São Paulo segue em busca de novo fornecedor de material esportivo; Veja as opções

São Paulo e Under Armour iniciaram parceria em 2015. (Foto: Divulgação)

Em dezembro de 2017 o São Paulo anunciou oficialmente o fim de sua parceria com a fornecedora de material esportivo Under Armour. O acerto pela rescisão do contrato, que a princípio iria até 2019, já havia sido realizado em outubro, mas o clube optou por aguardar o término do Campeonato Brasileiro para confirmar a notícia.

Insatisfeita com o número de vendas de uniformes, a empresa norte-americana tentou renegociar o acordo reduzindo os valores pagos ao São Paulo (que beirava os 15 milhões de reais), mas não obteve sucesso. O clube do Morumbi também se mostrava descontente com a distribuição dos produtos realizada pela Under Armour. Como compensação à quebra do vínculo, a empresa pagou uma multa ao São Paulo, proporcional aos 2 anos e 2 meses que restavam do contrato.

No acordo de rescisão ficou acertado que o São Paulo poderá utilizar os uniformes da fornecedora até junho de 2018, enquanto busca um novo contrato. Desde então, a diretoria do tricolor ouviu propostas de várias marcas interessadas, mas nenhuma delas agradou.

Indefinição

O esperado era que, até o final de 2017, o São Paulo já tivesse definido sua nova fornecedora esportiva. No entanto, devido às ofertas abaixo do esperado, chegamos em fevereiro sem que haja uma decisão a respeito do assunto. Adidas, Nike, Umbro, Penalty, Topper, Diadora, Puma, New Balance. Boatos circularam a respeito de todas essas marcas e um possível acordo com o time do Morumbi.

Colhendo todas as informação que circularam nos últimos meses, fizemos um balanço sobre o panorama atual do São Paulo em busca de um novo contrato de fornecedor esportivo. Quais marcas já foram descartadas e quais continuam na disputa. Confira.

Nike

Logo que sinalizou negativamente para a tentativa de renegociação da Under Armour, o São Paulo procurou a Nike a fim de saber do interesse da empresa em substituir a concorrente. De prontidão, a Nike recusou a investida, alegando estar satisfeita com os contratos e retorno financeiro que possui no Brasil, com a CBF e Corinthians.

Adidas

Com a resposta negativa da Nike, o São Paulo entrou em contato com a Adidas, mas as negociações emperraram devido aos contratos atuais da Adidas com Palmeiras e Flamengo. No entanto, o time paulista não deve renovar o vínculo com a fornecedora alemã, que se encerra em dezembro de 2018, e já escuta outras propostas. Mesmo assim, com o cumprimento do contrato entre Palmeiras e Adidas até o final, fica inviável para o São Paulo, no momento, estabelecer um acordo com a empresa.

New Balance

A norte-americana New Balance também manifestou interesse. Motivada em se firmar no mundo do futebol, a empresa vem investindo forte no segmento nos últimos dois anos.

Atualmente em Liverpool e Porto, recentemente também fechou com as seleções de Honduras e Costa Rica. No entanto, após conversas, a New Balance alegou não possuir viabilidade operacional para atender a demanda do tricolor no tempo e na quantidade exigida.

Umbro

Conversas entre a diretoria do São Paulo e a Umbro também ocorreram no final de 2017. Contudo, a marca inglesa vive um momento de indecisão com relação ao acordo firmado com o Santos.

A princípio, o clube da baixada havia confirmado a Umbro como fornecedora da equipe em 2018, porém o negócio foi fechado pelo antigo presidente, Modesto Roma Júnior. As eleições do clube em dezembro elegeram José Carlos Peres, que, de prontidão, afirmou que iria rescindir o contrato. A seguir, o novo presidente voltou atrás e por enquanto o imbróglio segue sem definição. De qualquer forma, o panorama atual não indica uma proximidade entre São Paulo e Umbro.

Puma

Em 2015, São Paulo e Puma foram à justiça em um caso tumultuado. Ambos discutiam um acordo no final de 2014, quando a empresa alemã soltou uma nota oficializando o acerto. Depois, a parceria acabou não vingando e o mal entendido gerou ação do tricolor na justiça, exigindo 1 milhão de reais de indenização pelo ocorrido. No final, ambas as partes decidiram por resolver amigavelmente a ação e o São Paulo firmou acordo justamente com a Under Armour.

Em 2018, novamente a Puma surge como interessada. A empresa pediu ao São Paulo para aguardar a proposta formal após o fim do mês de janeiro. Portanto, é de se aguardar uma eventual investida da fornecedora alemã nos próximos dias.

Penalty

Com quatro passagens acumuladas pelo São Paulo na história, a Penalty também é mais uma interessada em vestir o tricolor neste ano. A última aparição da fornecedora brasileira no clube foi entre 2013 e 2015, sendo substituída justamente pela Under Armour. Na ocasião, a Penalty saiu extremamente magoada com o São Paulo e alegando prejuízo. O fato é que a empresa quer retornar e oficializou a proposta (que não agradou) ao tricolor e  aguarda resposta.

Diadora

Outra empresa que entrou na briga é a italiana Diadora. Recentemente, a fornecedora confirmou acordo com o Vasco da Gama, mas o interesse em vestir o São Paulo pela primeira vez na história não foi abalado e uma proposta foi entregue à diretoria tricolor.

Topper

Outra empresa que oficializou uma proposta ao São Paulo é a Topper, que vestiu o tricolor entre 2003 e 2005 em sua única passagem. Ficou marcada por ser a fornecedora do manto campeão mundial, contra o Liverpool em 2005.

Em 2018, o cenário futebolístico não é tão promissor quanto o daquele ano, mas a Topper acena com interesse em retornar ao clube. Nos últimos dias, os boatos a respeito de um possível acordo entre São Paulo e Topper cresceram e a fornecedora brasileira assumiu o papel de favorita para vestir o tricolor em 2018.

Under Armour até o meio do ano

Caso o São Paulo não entenda nenhuma proposta como satisfatória, nem de Topper, Diadora, Penalty e eventualmente Puma (principais candidatas no momento), o clube vai permanecer com a Under Armour até junho, como estipulado no acordo de rescisão. A empresa norte-americana também não descarta a possibilidade de assinar um novo contrato com valores inferiores e permanecer no São Paulo, mas as possibilidades são muito pequenas de tal desfecho ocorrer.

Agora, resta aguardar os próximos capítulos dessa novela. Enquanto isso, os torcedores são-paulinos vão imaginando como serão os novos modelos das camisas do Soberano.

Dê sua opinião! O que você achou da passagem da Under Armour pelo São Paulo? E qual marca você quer ver vestindo o tricolor em 2018? 

Álvaro Logullo

Álvaro Logullo

21 anos, estudante de jornalismo e devoto do São Paulo FC. Filho, neto, irmão e sobrinho de são-paulinos. Apaixonado por estádios de futebol, pretendo ir a todos os jogos do Tricolor, no Morumbi, em 2018. Porque se a fase é ruim, o amor é eterno!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.