Os retornos são-paulinos após pausa para a Copa do Mundo

Rogério Ceni e Kardec marcaram no retorno de 2014. (Foto: saopaulofc.net)

O futebol brasileiro para durante a disputa da Copa do Mundo, relembramos nesta matéria como foram os jogos de despedida em 2002, 2006, 2010 e 2014, e principalmente o retorno as atividades do São Paulo nesses anos.

Na temporada de 2002, o Campeonato Brasileiro começou apenas em agosto, portanto depois da Copa do Mundo, a pausa ocorreu depois da conquista do São Paulo no Supercampeonato Paulista contra o Ituano, vitória por 4 a 1 no Morumbi, dia 30 de maio. O retorno foi no dia 3 de julho, derrota para o Vitória na Copa dos Campeões, 2 a 0 em Natal. Depois empate com o Cruzeiro em 1 a 1, gol de Luís Fabiano, e vitória sobre o Grêmio, 2 a 0, gols de Luís Fabiano e Sandro Hiroshi. Depois de um período de folga , os campeões mundiais Rogério Ceni e Kaká retornaram ao time, já Belletti seguiu para o Villarreal-ESP, e Ricardinho, outro campeão mundial, foi contratado pelo São Paulo, as negociações ocorreram durante o Mundial.

Antes da pausa:

  • 26 de maio – Ituano 2 x 2 São Paulo – Final do Supercampeonato Paulista
  • 30 de maio – São Paulo 4 x 1 Ituano – Final do Supercampeonato Paulista

Retorno:

  • 03 de julho – São Paulo 0 x 2 Vitória –  Copa dos Campeões
  • 07 de julho – São Paulo 1 x 1 Cruzeiro – Copa dos Campeões
  • 13 de julho – São Paulo 2 x 0 Grêmio – Copa dos Campeões

Em 2006, ano do tetracampeonato brasileiro do São Paulo, antes da pausa para a Copa do Mundo, o Tricolor Paulista enfrentou o Juventude, fora de casa, no dia 4 de junho válido pela 10ª rodada do Brasileirão, empate em 1 a 1, o empate são-paulino foi aos 44 minutos do segundo tempo, com o ala-esquerdo Junior.

Depois, pouco mais de um mês de pausa, o campeonato retornou no dia 12 de julho, o São Paulo venceu o Grêmio no Morumbi, vitória por 2 a 1, de virada, gols de Ricardo Oliveira. Naquele ano, a equipe são-paulina vivia grande fase, estava vivo na Copa Libertadores, nas quartas de final, que iria vencer o Estudiantes no dia 19 de julho e nos pênaltis garantia vaga na semifinal contra o Chivas, novas vitórias, e em agosto perdeu a final pra o Inter.

Antes da pausa:

  • 31 de maio – São Paulo 1 x 0 Fluminense – 9ª rodada
  • 4 de junho – Juventude 1 x 1 São Paulo – 10ª rodada

Retorno:

  • 12 de julho – São Paulo 2 x 1 Grêmio –  11ª rodada
  • 15 de julho – São Paulo 2 x 1 Figueirense – 12ª rodada
  • 19 de julho – São Paulo 1 (4) x (3) 1 Estudiantes – Jogo de volta da quartas de final da Libertadores

Curiosamente, a história em 2010 é parecida, mas desta vez o último jogo foi dia 6 de junho contra o Grêmio no Morumbi, vitória por 3 a 1, todos os gols marcados por Dagoberto, já o retorno no dia 14 de julho foi contra o Avaí em casa, derrota por 2 a 1, gol são-paulino foi marcado por Hernanes.

Mas a principal curiosidade é que o São Paulo também seguia vivo na Copa Libertadores, na ocasião já tinha passado pelas quartas de final em ótimos jogos contra o Cruzeiro, e o adversário da semifinal? O Internacional, novamente, a equipe gaúcha trocou o técnico durante a pausa da Copa do Mundo, o uruguaio Fossati foi demitido e entrou Celso Roth, já o São Paulo manteve Ricardo Gomes, mas mesmo com a boa campanha, o técnico era pressionado, pois no dia 28 de julho, derrota de 1 a 0 em Porto Alegre, e em casa vitória por 2 a 1, não adiantou, acabamos eliminados.

Antes da pausa:

  • 30 de maio – São Paulo 0 x 0 Guarani – 5ª rodada
  • 2 de junho – Goiás 2 x 1 São Paulo – 6ª rodada
  • 6 de junho – São Paulo 3 x 1 Grêmio – 7ª rodada

Retorno:

  • 14 de julho – São Paulo 1 x 2 Avaí – 8ª rodada
  • 17 de julho – Vitória 3 x 2 São Paulo – 9ª rodada

Em 2014, o São Paulo comandado por Muricy Ramalho, se transformou após a Copa do Mundo, isso tudo por conta do reforço chamado Kaká que acertou o retorno no dia 19 de junho! No jogo antes da pausa, o São Paulo venceu o Atlético Mineiro no Morumbi, 2 a 1, com gol no fim em cobrança de falta do Pabón, colaboração do goleiro adversário, e foi justamente o colombiano Pabón que saiu para dar espaço ao Kaká, então naquele dia 31 de maio fazia sua despedida do Tricolor. Para a pausa, o Tricolor era o quarto colocado com 16 pontos em 9 rodadas.

O retorno foi no dia 16 de julho, vitória de 2 a 0 contra o Bahia fora de casa, mas ainda sem Kaká que só viria a estrear contra o Goiás no dia 27 de julho. Vale ressaltar que teve um amistoso no dia 20 de junho entre São Paulo e Orlando City, estreia do Kardec no São Paulo, empate em 0 a 0 na ocasião, depois na estreia oficial, Kardec marcou contra o Bahia, assim como Rogério Ceni.

Antes da pausa:

  • 28 de maio – Atlético-PR 2 x 2 São Paulo – 8ª rodada
  • 31 de maio – São Paulo 2 x 1 Atlético-MG – 9ª rodada

Retorno:

  • 16 de julho – Bahia 0 x 2 São Paulo – 10ª rodada
  • 19 de julho – São Paulo 0 x 1 Chapecoense – 11ª rodada
  • 27 de julho – Goiás 2 x 1 São Paulo – 12ª rodada
Além dos casos de pausa total por conta da Copa do Mundo, teve outros casos de pausa parcial durante a Copa América de 2016, o Tricolor seguia jogando no Brasileirão, mas na Libertadores parou, após classificação heroica nas quartas de final contra o Atlético-MG, mais uma vez o retorno não foi como o esperado, eliminação na semifinal contra o Atlético Nacional.

Já em 2018 a despedida foi com uma vitória tranquila contra o Vitória, 3 a 0, dois gols de Nene e um de Éverton, deixando o São Paulo na terceira colocação na pausa, 23 pontos em 12 rodadas, o retorno será justamente contra o líder Flamengo nesta quarta-feira (18), este que tem 27 pontos, jogo será no Maracanã e com grande público!
E aí confiante para o retorno em 2018?
Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.