Pré-jogo: Chapecoense e São Paulo jogam a vida, de um lado contra o rebaixamento, do outro vaga direta na Libertadores

(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Na última rodada do Brasileirão 2018, Chapecoense e São Paulo jogam a vida na competição, de um lado os catarinenses precisam vencer para permanecer na primeira divisão sem precisar de outros resultados, enquanto os são-paulinos precisam da vitória para ter chance de entrar no G-4, conquistando assim uma vaga direta na Libertadores 2019.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Chapecoense x São Paulo, válido pela 38ª rodada do Brasileirão.

Local: Arena Condá, Chapecó (RS)

Data: Domingo, 02/12/2018

Horário: 17h00

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio – Árbitro FIFA apitará quarto jogo do São Paulo no Brasileirão 2018

Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva(GO) e Bruno Raphael Pires (GO)

Transmissão: Premiere

DADOS HISTÓRICOS 

Jogos: 9

Vitórias do São Paulo: 2
Vitórias da Chapecoense: 3
Empates: 4

Gols do São Paulo: 7
Gols da Chapecoense: 9

Primeira partida: São Paulo 0 x 1 Chapecoense – Morumbi, Brasileirão 2014
Última partida: São Paulo 2 x 0 Chapecoense – Morumbi, Brasileirão 2018

ÚLTIMO CONFRONTO

Na última rodada do primeiro turno, o São Paulo recebeu a Chapecoense no Morumbi, e com apenas 3′ de jogo, Shaylon que foi a surpresa de Aguirre, abriu o placar, depois os catarinense até assustaram, mas pouco… Na reta final da partida, Hudson que entrou no segundo tempo, marcou um belo gol fechou o placar para o então líder do Brasileirão, naquela altura conquistando o ‘título’ do primeiro turno, doce ilusão.

CURIOSIDADE

O duelo entre São Paulo e Chapecoense é recente, apenas desde 2014, todos os jogos foram oficiais e pelo Brasileirão, a vantagem é da equipe catarinense, e inclusive os últimos dois jogos em Chapecó acabaram em 2 a 0 para os mandantes, foram as únicas derrotas no Estádio, antes nos primeiros jogos deu São Paulo por 1 a 0 e na primeira vez em 2014 ficou 0 a 0.

CONTRA O REBAIXAMENTO INÉDITO

A Chapecoense entra em campo precisando da vitória para escapar do rebaixamento inédito na história do clube catarinense, desde que subiu em 2014, a equipe se manteve na primeira divisão, mas desta vez o risco é grande e por isso todos os ingressos para o jogo na Arena Condá foram vendidos, teremos casa cheia!

Esperançosa, essa é a Chapecoense que o São Paulo enfrentará neste domingo (2), a equipe está confiante na manutenção da vaga na primeira divisão, depois de tanto sufoco, entraram na última rodada dependendo somente dela mesmo, por isso o discurso é positivo.

O técnico Claudinei Oliveira que já enfrentou o São Paulo pelo Sport no primeiro turno, depois pelo Paraná e agora pela Chapecoense, projetou seu time para o jogo: “A gente deve manter a escalação. Vamos fazer alguns ajustes, testar alternâncias na mesma escalação. Se não ir como a gente quer no primeiro tempo, mudamos atletas de posição. Vamos marcar o adversário, evitar que saiam jogando, obrigar a darem o balão já que temos um jogo aéreo bom”.

Primeiro fora da zona de rebaixamento, na 16ª colocação com 41 pontos, a Chapecoense pode escapar até mesmo perdendo, mas é um risco enorme, dependeria do Sport não vencer, e do América Mineiro perder seu jogo, enquanto com a vitória estaria livre do risco de queda, mais um ano na primeira divisão.

G-4 NÃO DEPENDE DO SÃO PAULO

O São Paulo perdeu duas grandes chances de estar no G-4 do Brasileirão, as últimas rodadas foram favoráveis, o Grêmio tropeçou, mas a equipe são-paulina tropeçou junto e agora depende do adversário gaúcho na última rodada para ter chance de G-4, de qualquer maneira é preciso vencer, ou então na hipótese mais improvável empatar e torcer pela derrota do Grêmio contra o Corinthians…

Apesar da situação complicada, a última semana de treino em 2018 foi intensa no São Paulo, o efetivado André Jardine pediu sangue dos jogadores, disse que nada surge de graça, que o time precisa lutar, até o último instante e é isso que todos esperam nesta última partida do Brasileirão 2018.

Com desfalques importantes dos laterais Bruno Peres e Reinaldo, Jardine deve manter Araruna na direita, e promover a entrada do Edimar na esquerda, apesar de ter testado o Caíque por alguns momentos do treinamento. No meio de campo outra mudança, Jucilei com problemas pessoais, virou dúvida, e Hudson retornou após desconforto na coxa.

O volante Liziero analisou a partida deste domingo (2): “Temos uma decisão, um jogo difícil. A Chape está brigando por seus objetivos, então tem de estar muito concentrado para fazer uma boa partida”.

Prováveis times

Provável escalação da Chapecoense: Jandrei; Eduardo, Douglas, Fabrício Bruno e Bruno Pacheco; Amaral, Márcio Araújo, Canteros e Diego Torres; Wellington Paulista e Leandro Pereira; Técnico: Claudinei Oliveira

Desfalques:

Provável escalação do São Paulo: Jean; Araruna, Arboleda, Bruno Alves e Edimar; Hudson, Liziero e Nenê; Everton, Helinho e Diego Souza; Técnico: André Jardine

Desfalques: Bruno Peres, Rojas, Gonzalo Carneiro e Luan (lesionados), Reinaldo (suspenso), Tréllez (entorse no tornozelo esquerdo) e Jucilei (questões pessoais)

❗Informações adicionais

Entrada: A Chapecoense vendeu todos os ingressos para a Arena Condá neste domingo (2), portanto a torcida vai em peso empurrar o time contra o rebaixamento, já no caso dos são-paulinos também é esperado uma presença considerável.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.