Cuca, muitos podem não lembrar mas já treinou o São Paulo em meados de 2004 e fez apenas 51 jogos. Na época tinha apenas 40 anos, e o treinador entregou o seu cargo por que dizia estar em seu limite, e também falou: “Se ficasse aqui, as coisas permaneceriam do jeito que estão. Não ia mudar nada. Talvez um novo técnico consiga dar novo ânimo ao time”.
Hoje o treinador volta ao clube muito diferente, outrora não era tão “cascudo” como é, após ter passado por diversas experiências. Mesmo que assumirá só em abril o técnico já participa dos bastidores do clube, poderá acontecer uma grande mudança quando chegar, pois em trabalhos passados já mostrou bastante que não gosta de contar com jogadores que mais ”atrapalham” que ajudam o elenco ou o ambiente, então se uma limpa acontecer não será nenhuma surpresa.
Com uma mudança no orçamento, pois não disputará a Copa Libertadores, a diretoria planeja reforços dentro dessa nova realidade para atender os pedidos de Cuca. Já sabemos que ele gosta de times rápido e com boa verticalidade, o que no São Paulo não tem jogadores com essas características para colocar em prática esse pensamento.
Talvez já conseguirmos ver isso acontecer em campo, Mancini mudou o esquema do jogo para um 3-4-3 com dois pontas rápidos e habilidosos, um volante e um meia que quando tem a posse de bola de bola sempre está buscando ir a frente com verticalidade, e um centroavante bem mais participativo no jogo como é Pablo.
Podemos esperar outra cara ao time do São Paulo, pois desde Rogério Ceni que o time não sai do esquema de 4-3-3, sempre o mesmo esquema de jogos, talvez ao longo desses 2 anos tenham mudado de forma de jogar poucas vezes mesmo assim não indo à frente com as suas próprias expectativas. O otimismo para que o técnico chegue logo é de grande parte dos torcedores do São Paulo.