas 12 partidas, foi recentemente contra o Santos, 2 a 0 na Arena da Baixada, e a sequência negativa começou justamente contra o São Paulo no jogo de volta da Copa do Brasil, na época era o quinto jogo sem perder, mas virou essa fase ruim…

VEJA TAMBÉM ⇒ Confira a análise detalhada do Atlético-PR

Para o jogo contra o São Paulo, o time de Fernando Diniz é uma incógnita, existem muitas dúvidas na provável escalação do time, afinal o lateral-direito Jonathan, os polivalentes Pavez e Matheus Rossetto retornaram, mas os três são duvidas na equipe titular, na outra partida contra o São Paulo, meses atrás, eles atuaram. Outra duvida fica entre Guilherme e Raphael Veiga, ou seja, na armação do time.

Apesar da fase ruim e apenas 38% de aproveitamento, o presidente do Atlético-PR diz que o Fernando Diniz vai ficar no clube até mesmo se for rebaixado, o que revolta os torcedores, enquanto o treinador diz: “Tranquilo com o trabalho, eu sempre fico. O trabalho não é uma coisa que está totalmente vinculada com o resultado”, apesar dos discursos, a pressão interna e da imprensa é grande em cima dos resultados, no momento o Atlético Paranaense é o 17ª colocado, com 9 pontos em 10 jogos, apenas duas vitórias, três empates e cinco derrotas, ao mesmo tempo o time segue vivo na Copa do Brasil, oitavas de final, e também está na segunda fase da Sul-Americana.

São Paulo luta contra tabu

Depois de dois resultados negativos, o São Paulo busca a recuperação justamente contra o Atlético Paranaense na Arena da Baixada, estádio que a equipe nunca venceu, e para isso o time comandado por Aguirre terá retornos importantes dos titulares Bruno Alves, Hudson e Nene.

CONFIRA ⇒ Os 21 atletas relacionados para a partida contra o Atlético-PR

Com os retornos importantes, Aguirre terá força máxima no jogo em Curitiba, ainda existe algumas duvidas na equipe titular como na zaga entre Arboleda e Anderson Martins, já no ataque fica a duvida se ele vai mesmo manter Lucas Fernandes após uma atuação razoável contra o Internacional, vale ressaltar que o atleta acabou substituído durante o segundo tempo.

O São Paulo segue dentro da zona de classificação para a Libertadores, agora no G-6, e mira a reabilitação em jogo fora de casa, isso sem contar com apoio do torcedor são-paulino, ao menos não terá espaço para torcida visitante no Estádio.

Prováveis times

Provável escalação do Atlético-PR: Santos; Wanderson, Thiago Heleno, Pavez (Bruno Guimarães); Marcinho (Rossetto), Camacho, Lucho, Carleto; Guilherme (Veiga), Nikão e Pablo.; Técnico: Fernando Diniz

Desfalques: Zé Ivaldo (suspenso) e Paulo André (dores nas costas)

Provável escalação do São Paulo: Sidão; Éder Militão, Anderson Martins (Arboleda), Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nenê; Lucas Fernandes, Everton e Diego Souza; Técnico: Diego Aguirre

Desfalques: Cueva (convocado), Rodrigo Caio (recuperação de cirurgia), Gonzalo Carneiro (aprimoramento físico), Bruno e Edimar (machucados)

Pendurados: Sidão, Arboleda, Éder Militão, Régis, Liziero e Everton

❗Informações adicionais

Ingresso: Não terá espaço para o torcedor são-paulino, a justiça paranaense aprovou a situação, já foi assim em outros dois jogos na Arena da Baixada, ou seja, sem setor para os visitantes.

Caso tenha alguma informação, correção ou palpite do jogo, escreva nos comentários!

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.