No último sábado, 05/05/18, o São Paulo realizou a segunda reunião do O São Paulo se Importa, com algumas mulheres convidadas. Tive o privilégio de participar e fiquei comovida em ver o meu time com causas tão importantes para a sociedade. Além desse projeto com as mulheres, há o Galera do Click que é um projeto que proporciona aulas de fotografias para pessoas com Síndrome de Down. Leia mais clicando no link.
Na reunião para mulheres, discutimos sobre vários assuntos e tivemos a oportunidade de falar sobre os problemas que nós mulheres enfrentamos para ir ao estádio acompanhar nosso time do coração e demos sugestões de melhorias. Foi e é muito importante saber que o clube está preocupado com o nosso bem estar e segurança, que agora temos um canal para falar tudo que quisermos referente a esses assuntos que é o departamento de “Comunicação” no e-mail: saopaulinas@saopaulofc.net.
Há também uma parceria criada com a FemiTaxi, que é uma empresa de táxi, que atenderá somente às mulheres que forem aos jogos do São Paulo FC.
A Promotora de Justiça MARIA GABRIELA PRADO MANSSUR, do Justiça de Saia, oferecerá consultoria e assistência jurídica e psicológica a mulheres vítimas de abuso, assédio e agressão. Ela literalmente, dará o caminho das pedras às mulheres que querem se livrar e dar um basta à situação, não somente às são-paulinas, mas a todas que quiserem e precisarem. O São Paulo FC está nessa parceria, cedendo o espaço para que ocorram essas reuniões, que serão mensais, às terças ou sextas, em horários ainda a serem definidos, com vagas para 50 mulheres.
A Dra. Gabi já está com um projeto tramitando na prefeitura, que leva o nome de “TEM SAÍDA” que visa ajudar a essas mulheres que querem sair da situação de violência doméstica, ajudando-as a serem inseridas no mercado de trabalho, através de parcerias com empresas que darão preferência às inscritas quando houver a abertura de vagas. A VIVO e o SPFC já fazem parte do projeto e espera-se a adesão de outras empresas. Essas empresas serão chamadas de “EMPRESA AMIGA DA MULHER“.
Os clubes do Bahia e Internacional gostaram da ideia e também fizeram reuniões para ouvirem as mulheres que frequentam os estádios. Coletaram críticas e sugestões conforme as experiências das torcedoras nos jogos.
A minha torcida fica para que outros clubes também possam ingressar nesses projetos, ouvirem suas torcedoras e facilitarem o ingresso delas nos estádios, afinal, #LugardeMulherÉOndeElaQuiser.
Muito orgulho do meu time que está arregaçando as mangas e fazendo a sua parte nessa luta!
Deuzana Rodrigues.