Líder do São Paulo em passes certos e viradas de jogo, Jucilei entra na Seleção de Estatísticas do Paulista

Jucilei foi o líder de passes certos no jogo contra o Botafogo-SP. (Foto: Reprodução)

O volante Jucilei entrou na Seleção de Estatísticas do Campeonato Paulista, após seu desempenho na vitória por 2 a 0 contra o Botafogo-SP, pela 5ª rodada do campeonato, no último sábado (3).

A Seleção seleciona os jogadores com melhores números de acordo com suas respectivas posições. Levando em consideração todas as partidas do estadual, o intuito não é necessariamente montar a equipe ideal do torneio, mas premiar aqueles que detém boas estatísticas nos fundamentos primordiais de suas funções.

O coeficiente que avalia jogadores na posição de volante leva em consideração as estatísticas referentes às viradas de jogo corretas, passes acertados e desarmes. Jucilei é, justamente, o líder do São Paulo em viradas de bola, com 7, e de passes acertados, com 229, ao longo de seus 4 jogos no Campeonato Paulista. O atleta é também o terceiro no quesito desarmes, com 8 no total. Dessa forma, o volante adquiriu uma pontuação de 50,33 e foi inserido na seleção de estatística do torneio.

No último jogo, contra o Botafogo-SP, Jucilei liderou a equipe com 49 passes corretos em 55 tentados e 2 viradas de jogo. Também teve 3 desarmes e foi o quarto jogador do São Paulo com mais posse de bola (10,15% do tempo com a bola nos pés).

Confira a seleção de estatísticas do Paulistão, após a 5ª rodada.

 

Jogador confiável

O futebol não deve ser resumido apenas a números. Mas analisar as estatísticas é uma forma eficaz de entender o papel de um jogador em uma equipe de futebol.

Jucilei chegou ao São Paulo em fevereiro de 2017, ainda sofrendo um pouco com a questão física. Mas logo que se recondicionou, teve destaque principalmente no quesito desarmes. O jogador foi elogiado por sua presença no meio campo, protegendo a frente da área tricolor e dominando as ações de jogo no setor. Com a chegada de Petros no início do Brasileiro foi possível perceber uma redução no número de desarmes de Jucilei, que chegou a jogar mais avançado em algumas partidas.

Mesmo assim, o “Cachorro Louco”, como é carinhosamente conhecido pelos companheiros, desarmou adversários 77 vezes em 35 jogos no Brasileirão de 2017. Uma média de 2,2 desarmes por partida. Terminou o ano como um dos poucos que se salvaram da fraca campanha do São Paulo no campeonato nacional.

Em 2018, as primeiras amostras de Jucilei relembram muito do ano passado. Um jogador fundamental no esquema de jogo tricolor, que passa segurança para o setor defensivo e distribui passes no meio de campo. Mesmo por vezes um pouco lento com a bola no pé, o volante tem boa visão de jogo e seus lançamentos tem sido um artifício importante na visão de Dorival Júnior, principalmente buscando a velocidade de Marcos Guilherme.

De fato, Jucilei está desarmando um pouco menos, se comparado à 2017. São 8 desarmes em 4 jogos, por enquanto (Petros e Militão lideram a equipe em desarmes neste ano, com 10). Mas sua constante presença no meio campo e aproveitamento de passes continuam bastante elevados. O grande número de viradas de jogo também demonstra que Jucilei está buscando um passe mais incisivo, ousado, na tentativa de desmontar a defesa adversária. Algo a mais do que apenas passes laterais.

A amostra até agora é pequena, apenas 4 jogos. Mas já é possível dizer que Jucilei mantém as boas estatísticas do ano passado. Não espera-se do volante jogadas explosivas, dribles e finalizações. Mas, além de seu comprometimento e liderança, o São Paulo pode contar com um jogador confiável, com bons fundamentos e que desempenha sua função com qualidade.

Álvaro Logullo

Avatar

Álvaro Logullo

21 anos, estudante de jornalismo e devoto do São Paulo FC. Filho, neto, irmão e sobrinho de são-paulinos. Apaixonado por estádios de futebol, pretendo ir a todos os jogos do Tricolor, no Morumbi, em 2018. Porque se a fase é ruim, o amor é eterno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.