Neste sábado (26) teremos um clássico do futebol brasileiro, Internacional x São Paulo. E iremos voltar até 2008 para recordar de uma bela vitória tricolor dentro do Morumbi por 3×0.
Na época, o São Paulo era dirigido por Muricy Ramalho, e tinha no elenco nomes como os de Rogério Ceni, Miranda, Hernanes, Jorge Wagner, Dagoberto e companhia. Só craques, que deixavam a vida e entendiam o que é vestir a camisa mais pesada do país. Já o colorado tinha algumas peças que foram muito importantes para o clube como Bolivar, Alex, Taison, Guiñazu e o técnico Tite, atual comandante da seleção brasileira.
A partida começou com o time do sul pressionando, mesmo tendo entrado em campo com um time misto e sem muitas pretensões naquele campeonato brasileiro. Apesar disso, o tricolor jogou melhor a maior parte do tempo. Aos 29 minutos de jogo, Jorge Wagner cobrou uma falta pela direita, o goleiro Lauro não segurou a bola desviada na área que sobrou livre para Borges abrir o placar.
Com 7 minutos da etapa complementar, Dagoberto roubou a bola no meio campo, arrancou em velocidade para ganhar de 4 marcadores e quando todos esperavam uma bomba pro gol, ele deu apenas uma cavadinha por cima do goleiro colorado, 2×0 e gol de placa.
Os visitantes pouco criaram no segundo tempo, e já no final da partida, em boa jogada do time da casa, o atacante Hugo bate pro gol e acerta a trave, a bola sobra livre pra ele mesmo empurrar de cabeça e fechar a conta da noite. Vitória e liderança alcançada.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=TT0LY6gPB88?t=14s]
Para muitos esse foi o campeonato mais difícil conquistado pelo São Paulo se tratando de pontos corridos. No início do segundo turno estávamos à 11 pontos do líder Grêmio, a imprensa já colocava o campeão dos dois anos anteriores fora da disputa do brasileirão de 2008, mas mais uma vez provamos que somos o time da fé. E não importa qual seja o campeonato, ou contexto, ou até mesmo uma fase ruim, o São Paulo sempre entra como um dos favoritos ao título, e quem veste essa camisa tem que entender isso.
2008 foi o último campeonato nacional conquistado pelo tricolor, depois disso erguemos apenas a taça da Sulamericana em 2012, e de lá pra cá foram algumas campanhas medianas e outras péssimas, em meio a gestões indecorosas e crises internas.
Nossa história é muito linda, essa fase está com os dias contados e logo voltaremos ao lugar que nunca devíamos ter saídos.
Vamos São Paulo!
Guilherme Ramos