Libertadores: LDU rescinde com Antonio Valencia; Binacional prepara retorno

Antonio Valencia ficou 1 temporada na LDU. (Foto: AFP/Divulgação)

Enquanto o São Paulo já está em pré-temporada visando o retorno do Campeonato Paulista e o início do Brasileirão (ambos deverão ocorrer em agosto), os adversários do Tricolor na atual temporada da Libertadores (sem data de retomada no momento) seguem se movimentando em seus países.

O River Plate continua apenas com trabalhos remotos, cada um treinando em sua casa. Até o momento, o presidente argentino, Alberto Fernández, ainda não tomou nenhuma decisão sobre o reinício dos treinamentos dos clubes no país, mas já autorizou a preparação dos protocolos sanitários para análise, a exemplo do que aconteceu no Estado de São Paulo.

No Binacional, foi realizada a primeira rodada (para atletas, comissão técnica e funcionários) de testagens de Covid-19 visando a volta dos treinos para a retomada da Liga 1 Peruana, confirmada para o dia 7 de agosto. No último sábado (4), foi a vez de familiares dos atletas e funcionários serem testados. O clube registrou apenas um resultado positivo para o vírus entre todos os testados na primeira rodada.

ATUALIZAÇÃO: O Binacional divulgou em suas mídias oficiais na tarde desta segunda (6), que localizou no total 3 casos positivos de Covid-19 em um total de 42 testes realizados. Todos os infectados estão assintomáticos e já estão isolados.

A fase do Poderoso del Sur é um pouco turbulenta. Há uma falta de sintonia entre a diretoria do clube e os atletas, em razão de um desencontro de informações sobre a retomada dos trabalhos, tendo em vista que o tempo de preparação para a volta dos jogos será pequeno.

Outro problema que os atletas alegam, segundo a imprensa peruana, é a busca por reforços sem que o Binacional se acerte financeiramente com o elenco antes. Até este momento, o atual campeão nacional anunciou as saídas do zagueiro Nery Bareiro e do goleiro Alexander Araújo. Em contrapartida, anunciou a chegada do meia Jean Deza, vindo do Allianza Lima e com passagens por Montpellier, da França, e pelo futebol da Eslováquia.

Na LDU, os treinos seguem normalmente em seu CT em Quito, seguindo os devidos protocolos sanitários, mas com uma dura baixa. O clube comunicou o final do contrato do meio-campo (lateral-direito de origem) Antonio Valencia, ex-Manchester United. Em comunicado divulgado pelo clube, é citado como motivo para a decisão a situação econômica que o clube atravessa em consequência da falta de entrada de receitas durante a paralisação provocada pela pandemia:

“Devido a complicada situação que nosso país (Equador) atravessa, Antonio Valencia e a Liga de Quito se viram obrigados a tomar algumas difíceis decisões, pelas quais chegamos em um mútuo acordo para encerrar nossa relação contratual”, divulgou a direção da LDU.

A Federação Equatoriana de Futebol (FEF), trabalha para retomar a LigaPro nacional no dia 17 de julho, o que a tornaria um das primeiras ligas nacionais da América do Sul a retornar, já que o Campeonato Paraguaio também está agendado para o mesmo dia.

São Paulo e River Plate dividem a liderança do Grupo D da Libertadores, ambos com três pontos, mas com os argentinos com maior saldo de gols. Se a competição tiver sequência, na terceira rodada o São Paulo enfrentará o atual vice-campeão no Morumbi, enquanto a LDU viaja até Juliaca para enfrentar o Binacional.

Caio Felix
Twitter: @OCaioFelix

Caio Felix

Jornalista. Redator do Futebol Profissional no SPFC 24 Horas. Também estou no Twitter através de @OCaioFelix

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.