Majestoso “inédito” pela vaga na Semifinal do NBB

O São Paulo joga pelo NBB às 17h (BRT) desta quinta-feira, 29 de abril, contra o Corinthians no Ginásio Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte – MG. A partida é pela ida da fase quartas de final do campeonato. Esta é a primeira vez que essas equipes se encontram em uma fase de mata mata e a vantagem do confronto é tricolor.

Foto: Rubens Chiri/ spfc.net

O São Paulo busca manter a invencibilidade contra o alvinegro e conquistar a inédita vaga para a semifinal do NBB. Isto porque desde a criação da equipe profissional tricolor, em 2019, são 5 confrontos contra o Corinthians e 5 vitórias, sendo 4 pelo NBB e 1 pelo Campeonato Paulista.

ÚLTIMO CONFRONTO

A última partida do basquete tricolor pelo NBB foi contra o Campo Mourão, no dia 08 de abril (vitória fora de casa por 99 a 74).  Concluindo a participação dos comandados de Cláudio Mortari na temporada regular 2020/21.  Depois disso, a delegação tricolor viajou para a Nicarágua, onde disputou a BCLA (Champions League das Américas). Conquistou o 4º lugar na competição, após perder a disputa de 3º lugar para o Minas Tênis Clube.

Agora, as atenções se voltam para a disputa da primeira partida do São Paulo em uma série de Playoffs. O NBB 2020 foi encerrado ao fim da primeira fase, devido à pandemia do Covid-19, adiando a estreia do tricolor numa fase de mata mata para a temporada atual. Naquela oportunidade, o tricolor também havia se classificado em 3º geral.

Liderando estatísticas coletivas e individuais de pontos, assistências, bolas de 3, lances livres, arremessos de 2 e roubadas de bola. Então, podemos afirmar que o São Paulo é favorito, porém, não há nada ganho, porque clássico é clássico, mesmo que seja na quadra. Portanto, o confronto se desenha muito equilibrado.

Não acreditamos nisso (favoritismo). Acreditamos em nosso trabalho e na nossa equipe. Vamos jogar tudo que sabemos para conseguir a vitória.”, afirma o armador Corderro Bennett.

Foto: Divulgação/Twtter/NBB

SITUAÇÃO DO RIVAL

A equipe do Corinthians vem embalada por um bom momento. Venceu o segundo jogo das oitavas de final contra o Pato Basquete no último sábado por 89×84 e evitou a 3ª partida na série. Marcada por alternâncias de liderança no placar e muita competitividade, a prorrogação condicionou à disputa um tom dramático até o apito final. O avanço da equipe de Parque São Jorge para as quartas marca o reencontro inédito (em jogos de Playoffs) contra o seu algoz jamais vencido.

O último encontro entre São Paulo e Corinthians foi há 3 semanas e terminou em vitória tricolor por 7 pontos. Placar final 85 x 78, jogo do returno do Novo Basquete Brasil. O triunfo foi um dos mais emocionantes do histórico entre as equipes, o tricolor reverteu uma desvantagem de 14 pontos e só conseguiu passar à frente do marcador no último período.

Outro fato interessante é que o destaque daquele dia foi Georginho, que liderou a equipe com 23 pontos, sendo todos marcados a partir do 2º quarto. Isso mesmo, o craque do jogo passou em branco por 1 quarto inteiro, mas o seu desempenho não foi prejudicado. Cestinha do time, do jogo e mais uma grande atuação contra o rival.

PROJEÇÃO DO DUELO

Como muitos treinadores e jogadores gostam de dizer: “Playoffs é um campeonato à parte”. De fato, o retrospecto positivo favorável não deve ser a única força do elenco são-paulino, muita coisa mudou desde que tricolores e alvinegros se enfrentaram. O São Paulo vem de uma frustração na disputa da BCLA, amargando o 4º lugar da competição. No outro lado, o Corinthians aposta na boa fase do ala-pivô Arthur e do armador Fuller, cestinhas na partida contra o Pato Basquete, para quebrar o tabu indigesto contra o tricolor do Morumbi.

Os pontos positivos do São Paulo são 3: volume de jogo, percentual de acerto e jogadores destaque. O time são-paulino somou 2.705 pontos ao final da temporada regular, liderando toda a competição no quesito. Além disso, obteve o melhor aproveitamento dos arremessos de 2 pontos e lance livre de todo o NBB, com 57% e 80%, respectivamente. Com o 2º melhor aproveitamento dos arremessos de 3 pontos, 39% (atrás só do Minas com 40%), Georginho e Lucas Mariano em ótima forma e a experiência do comandante Cláudio Mortari. Todos esses fatores serão determinantes para o time chegar à primeira semifinal de sua história.

“Estamos preparados para esse duelo. Eles têm um grande time, com grandes jogadores, mas tivemos dois jogos contra eles no NBB e vencemos. Isso dá mais confiança, mas sabemos que o jogo é outro agora.”, disse o ala-pivô Jefferson.

Foto: Mariana Sá/LNB

FICHA TÉCNICA

São Paulo x Corinthians 

Local: Ginásio Arena Minas Tênis Clube, Belo Horizonte (Minas Gerais).

Data e horário: 29 de abril de 202117 horas (horário de Brasília).

Transmissão: ESPN

PROVÁVEIS TITULARES:

São Paulo: Georginho, Bennet, Shamell, Jefferson e Lucas Mariano. Técnico Cláudio Mortari.

Corinthians: Fischer, Fuller, Malcolm Miller, Lucas Siwert e  Renato Carbonari. Técnico Demétrius Ferraciú.

 

Bruno Picciarelli

Arremesso Tricolor: Ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.