Os aniversários do São Paulo: qual a data correta?

 

Muitos torcedores podem ficar confusos com relação às datas comemorativas do São Paulo Futebol Clube. É de se notar que, durante anos, houve duas comemorações distintas: uma no dia 25 de janeiro e a outra no dia 16 de dezembro. Afinal, qual é a data escorreita da fundação do clube? Por qual motivo há essa cisão de datas? A resposta para essas perguntas remonta à história. Procuremos esclarecer, pois, essa suposta confusão.

Foto: Divulgação.

O tricolor do Morumbi foi fundado, a priori, em 1930. Naquele ano, aos vinte e cinco dias do mês primeiro, o São Paulo da Floresta, como passou a ser conhecido, iniciava seu projeto de time de futebol. Assim surge a primeira das datas que permeiam a história do São Paulo, que, no ano seguinte, já se sagrava campeão paulista de futebol, iniciando sua trajetória de glórias, liderado pelo lendário goleador Arthur Friedenreich.

Contudo, em 1935, abalado por uma forte divergência interna, o São Paulo foi refundado. Em 16 de dezembro daquele ano, o time passou por uma reformulação, em sessão magna aberta pelo tenente Porphyrio da Paz, adquirindo as cores atuais e começando do zero. É preciso registrar que este fato – o reinício dos trabalhos e a reorganização – levou o jornalista ítalo-brasiileiro Thomaz Mazzoni, da Gazeta Esportiva, a alcunhar o time como “clube da fé”. Afinal, apenas com uma crença forte uma agremiação poderia ressurgir e voltar a ser forte no cenário nacional.

Foto: Divulgação.

Durante anos, em decorrência desses fatos narrados, houve divergência quanto ao real ano de fundação do São Paulo. E, com isso, durante muito tempo se comemorava duas vezes o aniversário do time do Morumbi, causando certa estranheza por parte de quem acompanha futebol, notadamente para os próprios torcedores do clube.

Porém, em 2013, esse impasse histórico foi resolvido. O Conselho Deliberativo do São Paulo aprovou como sua data de inauguração a de 25 de janeiro de 1930, acabando com qualquer divergência quanto ao aniversário anual do clube.  Assim, atualmente, o São Paulo Futebol Clube comemora seu aniversário no mesmo dia da cidade de São Paulo, coincidindo sempre as comemorações com a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Não há mais espaço para discussões e, a partir de então, a data de 16 de dezembro é apenas relembrada como importante para a reestruturação do time, que terá, consequentemente, o seu centenário datado para 2030.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.